dc.creator.ID |
LABUSSIÈRE, D. N. V.MELO. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2823662043217738 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Júlia Beatriz Pereira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, J. B. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1441116996097068 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MONTENEGRO, Camila de Albuquerque. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MONTENEGRO, C. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0120332401360517 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MENEZES, Maria Emília da Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MENEZES, M. E. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6013954511475818 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A cosmética natural é uma tendência em ascensão, e os consumidores buscam produtos menos
sintéticos e mais sustentáveis. Nesse contexto, o farmacêutico é um profissional apto para
desenvolver formulações seguras e naturais. No entanto, existem etapas burocráticas que devem
ser seguidas, e muitos profissionais farmacêuticos desconhecem essas etapas. O presente
trabalho propôs-se a desenvolver um plano de negócios e obteve como resultado as respostas
para a questão norteadora principal “o que preciso para abrir uma saboaria?”. Foi desenvolvido
o plano financeiro e estratégia de marketing e conceito de marca, além de pontos como
empreendedorismo, gestão financeira, contabilidade básica e conhecimento químico das
reações, foram desenvolvidos procedimentos operacionais padrões, que servem como regra
para realização das atividades, concluiu-se que esse modelo de empreendimento é viável e
factível devido aos custos envolvidos e crescente de mercado, além de que é imprescindível a
inserção de disciplinas voltadas para a gestão de negócios e empreendedorismo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Farmácia |
pt_BR |
dc.title |
Saboaria natural, o empreender farmacêutico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025-04-22 |
|
dc.description.abstract |
Natural cosmetics are a rising trend, and consumers are seeking products that are less synthetic
and more sustainable. In this context, the pharmacist is a qualified professional to develop safe
and natural formulations. However, there are bureaucratic steps that must be followed, and
many pharmacists are unaware of these requirements. This study aimed to develop a business
plan and resulted in answers to the central guiding question: “What do I need to start a soap-
making business?” A financial plan, marketing strategy, and brand concept were developed. In
addition to topics such as entrepreneurship, financial management, basic accounting, and
chemical knowledge of reactions, standard operating procedures were created to serve as
guidelines for carrying out activities. It was concluded that this business model is viable and
feasible due to the associated costs and growing market demand. Furthermore, the inclusion of
courses focused on business management and entrepreneurship is essential. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42187 |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-10T12:29:38Z |
|
dc.date.available |
2025-06-10 |
|
dc.date.available |
2025-06-10T12:29:38Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Cosmetologia |
pt_BR |
dc.subject |
Cosmética natural |
pt_BR |
dc.subject |
Saboaria natural |
pt_BR |
dc.subject |
Empreendedor farmacêutico |
pt_BR |
dc.subject |
Farmacêutico - cosmeotologia - empreendedorismo |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Educação e Saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Cosmetology |
pt_BR |
dc.subject |
Natural cosmetics |
pt_BR |
dc.subject |
Natural soap making |
pt_BR |
dc.subject |
Pharmaceutical entrepreneur |
pt_BR |
dc.subject |
Pharmacist - cosmetology - entrepreneurship |
pt_BR |
dc.subject |
Education and Health Center |
pt_BR |
dc.subject |
Fabricación de jabón natural |
pt_BR |
dc.subject |
Empresario farmacéutico |
pt_BR |
dc.subject |
Farmacéutico - cosmetología - emprendimiento |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Educación y Salud |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LABUSSIÈRE, Danielle Nunes Vieira de Melo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Natural soap making, pharmaceutical entrepreneurship. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Fabricación de jabón natural, emprendimiento farmacéutico. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LABUSSIÈRE, Danielle Nunes Vieira de Melo. Saboaria natural, o empreender farmacêutico. 2025. 75 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42187 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La cosmética natural es una tendencia en auge, y los consumidores buscan productos menos sintéticos y más sostenibles. En este contexto, los farmacéuticos son profesionales cualificados para desarrollar fórmulas seguras y naturales. Sin embargo, existen trámites burocráticos que muchos profesionales farmacéuticos desconocen. Este estudio tuvo como objetivo desarrollar un plan de negocio y obtener respuestas a la pregunta clave: "¿Qué necesito para abrir una tienda de jabones?". Se desarrolló un plan financiero, una estrategia de marketing y un concepto de marca, además de aspectos como emprendimiento, gestión financiera, contabilidad básica y conocimientos químicos de reacciones. Se desarrollaron procedimientos operativos estándar (POE), que sirven como norma para el desarrollo de las actividades. Se concluyó que este modelo de negocio es viable y factible debido a los costes involucrados y al creciente mercado, además de la importancia de incluir disciplinas centradas en la gestión empresarial y el emprendimiento. |
pt_BR |