Dépôt DSpace/Manakin

Meio ambiente, sustentabilidade: transversalidade nas escolas rurais de Canindé-CE.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID ABREU, L. P. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1374101714515183 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARACAJÁ, Patrício Borges.
dc.contributor.advisor1ID MARACAJÁ, P. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5767308356895558 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 CHAVES, Alan Del Carlos Gomes.
dc.contributor.advisor-co1ID CHAVES, A. D. C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/3798235256439208 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Aline Carla de.
dc.contributor.referee2 MELO, Wyara Ferreira.
dc.description.resumo A pesquisa aborda a importância de integrar a educação ambiental ao currículo das escolas rurais, com foco em práticas sustentáveis e a formação de uma consciência ecológica entre os alunos. Esta pesquisa integrativa teve como principais objetivos potencializar as práticas pedagógicas voltadas para o meio ambiente e a sustentabilidade nessas escolas, identificar os desafios e oportunidades para a implementação de práticas sustentáveis no cotidiano escolar e propor estratégias que fortaleçam a transversalidade da sustentabilidade no ensino. A pesquisa revelou desafios significativos, como a falta de recursos materiais e infraestrutura adequada, além da necessidade de formação continuada dos professores em temas de sustentabilidade. No entanto, também foram identificadas oportunidades promissoras, como o potencial educativo do ambiente rural e a possibilidade de parcerias com organizações e instituições que podem contribuir com recursos e conhecimento técnico. Os resultados indicam que, apesar das dificuldades enfrentadas, é possível implementar práticas pedagógicas inovadoras que integrem a sustentabilidade de maneira transversal ao currículo escolar. As estratégias sugeridas incluem a criação de projetos comunitários, capacitação de docentes e a valorização do ambiente natural como ferramenta pedagógica, com o objetivo de promover maior conscientização ambiental e preparar os alunos para os desafios ecológicos da região de Canindé-CE. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Recursos Florestais e Engenharia Florestal. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Meio ambiente, sustentabilidade: transversalidade nas escolas rurais de Canindé-CE. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-11
dc.description.abstract The research addresses the importance of integrating environmental education into the curriculum of rural schools, focusing on sustainable practices and the formation of ecological awareness among students. The main objectives of this integrative research were to enhance pedagogical practices focused on the environment and sustainability in these schools, identify challenges and opportunities for implementing sustainable practices in daily school life and propose strategies that strengthen the transversality of sustainability in teaching. The research revealed significant challenges, such as the lack of material resources and adequate infrastructure, in addition to the need for continued training of teachers on sustainability topics. However, promising opportunities were also identified, such as the educational potential of the rural environment and the possibility of partnerships with organizations and institutions that can contribute resources and technical knowledge. The results indicate that, despite the difficulties faced, it is possible to implement innovative pedagogical practices that integrate sustainability across the school curriculum. Suggested strategies include the creation of community projects, teacher training and the valorization of the natural environment as a pedagogical tool, with the aim of promoting greater environmental awareness and preparing students for the ecological challenges of the Canindé-CE region. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42192
dc.date.accessioned 2025-06-10T19:19:55Z
dc.date.available 2025-06-10
dc.date.available 2025-06-10T19:19:55Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação Ambiental. pt_BR
dc.subject Sustentabilidade. pt_BR
dc.subject Escolas Rurais. pt_BR
dc.subject Educação. pt_BR
dc.subject Environmental Education. pt_BR
dc.subject Sustainability. pt_BR
dc.subject Rural Schools. pt_BR
dc.subject Education. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABREU, Luzenir Paiva Maciel de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environment, sustainability: transversality in rural schools in Canindé-CE. pt_BR
dc.identifier.citation ABREU, Luzenir Paiva Maciel de. Meio ambiente, sustentabilidade: transversalidade nas escolas rurais de Canindé-CE. 2024. 37 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Sistemas Agroindustriais) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte