dc.creator.ID |
CLEMENTINO, T. L. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9037611066420991 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MOURA, José Antão Beltrão. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MOURA, J. Antão B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3572375884177951 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NASCIMENTO FILHO, Dimas Cassimiro do. |
|
dc.contributor.referee2 |
PIRES, Carlos Eduardo Santos. |
|
dc.contributor.referee3 |
MEDEIROS, Francisco Petrônio Alencar de. |
|
dc.contributor.referee4 |
SANTOS, Katyusco de Farias. |
|
dc.description.resumo |
Em 2008, o Bitcoin, a primeira moeda totalmente descentralizada do mundo, trouxe consigo
um contexto tecnológico com amplo potencial de aplicação em praticamente todas as
áreas. Anos depois, embora exploradas em diversas aplicações, essas tecnologias descentralizadas
ainda representam uma parcela pouco expressiva do mercado online. Resultados
preliminares da presente Tese apontam para a dificuldade em virtualizar eventos materiais do
mundo real de forma descentralizada como um dos principais obstáculos para o paradigma da
descentralização. Tal virtualização, nesta Tese foi restringida ao problema da Transação não
Verificável, a exemplo de um pagamento em dinheiro, a prestação de um serviço artesanal
ou praticamente tudo que é negociado em uma feira livre. Considere agora uma transação
online como sendo um protocolo de troca de valores em que uma parte ativa (comprador)
paga antecipadamente por bens ou serviços. Neste momento, existe o risco da parte passiva
(vendedor) agir de forma desonesta e nunca entregar os bens ou serviços pagos. Tal risco
recebe o nome de Dilema dos Compradores e dos Vendedores e é particularmente desafiador
em ambientes envolvendo transações não verificáveis, como os mercados descentralizados.
Isto pode ser explicado utilizando Teoria dos Jogos, onde jogadores racionais tendem a escolher
a estratégia de equilíbrio, que neste caso consiste em evitar a transação para assim
evitar prejuízos com a desonestidade da outra parte devido à natureza não colaborativa do
jogo, acarretando resultados abaixo do ideal. A diferença entre o resultado ideal e o resultado
obtido em um jogo não colaborativo é conhecida como o preço da anarquia. A ausência
de um comportamento colaborativo resulta em problemas como o Dilema dos Compradores
e Vendedores, mas também outros como o Problema do Bem Público, onde qualquer bem
capaz de beneficiar toda a população por igual é negligenciado pelos jogadores que se empenham
apenas em suas próprias conquistas, em certos casos até sabotando o bem público.
A desonestidade da parte passiva produz transações incompletas que causam perdas
multibilionárias anualmente, mesmo considerando apenas o comércio eletrônico. Os mercados
centralizados contornam esse problema com um mediador centralizado – por exemplo,
gateways de pagamento como o Mercado Pago, utilizado pelo Mercado Livre. Contudo,
todo processo centralizado está sujeito a vícios que favoreçam esta autoridade central e seus
interesses. Porém, os usuários cada vez mais atentos, veem com desconfiança o processo de
iv
pagamento e recebimento de produtos e serviços pela Internet mesmo mediados por serviços
centralizados, seja por relatos de experiências negativas de outros usuários ou até mesmo por
suas próprias. É, portanto, interessante implementar soluções que incentivem a honestidade
nesses cenários. Para tanto, esta Tese realizou uma revisão de literatura em busca de soluções
descentralizadas capazes de incentivar a honestidade em transações não verificáveis. Com
base em critérios de descentralização, não autenticação e tolerância a transações não verificáveis,
as soluções encontradas foram classificadas, analisadas e comparadas por meio de
três experimentos distintos. O primeiro deles comparou tais soluções com base em dados
de operações do mundo real extraídos da plataforma OpenBazzar. O segundo utilizou Simulação
Baseada em Agentes para analisar tais soluções em tempo real. O terceiro e último,
partindo dos resultados dos dois anteriores, propõe um novo modelo de transação denominado
Hash Society, projetado para estimular a cooperação entre os agentes. Tal modelo
também foi avaliado por Simulação Baseada em Agentes e comparado às demais soluções.
