Repositorio Dspace/Manakin

Diagnóstico dos recursos didáticos utilizados pelos professores nas escolas do campo.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID FEITOSA, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-6364-3466 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee2ID http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa teve como objetivo geral realizar um mapeamento dos recursos didáticos utilizados em duas escolas do campo, identificando sua importância, inserção e aplicação no contexto escolar a partir dos relatos de professores das escolas do campo: a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Firmo Santino da Silva, localizada no Quilombo Caiana dos Crioulos, município de Alagoa Grande-PB e a Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade, município de Sumé-PB. Portanto, levantamos as seguintes perguntas: Quais recursos didáticos os professores das escolas do campo utilizam em sala de aula? Como esses recursos são utilizados na mediação das atividades docentes? De que forma esses recursos didáticos contribuem para o processo de ensino aprendizagem nas escolas do campo? Buscando responder essas indagações realizamos uma pesquisa qualitativa, no qual, foi elaborado e aplicado um questionário no Google Forms, sendo aplicado para cinco professores de forma online, contribuindo com suas experiências e concepções para a pesquisa. Análise das respostas dos participantes de ambas as escolas foi realizada de forma crítica e reflexiva, sobre a utilização de recursos didáticos em suas aulas, para tal, nos fundamentamos em alguns autores como: Denzin e Lincoln et al (2006), Minayo (2008), Rêgo (2006), Souza (2007), Silva (2023), foram fundamentais para fundamentação deste trabalho de pesquisa. Portanto, os recursos didáticos são utilizados para facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Percebe- se que a combinação de diferentes estratégias é essencial na construção dos recursos didáticos a serem utilizados em sala de aula para explicar determinadas temáticas. Diante de tudo que foi ressaltado durante essa pesquisa, é importante destacar que esses recursos didáticos são de suma importância, pois tornam as aulas mais dinâmicas e participativas incentivando o envolvimento dos alunos e seu desenvolvimento contínuo em determinados assuntos. Isso facilita a assimilação de grande parte do conteúdo proposto. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação do Campo. pt_BR
dc.title Diagnóstico dos recursos didáticos utilizados pelos professores nas escolas do campo. pt_BR
dc.date.issued 2025
dc.description.abstract The general objective of this research is to investigate the importance of using teaching resources in rural schools a mediation in the teaching-learning process, based on the reports of teachers from two rural schools: the municipal school of early childhood and elementary education "Firminoo Santino da Silva", located in quilombo Caiana dos Crioulos, municipality of Alagoa Grande-PB and the school "José Bonifácio Barbosa de Andrade", municipality of Sumé-PB. Therefore, we raise the following questions: what teaching resources do teachers in rural schools use in the classroom? How are these resources used in the mediation of teaching activities? In what way do these teaching resources contribute to the teaching-learning process in rural schools? seeking to answer these questions, we conducted qualitative research, in which a questionnaire was prepared and applied in google forms, being applied to five teachers online, contributing with their experiences and conceptions to the research. The analysis of the responses of the participants from both schools was carried out in a critical and reflective manner, regarding the use of teaching resources in their classes. To this end, we based ourselves on some authors such as: Denzin and Lincoln et al (2006), Minayo (2008), Rêgo (2006), Souza (2007), Silva (2023), who were fundamental to the foundation of this research work. Therefore, teaching resources are used to facilitate the teaching and learning process of students. It is clear that the combination of different strategies is essential in the construction of teaching resources to be used in the classroom to explain certain topics. Given everything that was highlighted during this research, it is important to emphasize that these teaching resources are of utmost importance, as they make classes more dynamic and participatory, encouraging student involvement and their continuous development in certain subjects. This facilitates the assimilation of much of the proposed content. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42208
dc.date.accessioned 2025-06-11T17:53:23Z
dc.date.available 2025-06-11
dc.date.available 2025-06-11T17:53:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Quilombo Caiana dos Crioulos – Alagoa Grande – PB pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos pt_BR
dc.subject Escola Municipal Firmo Santino da Silva – Alagoa Grande-PB pt_BR
dc.subject Escola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade – Sumé – PB pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Professores de escolas do campo – recursos didáticos pt_BR
dc.subject Teaching resources pt_BR
dc.subject Rural schools pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.subject Quilombo Caiana dos Crioulos – Alagoa Grande – PB pt_BR
dc.subject Quilombola Community Caiana dos Crioulos pt_BR
dc.subject Municipal School Firmo Santino da Silva – Alagoa Grande-PB pt_BR
dc.subject Municipal School José Bonifácio Barbosa de Andrade – Sumé – PB pt_BR
dc.subject Teaching and learning pt_BR
dc.subject Teachers of rural schools – teaching resources pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FEITOSA, Mônica Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Diagnosis of teaching resources used by teachers in rural schools. pt_BR
dc.identifier.citation FEITOSA, Mônica Alves. Diagnóstico dos recursos didáticos utilizados pelos professores nas escolas do campo. 2025. 34f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42208 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta