DSpace/Manakin Repository

Letramento científico na BNCC: contribuições para as práticas de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CORREIA, M. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9707862547993233 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RIBEIRO, Roziane Marinho.
dc.contributor.advisor1ID RIBEIRO, Roziane M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9508938213112138 pt_BR
dc.contributor.referee1 RAMOS, Fabiana.
dc.contributor.referee2 ALVES, Maria de Fátima.
dc.description.resumo Esta pesquisa apresenta como temática de estudo o Letramento Científico (LC) e, mais especificamente, nosso objeto se delineia a partir da abordagem de Letramento Científico apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Questionamos de que maneira o LC, abordado na BNCC, contribui para as práticas pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo principal desta pesquisa consiste em analisar a proposta de letramento científico contemplada na BNCC e as contribuições para a prática docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, convém expor os objetivos específicos, quais sejam: analisar a abordagem teórico-conceitual de letramento científico subjacente à proposta apresentada na BNCC e como está pedagogicamente configurada; observar como está apresentada a proposta de Letramento Científico do ponto de vista da abordagem curricular, focando os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Ciências; e discutir as implicações pedagógicas da proposta de letramento científico da BNCC, observando se ela contribui, efetivamente, para o trabalho com o letramento científico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A base teórica que dá suporte à pesquisa parte de Street (2010), Cunha (2017), Motta-Roth (2011), entre outros, cujas abordagens se coadunam na defesa de que as ciências precisam ser vistas de forma abrangente e correlacionadas aos diversos campos de conhecimentos, em diferentes dimensões, a fim de que se compreenda a relação de interação social entre indivíduos, no tocante às suas participações ativas no mundo, composta pela sociabilidade e moldada pela cultura. Para além desses teóricos, buscamos, a partir de Soares (2017) e Kleiman (1995), compreender o letramento como processo importante na formação do sujeito e no desenvolvimento de suas capacidades, motivado pela curiosidade e mediado pelo diálogo, com o objetivo de que este se torne capaz de compreender os diversos aspectos que compõem o mundo e sua própria realidade. Além disso, situamos as divergências conceituais entre os conceitos de “alfabetização científica” e “letramento científico”, discutidas a partir de Chassot (2016), Sasseron (2011) e Santos (2007). Metodologicamente, este estudo se caracteriza como pesquisa qualitativa do tipo documental, que analisa recortes de abordagem sobre letramento científico extraídos da BNCC – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Ciências. A interpretação de dados está norteada pelas seguintes categorias de análise: i) Perspectiva teórica e concepção de letramento científico na BNCC; ii) Letramento científico e abordagem curricular. Como síntese dos resultados, apontamos que a abordagem de Letramento Científico na BNCC apresenta uma perspectiva teórica difusa, permeada por concepções críticas e instrumentais. Além disso, a proposta que a BNCC apresenta nos permite concluir as orientações para a concepção de alfabetização científica em detrimento do letramento científico e que o foco dessa orientação predomina na área das Ciências da Natureza, em específico no componente curricular de Ciências. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Letramento científico na BNCC: contribuições para as práticas de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2022-11-29
dc.description.abstract This research presents Scientific Literacy (CL) as the subject of study, more specifically,our object is outlined from the Scientific Literacy approach presented in the National Common Curricular Base (BNCC) - Initial Years of Elementary School. We question how the LC, present in the BNCC, contributes to the pedagogical practices in the Initial Years of Elementary School? The main objective of this research is to analyze the proposal of scientific literacy contemplated in the BNCC and the contributions to the teaching practice of the Initial Years of Elementary School. In this sense, it is convenient to expose the specific objectives, which are: to analyze the conceptual approach of scientific literacy underlying the proposal presented at the BNCC and how it is pedagogically configured; to analyze the conceptual approach of scientific literacy underlying the proposal presented by the BNCC and how it is pedagogically configured; observe how the proposal of Scientific Literacy is presented from the point of view of interdisciplinarity between the curricular components of Portuguese Language and Science; to discuss the pedagogical implications of the BNCC's proposal for scientific literacy, observing whether it effectively contributes to the work with scientific literacy in the Initial Years of Elementary School. The theoretical basis that will support the research comes from Street (2010), Cunha (2017), Motta-Roth (2011), among others, whose approaches are in line with the defense that the sciences need to be seen in a comprehensive way and correlated to the different fields of knowledge, in different dimensions, in order to understand the relationship of social interaction between individuals, regarding their active participation in the world, composed of sociability and shaped by culture. In addition to these theorists, we seek, from Magda Soares (2017) and Angela Kleiman (1995), to understand literacy as an important process in the formation of the subject and development of their capacities, motivated by curiosity and mediated by dialogue, with the aim of that he becomes capable of understanding the various aspects that make up the world and his own reality, being also able to propose and carry out transformations. In addition, we situate the conceptual divergences between the concepts of "scientific literacy" and "scientific literacy", discussed from Chassot (2016) and Sasseron (2011) and Santos (2007), who consider, the domain of scientific and technological knowledge, necessary for the citizen to develop in everyday life. Methodologically, this study is characterized as qualitative research of the documentary type, which analyzes clippings of approach to scientific literacy extracted from the BNCC – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, in the curricular components of Portuguese Language and Science. The interpretation of data is guided by the following categories of analysis: i) Theoretical perspective and conception of scientific literacy at BNCC; iii) Competencies and skills for scientific literacy. As a synthesis of the results, we point out that the concept of Scientific Literacy in the BNCC is not clearly presented, and its interpretation will depend on the way the reader conceives the relations between everyday and scientific knowledge. However, the proposal presented by the BNCC allows us to conclude, also, that the document leads to the conception of scientific literacy to the detriment of scientific literacy and that the focus of this orientation predominates in the area of Natural Sciences, specifically in the Science curriculum componente. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42158
dc.date.accessioned 2025-06-06T14:08:03Z
dc.date.available 2025-06-06
dc.date.available 2025-06-06T14:08:03Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Letramento científico pt_BR
dc.subject Currículo - práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject BNCC pt_BR
dc.subject Elementary education pt_BR
dc.subject Scientific literacy pt_BR
dc.subject Curriculum - pedagogical practices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CORREIA, Marta de Medeiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Scientific literacy in the BNCC: contributions to teaching practices in the initial years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation CORREIA, Marta de Medeiros. Letramento científico na BNCC: contribuições para as práticas de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta