DSpace/Manakin Repository

Um ambiente colaborativo de representação visual do conhecimento para web (VEDA).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PRATA, D. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7533983313189933 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Fábio Paraguaçu Duarte da.
dc.contributor.advisor1ID PARAGUAÇU, F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5438107871273282 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARROS, Marcelo Alves de.
dc.contributor.referee1ID BARROS, M. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1101332313551029 pt_BR
dc.contributor.referee2 RAMALHO, Geber Lisboa.
dc.contributor.referee2ID RAMALHO, G. L. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9783292465422902 pt_BR
dc.description.resumo Esse trabalho descreve a arquitetura de um ambiente compartilhado para educação colaborativa usando grafos conceituais. A abordagem implica a implementação de ferramentas de software para edição, busca, navegação e gerenciamento na Web. O ambiente do sistema provê as seguintes propriedades gerais: ambiente visual do conhecimento engloba todas as áreas da educação, ambiente de aprendizagem colaborativa e acesso a Internet; facilitando a concepção de uma comunidade virtual, onde o aprendizado colaborativo na Web é natural. Hoje a Internet representa o maior avanço tecnológico desde o aparecimento da imprensa a 500 anos atrás [DRA.00]. Em breve, uma grande parte da instrução disponibilizada à sociedade será acessada via Internet. Apesar do surgimento de vários sistemas para educação a distância, apenas alguns deles escapam do paradigma behaviorista clássico [SKI.58], onde o aprendiz é considerado um mero receptor da informação e não um construtor do conhecimento [JON.95]. Para romper com o paradigma educacional da “mudança de página” e a avaliação de múltipla escolha, o projetista dos ambientes educacionais devem considerar a mudança do paradigma educacional na concepção do ambiente de aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Um ambiente colaborativo de representação visual do conhecimento para web (VEDA). pt_BR
dc.date.issued 2000-09-28
dc.description.abstract The work describes a shared environment architecture for collaborative education using conceptual graphs. The approach implies the implementation of software tools for editing, searching, navigation, and management. The system's environment provides the following general properties: visual environment of the knowledge, collaborative learning environment and Internet access; facilitating the conception of a virtual community where the collaborative learning on the Web is natural. Today the Internet represents the biggest technological advancement since the appearance of print five hundred years ago [DRA.00]. In brief, a large part of the instruction disclosed to the society will be accessed via the Web in the near future. Despite the great appeal for the implementation of long distance education systems, only a few of them have escaped the classic behaviorist paradigm [SKI.58] where the learner is considered a mere receptor of the information and not a constructor of knowledge [JON.95]. To breach with the "page change" educational paradigm and the evaluation by multiple choice, the designer of educational environments must consider changing the educational paradigm from the conception of the learning environment.change" educational paradigm and the evaluation by multiple choice, the designer of educational environments must consider changing the educational paradigm from the conception of the learning environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4223
dc.date.accessioned 2019-06-10T16:50:33Z
dc.date.available 2019-06-10
dc.date.available 2019-06-10T16:50:33Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Inteligência Artificial pt_BR
dc.subject Representação do Conhecimento pt_BR
dc.subject Redes Semânticas pt_BR
dc.subject Artificial Intelligence pt_BR
dc.subject Knowledge Representation pt_BR
dc.subject Semantic Networks pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PRATA, David Nadler.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A collaborative visual representation of knowledge for the web (VEDA). pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.relation Cofecub. pt_BR
dc.identifier.citation PRATA, David Nadler. Um ambiente colaborativo de representação visual do conhecimento para web (VEDA). 2000. 154 f. Dissertação (Mestrado em Informática) Programa de Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4223 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta