Mostrar registro simples

dc.creator.ID LABUSSIÈRE, D. N. V.MELO. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2823662043217738 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Júlia Beatriz Pereira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, J. B. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1441116996097068 pt_BR
dc.contributor.referee1 MONTENEGRO, Camila de Albuquerque.
dc.contributor.referee1ID MONTENEGRO, C. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0120332401360517 pt_BR
dc.contributor.referee2 MENEZES, Maria Emília da Silva.
dc.contributor.referee2ID MENEZES, M. E. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6013954511475818 pt_BR
dc.description.resumo A cosmética natural é uma tendência em ascensão, e os consumidores buscam produtos menos sintéticos e mais sustentáveis. Nesse contexto, o farmacêutico é um profissional apto para desenvolver formulações seguras e naturais. No entanto, existem etapas burocráticas que devem ser seguidas, e muitos profissionais farmacêuticos desconhecem essas etapas. O presente trabalho propôs-se a desenvolver um plano de negócios e obteve como resultado as respostas para a questão norteadora principal “o que preciso para abrir uma saboaria?”. Foi desenvolvido o plano financeiro e estratégia de marketing e conceito de marca, além de pontos como empreendedorismo, gestão financeira, contabilidade básica e conhecimento químico das reações, foram desenvolvidos procedimentos operacionais padrões, que servem como regra para realização das atividades, concluiu-se que esse modelo de empreendimento é viável e factível devido aos custos envolvidos e crescente de mercado, além de que é imprescindível a inserção de disciplinas voltadas para a gestão de negócios e empreendedorismo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Farmácia pt_BR
dc.title Saboaria natural, o empreender farmacêutico. pt_BR
dc.date.issued 2025-04-22
dc.description.abstract Natural cosmetics are a rising trend, and consumers are seeking products that are less synthetic and more sustainable. In this context, the pharmacist is a qualified professional to develop safe and natural formulations. However, there are bureaucratic steps that must be followed, and many pharmacists are unaware of these requirements. This study aimed to develop a business plan and resulted in answers to the central guiding question: “What do I need to start a soap- making business?” A financial plan, marketing strategy, and brand concept were developed. In addition to topics such as entrepreneurship, financial management, basic accounting, and chemical knowledge of reactions, standard operating procedures were created to serve as guidelines for carrying out activities. It was concluded that this business model is viable and feasible due to the associated costs and growing market demand. Furthermore, the inclusion of courses focused on business management and entrepreneurship is essential. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42187
dc.date.accessioned 2025-06-10T12:29:38Z
dc.date.available 2025-06-10
dc.date.available 2025-06-10T12:29:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cosmetologia pt_BR
dc.subject Cosmética natural pt_BR
dc.subject Saboaria natural pt_BR
dc.subject Empreendedor farmacêutico pt_BR
dc.subject Farmacêutico - cosmeotologia - empreendedorismo pt_BR
dc.subject Centro de Educação e Saúde pt_BR
dc.subject Cosmetology pt_BR
dc.subject Natural cosmetics pt_BR
dc.subject Natural soap making pt_BR
dc.subject Pharmaceutical entrepreneur pt_BR
dc.subject Pharmacist - cosmetology - entrepreneurship pt_BR
dc.subject Education and Health Center pt_BR
dc.subject Fabricación de jabón natural pt_BR
dc.subject Empresario farmacéutico pt_BR
dc.subject Farmacéutico - cosmetología - emprendimiento pt_BR
dc.subject Centro de Educación y Salud pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LABUSSIÈRE, Danielle Nunes Vieira de Melo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Natural soap making, pharmaceutical entrepreneurship. pt_BR
dc.title.alternative Fabricación de jabón natural, emprendimiento farmacéutico. pt_BR
dc.identifier.citation LABUSSIÈRE, Danielle Nunes Vieira de Melo. Saboaria natural, o empreender farmacêutico. 2025. 75 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42187 pt_BR
dc.description.resumen La cosmética natural es una tendencia en auge, y los consumidores buscan productos menos sintéticos y más sostenibles. En este contexto, los farmacéuticos son profesionales cualificados para desarrollar fórmulas seguras y naturales. Sin embargo, existen trámites burocráticos que muchos profesionales farmacéuticos desconocen. Este estudio tuvo como objetivo desarrollar un plan de negocio y obtener respuestas a la pregunta clave: "¿Qué necesito para abrir una tienda de jabones?". Se desarrolló un plan financiero, una estrategia de marketing y un concepto de marca, además de aspectos como emprendimiento, gestión financiera, contabilidad básica y conocimientos químicos de reacciones. Se desarrollaron procedimientos operativos estándar (POE), que sirven como norma para el desarrollo de las actividades. Se concluyó que este modelo de negocio es viable y factible debido a los costes involucrados y al creciente mercado, además de la importancia de incluir disciplinas centradas en la gestión empresarial y el emprendimiento. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta