dc.creator.ID |
ABREU, L. P. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1374101714515183 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARACAJÁ, Patrício Borges. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MARACAJÁ, P. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5767308356895558 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
CHAVES, Alan Del Carlos Gomes. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
CHAVES, A. D. C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3798235256439208 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MEDEIROS, Aline Carla de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MELO, Wyara Ferreira. |
|
dc.description.resumo |
A pesquisa aborda a importância de integrar a educação ambiental ao currículo das escolas
rurais, com foco em práticas sustentáveis e a formação de uma consciência ecológica entre os
alunos. Esta pesquisa integrativa teve como principais objetivos potencializar as práticas
pedagógicas voltadas para o meio ambiente e a sustentabilidade nessas escolas, identificar os
desafios e oportunidades para a implementação de práticas sustentáveis no cotidiano escolar e
propor estratégias que fortaleçam a transversalidade da sustentabilidade no ensino. A pesquisa
revelou desafios significativos, como a falta de recursos materiais e infraestrutura adequada,
além da necessidade de formação continuada dos professores em temas de sustentabilidade.
No entanto, também foram identificadas oportunidades promissoras, como o potencial
educativo do ambiente rural e a possibilidade de parcerias com organizações e instituições que
podem contribuir com recursos e conhecimento técnico. Os resultados indicam que, apesar
das dificuldades enfrentadas, é possível implementar práticas pedagógicas inovadoras que
integrem a sustentabilidade de maneira transversal ao currículo escolar. As estratégias
sugeridas incluem a criação de projetos comunitários, capacitação de docentes e a valorização
do ambiente natural como ferramenta pedagógica, com o objetivo de promover maior
conscientização ambiental e preparar os alunos para os desafios ecológicos da região de
Canindé-CE. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Recursos Florestais e Engenharia Florestal. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Meio ambiente, sustentabilidade: transversalidade nas escolas rurais de Canindé-CE. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-11 |
|
dc.description.abstract |
The research addresses the importance of integrating environmental education into the
curriculum of rural schools, focusing on sustainable practices and the formation of ecological
awareness among students. The main objectives of this integrative research were to enhance
pedagogical practices focused on the environment and sustainability in these schools, identify
challenges and opportunities for implementing sustainable practices in daily school life and
propose strategies that strengthen the transversality of sustainability in teaching. The research
revealed significant challenges, such as the lack of material resources and adequate
infrastructure, in addition to the need for continued training of teachers on sustainability
topics. However, promising opportunities were also identified, such as the educational
potential of the rural environment and the possibility of partnerships with organizations and
institutions that can contribute resources and technical knowledge. The results indicate that,
despite the difficulties faced, it is possible to implement innovative pedagogical practices that
integrate sustainability across the school curriculum. Suggested strategies include the creation
of community projects, teacher training and the valorization of the natural environment as a
pedagogical tool, with the aim of promoting greater environmental awareness and preparing
students for the ecological challenges of the Canindé-CE region. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42192 |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-10T19:19:55Z |
|
dc.date.available |
2025-06-10 |
|
dc.date.available |
2025-06-10T19:19:55Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental. |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade. |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas Rurais. |
pt_BR |
dc.subject |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Education. |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainability. |
pt_BR |
dc.subject |
Rural Schools. |
pt_BR |
dc.subject |
Education. |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ABREU, Luzenir Paiva Maciel de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environment, sustainability: transversality in rural schools in Canindé-CE. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ABREU, Luzenir Paiva Maciel de. Meio ambiente, sustentabilidade: transversalidade nas escolas rurais de Canindé-CE. 2024. 37 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Sistemas Agroindustriais) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |