dc.creator.ID |
LIMA, M. B. B. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3063485312077375 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Márcia Tavares. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
TAVARES, M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1904168802083424 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAMOS, Fabiana. |
|
dc.contributor.referee2 |
CANCIAN, Viviane Ache. |
|
dc.contributor.referee3 |
PORTO, Shirley Barbosa das Neves. |
|
dc.contributor.referee4 |
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
|
dc.description.resumo |
Esta tese tem como objetivo investigar a repercussão das práticas de leitura literária promovidas
na Unidade Acadêmica de Educação Infantil (UAEI) da Universidade Federal de Campina
Grande (UFCG) na relação de crianças egressas com os livros e a leitura no contexto familiar.
Em face do reconhecimento da criança como sujeito de direitos, o estudo contempla uma breve
retrospectiva histórica da infância, da literatura infantil e da Educação Infantil, compreendendo
que esses universos estão entrelaçados Assim, busca evidenciar o direito da criança à literatura
infantil, desde a Educação Infantil, como essencial para a sua formação humana e leitora, num
processo que deve contar com a participação da família por ela também ser responsável pela
educação e cuidados da criança. O aporte teórico abrange os estudos de Ariès (2006), Sarmento
(2007), Dahlberg, Moss e Pence (2003), Kramer (2001) e Oliveira (2011), que refletem sobre a
infância e a Educação Infantil, além da legislação que rege essa primeira etapa educativa.
Também os de Zilberman (2007), Coelho (2000), Cadermatori (2010), Colomer (2017),
Corsino (2010), Bajard (2007), Martins (1986), Vigotski (2000, 2007), Melo (2007), Reyes
(2010, 2012), Girotto e Souza (2016), e Carvalho e Baroukh (2018), que tratam da literatura
infantil e da mediação de sua leitura. No que tange à participação familiar na formação do leitor,
inclui ainda as reflexões de Reyes (2010, 2012), Andruetto (2012) e de Balça, Azevedo e Barros
(2017). A estratégia de pesquisa qualitativa adotada foi o estudo de caso, que teve como campo
empírico de investigação a UAEI/UFCG e como sujeitos de pesquisa crianças egressas, seus
familiares e profissionais dessa instituição. Os dados foram coletados por meio de entrevistas
semiestruturadas e roda de conversa, sendo analisados conforme as orientações da Análise de
Conteúdo proposta por Bardin (2021). Os resultados indicaram que a leitura literária fez parte
da rotina diária das crianças, tanto na UAEI quanto em casa, com seus familiares, evidenciando
o importante papel da biblioteca da instituição à democratização da leitura literária, através do
oferecimento do acesso livre aos livros e da autonomia das crianças na escolha das leituras,
além do empréstimo diário para leitura compartilhada em casa. O trabalho sistemático e
contínuo realizado pelas profissionais da instituição para incentivar a leitura, tanto no ambiente
escolar quanto no familiar, mostra-se essencial e ultrapassa limites institucionais, demonstrando
a relevância das vivências com o literário na Educação Infantil e da participação familiar na
formação leitora das crianças. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
pt_BR |
dc.title |
“O livro que eu mais gostava de levar para casa era esse”: caminhos abertos pelas vivências de crianças e famílias com o livro literário na UAEI e além dela. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025-03-19 |
|
dc.description.abstract |
This thesis aims to investigate the impact of literary reading practices promoted at the Academic
Unit of Early Childhood Education (UAEI) of the Federal University of Campina Grande
(UFCG) on the relationship of former students with books and reading within the family
context. In light of the recognition of the child as a subject of rights, the study includes a brief
historical retrospective of childhood, children's literature, and early childhood education,
understanding that these universes are intertwined. Thus, it seeks to highlight the child’s right
to children's literature, starting in early childhood education, as essential for their human and
reading development, in a process that must involve the family, as it is also responsible for the
child's education and care. The theoretical framework includes the works of Ariès (2006),
Sarmento (2007), Dahlberg, Moss, and Pence (2003), Kramer (2001), and Oliveira (2011), who
reflect on childhood and early childhood education, as well as the legislation governing this
initial educational stage. It also draws on the works of Zilberman (2007), Coelho (2000),
Cadermatori (2010), Colomer (2017), Corsino (2010), Bajard (2007), Martins (1986), Vygotsky
(2000, 2007), Melo (2007), Reyes (2010, 2012), Girotto and Souza (2016), and Carvalho and
Baroukh (2018), who discuss children's literature and the mediation of its reading. Regarding
family involvement in the development of readers, it also includes the reflections of Reyes
(2010, 2012), Andruetto (2012), and Balça, Azevedo, and Barros (2017). The qualitative
