DSpace Repository

Por entre os muros: interações sociais de jovens rurais na escola.

Show simple item record

dc.creator.ID ALBUQUERQUE, M. N. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8401092199907964 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MENEZES, Marilda Aparecida de.
dc.contributor.advisor1ID MENEZES, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9822634790399791 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA, Luís Henrique Hermínio.
dc.contributor.referee2 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo observar e analisar as formas de interações sociais dos jovens rurais em escola urbana. O locus da pesquisa foi a Escola de Ensino Fundamental Francisco de Assis Maciel Lopes - O Assisão, Queimadas Estado da Paraíba, e os sujeitos da pesquisa foram os jovens rurais da 2ª Série do Ensino Médio, turno da manhã. O estudo foi elaborado através do método etnográfico, observando as interações entre os alunos nos momentos do recreio e nas aulas vagas, e nos horários de aula. Realizamos, também, entrevistas semi-estruturadas e questionários com os pais dos jovens e com os jovens rurais escolhidos de acordo com a proximidade da residencia a BR-104, devido a facilidade de acesso e transporte. A pesquisa documental na secretaria da escola possibilitou-nos o acesso as informações sobre a instituição e sobre os estudantes. Utilizamos os conceitos de habitus e capital cultural de Bourdieu (2001; 2002; 2004a; 2004b), de socialização primdria de Berger (1974) e de interacdo, regiao de fundo e região de fachada e fachada pessoal de Goffman (1985) para interpretar o material coletado. Chegamos à conclusão de que os jovens rurais, estudantes da 2ª série do ensino médio na escola em referenda, almejam concluir, no minimo, o ensino médio, ter acesso a trabalho e mercadorias do mundo globalizado. Observamos que a escola e valorizada não apenas como uma instituição para o aprendizado, mas também como espaço de sociabilidade. Entretanto, a imagem elaborada pelos professores e direção da escola de que o jovem rural na escola e interativo, solidário, interessado nos estudos e obediente, pode ser explicada pelos processos de socialização da família no meio rural, o que, em termos de Bourdieu, pode ser compreendido como o habitus dos jovens rurais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.title Por entre os muros: interações sociais de jovens rurais na escola. pt_BR
dc.date.issued 2008-06-23
dc.description.abstract This work aims to observe and analyze the forms of social interactions among rural youth in urban school. The research was done in the Francisco de Assis Maciel Lopes Primary School - O Assissao, in the municipality of Queimadas, State of Paraiba, the research subjects were the rural youth in the second year of Secondary School, morning session. The study is constructed through the ethnographical method, observing the interactions between the studerits in the school spaces during breaks, off-classes time and in the classrooms of the" second year. We have also done semi-structured interviews and questionaries with the young people and their fathers and mothers who live near to the BT104 road, because the access and transport. The documents were collected in the school secretary and allowed us to access informations on the institution and the students. We draw on the concepts of habitus, cultural capital of Bourdieu (2001; 2002; 2004a; 2004b), primary socialization of Berger (1974) and interaction, background region, front region, personal appearance of Goffmann (1985), to interpret the material collected by the methodological instruments. We concluded that the rural youth, who study in the second year of the High School in reference, desire to conclude, at least, the high school, to have access to work and goods of the globalized world. We observed that school is not considered a valuable place only as a learning institution, but as a sociability space, too. Meantime, the image constructed by the teachers and school direction about the rural students in the school that they are interactive, obedient and inclined on studying can be explained by the socialization process in the rural area. In Bourdieu' words, this can be interpreted as the habitus of the rural youth. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4224
dc.date.accessioned 2019-06-10T17:00:55Z
dc.date.available 2019-06-10
dc.date.available 2019-06-10T17:00:55Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Jovens rurais pt_BR
dc.subject Interações sociais pt_BR
dc.subject Sensoriamento escola pt_BR
dc.subject Socialização primária pt_BR
dc.subject Jovens rurais e escola urbana pt_BR
dc.subject Método etnográfico pt_BR
dc.subject Ethnographic method pt_BR
dc.subject Rural youth and urban school pt_BR
dc.subject Social interactions pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALBUQUERQUE, Maria das Neves Rodrigues.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Within the walls: social interactions of rural youth in school. pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE, Maria das Neves Rodrigues. Por entre os muros: interações sociais de jovens rurais na escola. 2008. 154f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4224 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account