Os três experimentos realizados trazem contribuições à área de mercados descentralizados
online, com novos insights e soluções para o dilema dos compradores e vendedores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação |
pt_BR |
dc.title |
Uma abordagem descentralizada, pública, anônima e tolerante a transações não verificáveis para o dilema dos compradores e vendedores |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025-04-28 |
|
dc.description.abstract |
In 2008, Bitcoin, the world’s first fully decentralized currency, brought with it a technological
context with broad potential for application in practically all areas. Years later,
although explored in several applications, these decentralized technologies still represent a
small portion of the online market. Preliminary results of this Thesis point to the difficulty
in virtualizing real-world material events in a decentralized way as one of the main obstacles
to the decentralization paradigm. Such virtualization, in this Thesis, was restricted to
the problem of Non-Verifiable Transactions, such as a cash payment, the provision of a craft
service or practically everything that is negotiated in a street market. Now consider an online
transaction as a value exchange protocol in which an active party (buyer) pays in advance
for goods or services. At this point, there is a risk that the passive party (seller) will act
dishonestly and never deliver the goods or services paid for. This risk is called the Buyer’s
and Seller’s Dilemma and is particularly challenging in environments involving unverifiable
transactions, such as decentralized markets. This can be explained using Game Theory,
where rational players tend to choose the equilibrium strategy, which in this case consists of
avoiding the transaction in order to avoid losses due to the dishonesty of the other party due
to the non-collaborative nature of the game, leading to suboptimal results. The difference
between the ideal result and the result obtained in a non-collaborative game is known as the
price of anarchy. The lack of collaborative behavior results in problems such as the Buyer’s
and Seller’s Dilemma, but also others such as the Public Good Problem, where any good
capable of benefiting the entire population equally is neglected by players who only strive
for their own achievements, in some cases even sabotaging the public good.
The dishonesty of the passive party produces incomplete transactions that cause
multibillion-dollar losses annually, even considering only e-commerce. Centralized marketplaces
circumvent this problem by using a centralized mediator, such as payment gateways
such as Mercado Pago, used by Mercado Livre. However, every centralized process is subject
to flaws that favor this central authority and its interests. However, increasingly attentive
users are suspicious of the process of paying for and receiving products and services over
the Internet, even when mediated by centralized services, whether due to reports of negative
vi
experiences from other users or even their own. It is therefore interesting to implement solutions
that encourage honesty in these scenarios. To this end, this thesis conducted a literature
review in search of decentralized solutions capable of encouraging honesty in unverifiable
transactions. Based on criteria of decentralization, non-authentication and tolerance to unverifiable
transactions, the solutions found were classified, analyzed and compared through
three distinct experiments. The first one compared such solutions based on real-world transaction
data extracted from the OpenBazzar platform. The second used Agent-Based Simulation
to analyze such solutions in real time. The third and final experiment, called Hash
Society, proposes a new transaction model designed to stimulate cooperation between agents.
This model was also evaluated by Agent-Based Simulation and compared to other solutions.
The three experiments carried out bring contributions to the area of decentralized online
markets, with new insights and solutions to the dilemma of buyers and sellers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42224 |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-13T13:21:15Z |
|
dc.date.available |
2025-06-13 |
|
dc.date.available |
2025-06-13T13:21:15Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação de Transações |
pt_BR |
dc.subject |
Simulação Baseada em Agentes |
pt_BR |
dc.subject |
Incentivo à Honestidade |
pt_BR |
dc.subject |
Mercados Descentralizados |
pt_BR |
dc.subject |
Economia |
pt_BR |
dc.subject |
Transações Não-verificáveis |
pt_BR |
dc.subject |
Dilema dos Compradores e Vendedores |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas de Processamento Distribuídos |
pt_BR |
dc.subject |
Distributed Processing Systems |
pt_BR |
dc.subject |
Buyers and Sellers Dilemma |
pt_BR |
dc.subject |
Non-verifiable Transactions |
pt_BR |
dc.subject |
Economy |
pt_BR |
dc.subject |
Decentralized Markets |
pt_BR |
dc.subject |
Incentive for Honesty |
pt_BR |
dc.subject |
Agent-Based Simulation |
pt_BR |
dc.subject |
Transaction Mediation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CLEMENTINO, Tiago Lucas Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A decentralized, public, anonymous, and tolerant approach to unverifiable transactions for the dilemma of buyers and sellers. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CNPq |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CLEMENTINO, Tiago Lucas Pereira. Uma abordagem descentralizada, pública, anônima e tolerante a transações não verificáveis para o dilema dos compradores e vendedores. 2025. 252 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
pt_BR |