research strategy adopted was a case study, with the UAEI/UFCG as the empirical field and
former students, their families, and institution professionals as research subjects. Data were
collected through semi-structured interviews and focus group discussions, analyzed via Content
Analysis as proposed by Bardin (2021).Results indicated that literary reading was part of
children’s daily routines both at UAEI and at home with their families, emphasizing that the
institution’s library played a key role in democratizing literary reading by offering free access
to books, granting children autonomy in selecting readings, and facilitating daily lending for
shared reading at home. The systematic and ongoing efforts by professionals to promote
reading, both in school and family environments, proved essential, transcending institutional
boundaries finding underscore the importance of literary experiences in Early Childhood
Education and family participation in fostering children’s development as readers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42226 |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-16T13:00:58Z |
|
dc.date.available |
2025-06-16 |
|
dc.date.available |
2025-06-16T13:00:58Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Família |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
UAEI |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de leitura literária |
pt_BR |
dc.subject |
Family |
pt_BR |
dc.subject |
Children’s literature |
pt_BR |
dc.subject |
UAEI |
pt_BR |
dc.subject |
Early Childhood Education |
pt_BR |
dc.subject |
Literary reading practices |
pt_BR |
dc.subject |
Familia |
pt_BR |
dc.subject |
Educación Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas de lectura literaria |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Maria Betania Barbosa da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
"The book I liked to take home the most was this one": pathways opened by the experiences of children and families with literary books in the UAEI and beyond. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Maria Betania Barbosa da Silva. “O livro que eu mais gostava de levar para casa era esse”: caminhos abertos pelas vivências de crianças e famílias com o livro literário na UAEI e além dela. 2025. 256 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós- Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Esta tesis tiene como objetivo investigar la repercusión de las prácticas de lectura literaria
promovidas en la Unidad Académica de Educación Infantil (UAEI) de la Universidad Federal
de Campina Grande (UFCG) en la relación de los niños egresados con los libros y la lectura en
el contexto familiar. Ante el reconocimiento del niño como sujeto de derechos, el estudio
incluye una breve retrospectiva histórica de la infancia, la literatura infantil y la Educación
Infantil, comprendiendo que estos universos están entrelazados. Así, busca evidenciar el
derecho del niño a la literatura infantil, desde la Educación Infantil, como esencial para su
formación humana y lectora, en un proceso que debe contar con la participación de la familia,
ya que también es responsable de la educación y los cuidados del niño. El aporte teórico abarca
los estudios de Ariès (2006), Sarmento (2007), Dahlberg, Moss y Pence (2003), Kramer (2001)
y Oliveira (2011), que reflexionan sobre la infancia y la Educación Infantil, además de la
legislación que rige esta primera etapa educativa. También los de Zilberman (2007), Coelho
(2000), Cadermatori (2010), Colomer (2017), Corsino (2010), Bajard (2007), Martins (1986),
Vigotski (2000, 2007), Melo (2007), Reyes (2010, 2012), Girotto y Souza (2016), y Carvalho
y Baroukh (2018), que abordan la literatura infantil y la mediación de su lectura. En cuanto a la
participación familiar en la formación del lector, también incluye las reflexiones de Reyes
(2010, 2012), Andruetto (2012) y de Balça, Azevedo y Barros (2017). La estrategia de
investigação cualitativa adoptada fue el estudio de caso, que tuvo como campo empírico de
investigación la UAEI/UFCG y como sujetos de investigación los niños egresados, sus
familiares y profesionales de esta institución. Los datos fueron recolectados mediante
entrevistas semiestructuradas y rondas de conversación, siendo analizados de acuerdo con las
orientaciones del Análisis de Contenido propuesto por Bardin (2021). Los resultados indicaron
que la lectura literaria formó parte de la rutina diaria de los niños, tanto en la UAEI como en
casa, con sus familiares, evidenciando el importante papel de la biblioteca de la institución en
la democratización de la lectura literaria, a través de la oferta de acceso libre a los libros y la
autonomía de los niños en la elección de lecturas, además del préstamo diario para lectura
compartida en casa. El trabajo sistemático y continuo realizado por los profesionales de la
institución para fomentar la lectura, tanto en el ambiente escolar como familiar, resulta esencial
y trasciende los límites institucionales, demostrando la relevancia de las vivencias literarias en
la Educación Infantil y de la participación familiar en la formación lectora de los niños. |
pt_BR |