DSpace/Manakin Repository

Aulas práticas experimentais de matemática no ensino médio: vivências enquanto bolsista do programa institucional de bolsas de iniciação à docência- PIBID.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, J. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5946012820876992 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID Glageane da S. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Da Silva Souza, Glageane. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho relata uma experiência vivenciada durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, aplicada na Escola Técnica do ensino médio, localizada na cidade de Cuité - PB, no desenvolvimento de um projeto voltado a sistematização de aulas práticas experimentais de Matemática. Nesta pesquisa, será relatada especificamente uma das práticas realizadas, desde sua construção inicial, planejamento, estruturação, testagem até sua aplicação numa turma do 1º ano do ensino médio, sob observção do professor regente, considerando as múltiplas dificuldades apresentada pelos alunos na disciplina. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições e pontecialidades do uso dos materiais didáticos manipuláveis no ensino aprendizagem em aulas práticas experimentais de matemática para o ensino médio, utilizando o jogo Torre de Hanói. A investigação é de natureza qualitativa e de caráter descritivo, pois considera fundamental o ambiente escolar como fonte de dados e a participação ativa do pesquisador no processo investigativo. Foram utilizadas de referências bibliográficas sobre modelagem matemática e materiais manipuláveis para a construção de aulas experimentais, com o intuito de aproximar os alunos da aprendizagem matemática, fortalecer aulas práticas e auxiliar o professor em suas atividades. Além disso, os resultados demostram que o PIBID tem contribuido significativamente para a aprendizagem da docência por futuros professores, ao facilitar a imersão em diversas atividades de ensino e iniciação á pesquisa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Aulas práticas experimentais de matemática no ensino médio: vivências enquanto bolsista do programa institucional de bolsas de iniciação à docência- PIBID. pt_BR
dc.date.issued 2025-04-14
dc.description.abstract This paper reports an experience during the Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation - PIBID, applied at the Technical High School, located in the city of Cuité - PB, in the development of a project aimed at the systematization of experimental practical classes in Mathematics. In this research, one of the practices carried out will be specifically reported, from its initial construction, planning, structuring, testing until its application in a class of the 1st year of high school, under the observation of the teacher, considering the multiple difficulties presented by the students in the subject. The objective of this paper is to analyze the contributions and potentialities of the use of manipulative teaching materials in teaching and learning in experimental practical classes of mathematics for high school, using the Tower of Hanoi game. The research is of a qualitative and descriptive nature, since it considers the school environment as a fundamental source of data and the active participation of the researcher in the investigative process. Bibliographical references on mathematical modeling and manipulative materials were used to construct experimental classes, with the aim of bringing students closer to mathematical learning, strengthening practical classes and assisting teachers in their activities. In addition, the results demonstrate that PIBID has contributed significantly to future teachers' learning about teaching, by facilitating immersion in various teaching activities and initiation into research. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42186
dc.date.accessioned 2025-06-10T10:18:35Z
dc.date.available 2025-06-10
dc.date.available 2025-06-10T10:18:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Matematica - ensino pt_BR
dc.subject Matemárica - aula prática - ensino médio pt_BR
dc.subject Torre de hanói pt_BR
dc.subject Matemática - ensino médio pt_BR
dc.subject PIBID - bolsista - vivência pt_BR
dc.subject Prática experimental pt_BR
dc.subject Análise qualitativa pt_BR
dc.subject Modelagem matemática pt_BR
dc.subject Mathematics - teaching pt_BR
dc.subject Tower of Hanoi pt_BR
dc.subject PIBID - scholarship holder - experience pt_BR
dc.subject Qualitative analysis pt_BR
dc.subject Mathematics - practical class - high school pt_BR
dc.subject Mathematics - high school pt_BR
dc.subject Experimental practice pt_BR
dc.subject Mathematical modeling pt_BR
dc.subject Matemáticas - enseñanza pt_BR
dc.subject PIBID - becario - experiencia pt_BR
dc.subject Análisis cualitativo pt_BR
dc.subject Matemáticas - clase práctica - bachillerato pt_BR
dc.subject Matemáticas - secundaria pt_BR
dc.subject Practica experimental pt_BR
dc.subject Modelado matemático pt_BR
dc.subject Centro de Educação e Saúde
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Juciléia da Cunha.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Experimental practical mathematics classes in high school: experiences as a scholarship holder of the institutional program of scholarships for teaching initiation - pibid. pt_BR
dc.title.alternative Clases prácticas experimentales de matemáticas en secundaria: experiencias como becario del programa institucional de becas de iniciación docente - pibid. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA. Juciléia da Cunha. Aulas Práticas experimentais de matemática no ensino médio: vivências enquanto bolsista do programa institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID. 2025. 24 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42186 pt_BR
dc.description.resumen Este artículo relata una experiencia del Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente - PIBID, aplicado en la Escuela Secundaria Técnica, ubicada en la ciudad de Cuité - PB, en el desarrollo de un proyecto orientado a la sistematización de clases prácticas experimentales de Matemáticas. En esta investigación, se relatará específicamente una de las prácticas realizadas, desde su construcción inicial, planificación, estructuración, prueba hasta su aplicación en una clase de 1.er año de secundaria, bajo la observación del profesor, considerando las múltiples dificultades presentadas por los estudiantes en la asignatura. El objetivo de este trabajo es analizar las contribuciones y potencialidades del uso de materiales didácticos manipulativos en la enseñanza y el aprendizaje en clases prácticas experimentales de matemáticas para secundaria, utilizando el juego de la Torre de Hanoi. La investigación es de naturaleza cualitativa y descriptiva, ya que considera el entorno escolar como fuente fundamental de datos y la participación activa del investigador en el proceso investigativo. Se utilizaron referencias bibliográficas sobre modelado matemático y materiales manipulativos para construir clases experimentales, con el objetivo de acercar al alumnado al aprendizaje matemático, fortalecer las clases prácticas y apoyar al profesorado en sus actividades. Además, los resultados demuestran que PIBID ha contribuido significativamente al aprendizaje de la docencia de los futuros docentes, al facilitar la inmersión en diversas actividades docentes y la iniciación en la investigación. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta