dc.creator.ID |
GUERRA, T. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4924737835071651 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
RODRIGUES, Jonh Kennedy Guedes. |
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dc.contributor.referee1 |
MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. |
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dc.contributor.referee2 |
BARROSO, Suelly Helena de Araújo. |
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dc.contributor.referee3 |
LUCENA, Lêda Christiane de Figueiredo Lopes. |
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dc.contributor.referee4 |
FREIRE, Reuber Arrais. |
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dc.description.resumo |
A camada de aderência dos pavimentos garante a integridade e a ligação entre as
suas camadas. Essa conexão forma uma estrutura monolítica que permite condições iguais
de deformação. Além disso, mantém as camadas unidas mesmo sob ações externas.
Assim, evita escorregamentos ou trincas por fadiga precoce. Isso contribui diretamente
para aumentar a vida útil do pavimento. Atualmente, existem alguns testes para avaliação
das propriedades de aderência, como por exemplo o Leutner, ASTRA, LPDS, FDOT,
dentre eles o mais utilizado é a resistência ao cisalhamento direto, por meio do Leutner.
Sabe-se que essa condição é afetada por diversos fatores e que os pavimentos são
submetidos a um carregamento dinâmico e não estático, esta pesquisa estudou a aderência
das camadas de revestimento de um pavimento a partir de diferentes tipos de emulsões
asfálticas e temperaturas por meio dos ensaios de resistência ao cisalhamento dinâmico e
estático. Para isso, foi realizado um planejamento fatorial para dois tipos de pavimentos
flexíveis, envolvendo as variáveis independentes e dependentes que influenciam no
comportamento das ligações. Após os testes foram realizadas inferências estatísticas
utilizando a ANOVA, constatou-se que variação de temperatura foi a única variável com
efeito significativo. Entre as emulsões estudadas (RR-1C, RR-2C, RC-1CE), a RR-1C
apresentou o melhor desempenho. Posteriormente foram realizados testes dinâmicos na
interface dos pavimentos PAV01 e PAV02 com a emulsão RR-1C, aplicada a 0,25 l/m²,
nas temperaturas de 25°C, 35,5°C e 46°C. A 25°C. Os resultados mostraram que, a 25°C,
o PAV02 teve uma resistência levemente superior ao PAV01. Em 35,5°C, ambos
reduziram a durabilidade, mas o PAV02 ainda foi mais robusto. Em 46°C, o PAV02
apresentou maior vulnerabilidade, com uma queda mais rápida na resistência em relação
ao PAV01, indicando que o PAV02 é mais eficaz em temperaturas baixas e
intermediárias, enquanto o PAV01 se destaca em temperaturas extremas. Por fim, ao
analisar os resultados e avaliar o ensaio com o pórtico, pode-se afirmar que foram obtidos
resultados coerentes quanto à apresentação dos dados e tendências. Tanto nos testes
estáticos quanto nos dinâmicos, os parâmetros obtidos foram semelhantes aos descritos
na literatura nacional e internacional, o que confirma a confiabilidade e relevância dos
dados apresentados e a utilização da metodologia apresentada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil e Ambiental |
pt_BR |
dc.title |
Análise do comportamento da pintura de ligação por meio dos ensaios de resistência ao cisalhamento dinâmico e estático considerando diferentes tipos de emulsões, temperaturas e taxas de aplicação |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-12-12 |
|
dc.description.abstract |
The bonding layer of pavements ensures the integrity and connection between
their layers. This connection forms a monolithic structure that allows uniform
deformation conditions. Additionally, it keeps the layers bonded even under external
forces, thereby preventing slippage or premature fatigue cracking. This contributes
directly to increasing the pavement's service life. Currently, several tests are available to
evaluate bonding properties, such as Leutner, ASTRA, LPDS, and FDOT, with the direct
shear strength test using the Leutner method being the most commonly used. It is known
that this condition is affected by various factors and that pavements are subjected to
dynamic rather than static loading. This study investigated the adhesion of pavement
layers using different types of asphalt emulsions and temperatures through dynamic and
static shear strength tests. A factorial design was carried out for two types of flexible
pavements, involving independent and dependent variables influencing bond behavior.
Statistical inferences using ANOVA showed that temperature variation was the only
variable with a significant effect. Among the emulsions studied (RR-1C, RR-2C, RC-
1CE), RR-1C demonstrated the best performance. Subsequently, dynamic tests were
performed on the interfaces of pavements PAV01 and PAV02 with the RR-1C emulsion
applied at 0.25 l/m² and at temperatures of 25°C, 35.5°C, and 46°C. At 25°C, the results
indicated that PAV02 exhibited slightly higher resistance than PAV01. At 35.5°C, both
pavements showed reduced durability, although PAV02 remained more robust. At 46°C,
PAV02 demonstrated greater vulnerability, with a sharper decline in resistance compared
to PAV01, suggesting that PAV02 is more effective at low and intermediate temperatures,
while PAV01 performs better under extreme temperatures. Finally, upon analyzing the
results and evaluating the portal test, it can be concluded that the data presentation and
trends are consistent. Both static and dynamic tests yielded parameters similar to those
described in national and international literature, confirming the reliability and relevance
of the presented data and the methodology employed. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42145 |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-05T13:01:31Z |
|
dc.date.available |
2025-06-05 |
|
dc.date.available |
2025-06-05T13:01:31Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Cisalhamento dinâmico |
pt_BR |
dc.subject |
Emulsão asfáltica |
pt_BR |
dc.subject |
Aderência |
pt_BR |
dc.subject |
Pintura de ligação |
pt_BR |
dc.subject |
Dynamic shear |
pt_BR |
dc.subject |
Emulsified Asphalt |
pt_BR |
dc.subject |
Interface Bond |
pt_BR |
dc.subject |
Tack coat |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GUERRA, Thamires Dantas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the behavior of the bonding paint through dynamic and static shear resistance tests considering different types of emulsions, temperatures, and application rates. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GUERRA, Thamires Dantas. Análise do comportamento da pintura de ligação por meio dos ensaios de resistência ao cisalhamento dinâmico e estático considerando diferentes tipos de emulsões, temperaturas e taxas de aplicação. 2025. 185 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |