dc.creator.ID |
SAMPAIO, M. M. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7109477260120691 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARACAJÁ, Patrício Borges. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MARACAJÁ, P. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5767308356895558 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
CHAVES, Alan Del Carlos Gomes. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
CHAVES, A. D. C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3798235256439208 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MEDEIROS, Aline Carla de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MELO, Wyara Ferreira. |
|
dc.description.resumo |
Por muitos anos, a educação do campo foi negligenciada nas políticas educacionais, o que
contribuiu para que crianças e jovens não se reconhecesse como sujeito protagonista de seu
processo de formação. Por isso, é essencial promover o sentido de pertencimento do sujeito
do campo, integrando os conteúdos da educação ambiental com os princípios da educação do
campo. Conhecendo a educação como mecanismos de desenvolvimento social, e, portanto,
deve ser conduzida de maneira eficaz, contextualizada e com significado, visando à
transformação da sociedade na qual o sujeito está inserido. Nesse contexto, o presente estudo
teve como objetivo conhecer a escola do campo e o desenvolvimento de práticas
agroecológicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entendendo
essa realidade nas comunidades rurais de Canindé trazendo como referencias autores como
Haydu (2019), Caldart (2015), Souza (2020). Para isso, foi realizada uma revisão
bibliográfica abrangendo estudos sobre educação ambiental, educação do campo e suas
inter-relações. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Recursos Florestais e Engenharia Florestal. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Escolas do campo e o desenvolvimento de práticas agroecológicas alinhadas aos ODS em comunidades rurais de Canindé-CE. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-11 |
|
dc.description.abstract |
For many years, rural education has been neglected in educational policies, which contributed
to children and young people not recognizing themselves as protagonists of their own learning
process. Therefore, it is essential to promote a sense of belonging among rural individuals by
integrating the contents of environmental education with the principles of rural education.
Understanding education as a mechanism for social development, it should be conducted
effectively, contextually, and meaningfully, aiming at transforming the society in which
individuals are situated. In this context, the present study aimed to explore rural schools and
the development of agroecological practices aligned with the Sustainable Development Goals
(SDGs), understanding this reality in the rural communities of Canindé, drawing on
references from authors such as Haydu (2019), Caldart (2015), and Souza (2020). To achieve
this, a bibliographical review was conducted, encompassing studies on environmental
education, rural education, and their interrelations. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42210 |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-11T18:11:28Z |
|
dc.date.available |
2025-06-11 |
|
dc.date.available |
2025-06-11T18:11:28Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Escola do Campo. |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecologia. |
pt_BR |
dc.subject |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). |
pt_BR |
dc.subject |
Country School. |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecology. |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainable Development Goals (SDGs). |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SAMPAIO, Mariana Maria Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Rural schools and the development of agroecological practices aligned with the SDGs in rural communities of Canindé-CE. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SAMPAIO, Mariana Maria Gomes. Escolas do campo e o desenvolvimento de práticas agroecológicas alinhadas aos ODS em comunidades rurais de Canindé-CE. 2024. 48 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Sistemas Agroindustriais) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |