DSpace/Manakin Repository

A importância da gestão ambiental e a agenda 2030 para as escolas rurais de Caridade - CE.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID Zilma. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5944565502967133 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARACAJÁ, Patrício Borges.
dc.contributor.advisor1ID MARACAJÁ, P. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5767308356895558 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 MELO, Wyara Ferreira.
dc.contributor.advisor-co1ID MELO, W. F. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/8885615330187933 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Aline Carla de.
dc.contributor.referee2 CHAVES, Alan Del Carlos Gomes.
dc.description.resumo A sustentabilidade vem sendo uma temática bastante debatida nos dias atuais, em detrimento dos diversos impactos das atividades humanas no meio ambiente, tornando urgente a necessidade de repensar práticas em diferentes setores da sociedade. Diante da problemática apresenta, a pesquisa tem como objetivo analisar a relevância da gestão ambiental e sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 nas escolas rurais do município de Caridade, Ceará. A pesquisa adotou uma abordagem integrativa, explorando dados e conceitos relacionados à sustentabilidade no contexto educacional rural. Os resultados indicam que a implementação de práticas sustentáveis nas escolas rurais enfrenta diversos desafios, como a escassez de recursos financeiros, infraestrutura inadequada e a necessidade de capacitação contínua de professores e gestores para o uso de metodologias voltadas à sustentabilidade. Conclui-se que, apesar dos obstáculos, a gestão ambiental nas escolas pode contribuir significativamente para o alcance dos ODS e para a formação de uma comunidade escolar mais consciente e engajada com as questões ambientais, desde que haja investimentos e apoio para a superação desses desafios. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Recursos Florestais e Engenharia Florestal. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A importância da gestão ambiental e a agenda 2030 para as escolas rurais de Caridade - CE. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-03
dc.description.abstract Sustainability has been a hotly debated topic these days, to the detriment of the various impacts of human activities on the environment, making it urgent to rethink practices in different sectors of society. Given the problem presented, the research aims to analyze the relevance of environmental management and its contribution to the Sustainable Development Goals (SDGs) of the 2030 Agenda in rural schools in the municipality of Caridade, Ceará. The research adopted an integrative approach, exploring data and concepts related to sustainability in the rural educational context. The results indicate that the implementation of sustainable practices in rural schools faces several challenges, such as the scarcity of financial resources, inadequate infrastructure and the need for continuous training of teachers and managers to use methodologies focused on sustainability. It is concluded that, despite the obstacles, environmental management in schools can contribute significantly to the achievement of the SDGs and to the formation of a school community that is more aware and engaged with environmental issues, as long as there is investment and support to overcome these challenges. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42211
dc.date.accessioned 2025-06-11T18:31:26Z
dc.date.available 2025-06-11
dc.date.available 2025-06-11T18:31:26Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Desenvolvimento sustentável. pt_BR
dc.subject Gestão ambiental. pt_BR
dc.subject Escolas rurais. pt_BR
dc.subject Educação. pt_BR
dc.subject Sustainable development. pt_BR
dc.subject Environmental management. pt_BR
dc.subject Rural schools. pt_BR
dc.subject Education. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROCHA, Maria Zilma Sampaio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of environmental management and the 2030 agenda for rural schools in Caridade - CE. pt_BR
dc.identifier.citation ROCHA, Maria Zilma Sampaio. A importância da gestão ambiental e agenda 2030 para as escolas rurais de Caridade - CE. 2024. 40 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Sistemas Agroindustriais) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta