DSpace/Manakin Repository

Aplicação de uma metodologia para o planejamento de melhoria de um empreendimento ótico.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO NETO, M. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0138869265927871 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Daniel Oliveira de.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, D. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8164014190223142 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA, John Elton de Brito Leite.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Fernanda Raquel Roberto.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2018.tccmon.araujoneto
dc.description.resumo O empreendedorismo cresce constantemente no Brasil, por falta de oportunidade ou até mesmo pela independência profissional. Alguns empreendimentos iniciam sem um planejamento adequado e acabam fechando as portas. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo aplicar ferramentas do planejamento estratégico, vislumbrando a melhoria e o aumento da competitividade. Primeiramente foi realizada a pesquisa de mercado, com o intuito de colher informações de seis óticas da cidade de Sumé – PB, após a coleta de dados foi feita a análise, nessa etapa foi identificado o empreendimento com maior carência de planejamento e, posteriormente, foram aplicadas algumas ferramentas do planejamento estratégico, as quais foram de enorme valia para o desempenho da ótica em estudo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.title Aplicação de uma metodologia para o planejamento de melhoria de um empreendimento ótico. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-19
dc.description.abstract Entrepreneurship is constantly growing in Brazil, due to lack of opportunity or even professional independence. Some ventures start without proper planning and end up closing the doors. Therefore, the objective of this work is to apply strategic planning tools, with a view to improving and increasing competitiveness. Firstly, the market research was carried out, with the purpose of collecting information from six optics of the city of Sumé – PB, after the data collection was made the analysis, in this stage was identified the enterprise with the greatest lack of planning and, subsequently, were some strategic planning tools were applied, which were of great value for the performance of the study optics. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4225
dc.date.accessioned 2019-06-10T17:14:57Z
dc.date.available 2019-06-10
dc.date.available 2019-06-10T17:14:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Empreendedorismo pt_BR
dc.subject Competitividade pt_BR
dc.subject Empreendimento ótico pt_BR
dc.subject Planejamento estratégico pt_BR
dc.subject Optical enterprise pt_BR
dc.subject Strategic planning pt_BR
dc.subject Entrepreneurship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO NETO, Miguel Arcângelo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Application of a methodology for the planning of improvement of an optical enterprise. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO NETO, Miguel Arcângelo de. Aplicação de uma metodologia para o planejamento de melhoria de um empreendimento ótico. 2018. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4225 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta