dc.creator.ID |
CARVALHO, J. E. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2259032399085878 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MELO, Clóvis Alberto Vieira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MELO, C. A. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4188164925943585 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de. |
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dc.contributor.referee2 |
ROJAS, Gonzalo Adrián. |
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dc.contributor.referee3 |
GAMA NETO, Ricardo Borges. |
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dc.contributor.referee4 |
COSTA, Saulo Felipe. |
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dc.description.resumo |
Problematizamos neste trabalho, compreender qual o impacto da política pública Estratégia de
Saúde da Família (ESF) sobre as taxas de mortalidade infantil até um ano de idade. Focalizamos
o aspecto da avaliação, analisando diante do problema da mortalidade infantil, o sucesso e
falhas dos elementos programados. Para isso, realizamos uma pesquisa descritiva e um estudo
explicativo que teve o objetivo de identificar os elementos que favoreceram a efetivação do
fenômeno da variável dependente: Taxa de Mortalidade Infantil. Como resultados,
notabilizamos que entre os 5570 municípios, 1656 localidades não apresentaram a política
pública em único ano, representando 29,7% das cidades brasileiras nesta classificação. Também
em todo período de 2008 a 2019, a quantidade de cidades que apresentaram equipes foi 1380
localidades, refletindo 24,78% das cidades do Brasil. Houve uma implementação de equipes
em 279 municípios no período de 2008 a 2019, representando um incremento de 11%. Saltando
em 2008 de 2462 para 2741 em 2019, tendo o maior quantitativo de cidades no ano de 2016
com 2903 municípios. Observamos um crescimento de 10.577 equipes, em 2008, para 15.893,
em 2019, neste caso, um aumento de 5.316 equipes da ESF, ou seja 50% de acréscimo. Também
visualizamos um aumento de municípios no decorrer do período de 12 anos que observaram a
PNAB (Uma ESF para cada 3.000), com 94 municípios em 2008 para 150 em 2019. Um salto
de 81 cidades. Por fim, identificamos que a política pública representou uma diminuição nas
mortes de crianças, mesmo em cidades que não obedeceram aos critérios da PNAB (Uma
equipe para 3.000). Na análise inferencial, observou-se que para cada aumento da Taxa de
Estratégia de Saúde da Família em 2019, houve uma diminuição de 0,23 no log da Taxa de
Mortalidade Infantil. Também ainda, para cada aumento do Índice de Gestão Fiscal 2019, houve
uma diminuição de 0,31 na Taxa de Mortalidade Infantil. Focalizando a técnica diferença em
diferenças, o modelo para todo o Brasil (modelo1), a partir de 2014, para os municípios que
implementaram a política pública, houve uma diminuição em média de 1,5 na sua Taxa de
Mortalidade Infantil, o que pode ser comprovado pela variável Diferença, seguida de seu
coeficiente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais |
pt_BR |
dc.title |
Impacto da Estratégia de Saúde da Família sobre as taxas de mortalidade infantil nos municípios no período de 2008 a 2019 |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-08-20 |
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dc.description.abstract |
We problematize in this work, understanding the impact of the public policy Family Health
Strategy (ESF) on infant mortality rates up to one year of age. We focus on the evaluation
aspect, analyzing the problem of infant mortality, the success and failures of the programmed
elements. To this end, we carried out descriptive research and an explanatory study that aimed
to identify the elements that favored the realization of the phenomenon of the dependent
variable: Infant Mortality Rate. As a result, we note that among the 5570 municipalities, 1656
locations did not present public policy in a single year, representing 29.7% of Brazilian cities
in this classification. Also throughout the period from 2008 to 2019, the number of cities that
presented teams was 1380 locations, reflecting 24.78% of cities in Brazil. Teams were
implemented in 279 municipalities from 2008 to 2019, representing an increase of 11%.
Jumping in 2008 from 2462 to 2741 in 2019, having the largest number of cities in 2016 with
2903 municipalities. We observed a growth from 10,577 teams in 2008 to 15,893 in 2019, in
this case, an increase of 5,316 ESF teams, that is, a 50% increase. We also saw an increase in
municipalities over the 12-year period that observed the PNAB (One ESF for every 3,000), with
94 municipalities in 2008 to 150 in 2019. A jump of 81 cities. Finally, we identified that public
policy represented a decrease in child deaths, even in cities that did not comply with the PNAB
criteria (One team for 3,000). In the inferential analysis, it was observed that for each increase
in the Family Health Strategy Rate in 2019, there was a decrease of 0.23 in the log of the Infant
Mortality Rate. Also, for each increase in the 2019 Fiscal Management Index, there was a
decrease of 0.31 in the Infant Mortality Rate. Focusing on the difference-in-differences
technique, the model for all of Brazil (model1), from 2014 onwards, for the municipalities that
implemented the public policy, there was an average decrease of 1.5 in their Infant Mortality
Rate, which could be proven by the Difference variable, followed by its coefficient. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42155 |
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dc.date.accessioned |
2025-06-06T12:07:40Z |
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dc.date.available |
2025-06-06 |
|
dc.date.available |
2025-06-06T12:07:40Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Mortalidade Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia Saúde da Família |
pt_BR |
dc.subject |
Política Nacional de Atenção Básica |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação de Políticas Públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas Públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Child mortality |
pt_BR |
dc.subject |
Family Health Strategy |
pt_BR |
dc.subject |
National Primary Care Policy |
pt_BR |
dc.subject |
Public Policy Assessment |
pt_BR |
dc.subject |
Public Policies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARVALHO, José Erivan Lima de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Impact of the Family Health Strategy on infant mortality rates in municipalities from 2008 to 2019 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARVALHO, José Erivan Lima de. Impacto da Estratégia de Saúde da Família sobre as taxas de mortalidade infantil nos municípios no período de 2008 a 2019. 2024. 83 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |