DSpace/Manakin Repository

Escolas do campo e o desenvolvimento de práticas agroecológicas alinhadas aos ODS em comunidades rurais de Canindé-CE.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SAMPAIO, M. M. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7109477260120691 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARACAJÁ, Patrício Borges.
dc.contributor.advisor1ID MARACAJÁ, P. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5767308356895558 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 CHAVES, Alan Del Carlos Gomes.
dc.contributor.advisor-co1ID CHAVES, A. D. C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/3798235256439208 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Aline Carla de.
dc.contributor.referee2 MELO, Wyara Ferreira.
dc.description.resumo Por muitos anos, a educação do campo foi negligenciada nas políticas educacionais, o que contribuiu para que crianças e jovens não se reconhecesse como sujeito protagonista de seu processo de formação. Por isso, é essencial promover o sentido de pertencimento do sujeito do campo, integrando os conteúdos da educação ambiental com os princípios da educação do campo. Conhecendo a educação como mecanismos de desenvolvimento social, e, portanto, deve ser conduzida de maneira eficaz, contextualizada e com significado, visando à transformação da sociedade na qual o sujeito está inserido. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo conhecer a escola do campo e o desenvolvimento de práticas agroecológicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entendendo essa realidade nas comunidades rurais de Canindé trazendo como referencias autores como Haydu (2019), Caldart (2015), Souza (2020). Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica abrangendo estudos sobre educação ambiental, educação do campo e suas inter-relações. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Recursos Florestais e Engenharia Florestal. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Escolas do campo e o desenvolvimento de práticas agroecológicas alinhadas aos ODS em comunidades rurais de Canindé-CE. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-11
dc.description.abstract For many years, rural education has been neglected in educational policies, which contributed to children and young people not recognizing themselves as protagonists of their own learning process. Therefore, it is essential to promote a sense of belonging among rural individuals by integrating the contents of environmental education with the principles of rural education. Understanding education as a mechanism for social development, it should be conducted effectively, contextually, and meaningfully, aiming at transforming the society in which individuals are situated. In this context, the present study aimed to explore rural schools and the development of agroecological practices aligned with the Sustainable Development Goals (SDGs), understanding this reality in the rural communities of Canindé, drawing on references from authors such as Haydu (2019), Caldart (2015), and Souza (2020). To achieve this, a bibliographical review was conducted, encompassing studies on environmental education, rural education, and their interrelations. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42210
dc.date.accessioned 2025-06-11T18:11:28Z
dc.date.available 2025-06-11
dc.date.available 2025-06-11T18:11:28Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Escola do Campo. pt_BR
dc.subject Agroecologia. pt_BR
dc.subject Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). pt_BR
dc.subject Country School. pt_BR
dc.subject Agroecology. pt_BR
dc.subject Sustainable Development Goals (SDGs). pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SAMPAIO, Mariana Maria Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Rural schools and the development of agroecological practices aligned with the SDGs in rural communities of Canindé-CE. pt_BR
dc.identifier.citation SAMPAIO, Mariana Maria Gomes. Escolas do campo e o desenvolvimento de práticas agroecológicas alinhadas aos ODS em comunidades rurais de Canindé-CE. 2024. 48 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Sistemas Agroindustriais) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta