Repositorio Dspace/Manakin

A Sociologia de Roberto Damatta na literatura de Machado de Assis e Lima Barreto: uma guia pedagógico para professores do ensino médio.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID LAFAYETTE, c. s. s. s. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9075958295094617 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Rozenval de Almeida e.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2836968575468803 pt_BR
dc.contributor.referee1 MONTEIRO, José Marciano.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0002-1385-6671 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1364782229198714 pt_BR
dc.contributor.referee2 LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.
dc.contributor.referee2ID LIMA, J. M. T. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9994199425868630 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho apresenta como produto final um guia pedagógico que tem como objetivo principal colaborar com os professores de todo o país que lecionam o componente curricular de Sociologia sem a formação superior ou continuada em Ciências Sociais. O trabalho é divido em duas partes: referencial teórico e o guia pedagógico. No referencial teórico, utilizamos a definição de conhecimento poderoso de Young (2011) e as 05 (cinco) funções universais para o ensino de Sociologia difundidas por Florestan Fernandes. A teoria de Fernandes (1954) defendia a inclusão social e o desenvolvimento das classes mais pobres da sociedade, especialmente na área da educação; consideramos a influência de Karl Mannheim nas ideias de Fernandes (1954), ao tornar-se um dos maiores defensores da ideia de que a ciência, sobretudo a Sociologia, é um instrumento privilegiado para orientar a mudança social. Por fim, utilizamos dos documentos da legislação brasileira que rege a Educação Básica no que se refere ao ensino de Sociologia no Brasil. Produzimos o guia pedagógico com 05 (cinco) lições que oportunizam aos professores a utilização de recursos metodológicos e abordagens que ofereçam aos estudantes do Ensino Médio condições para apropriar-se de conceitos e teorias sociológicas. O guia tem como base para as lições o livro O que faz o brasil, Brasil de Roberto DaMatta e as representações das relações sociais na literatura brasileira. Esperamos que as lições sirvam de arrimo para o planejamento de outras aulas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. Educação. pt_BR
dc.title A Sociologia de Roberto Damatta na literatura de Machado de Assis e Lima Barreto: uma guia pedagógico para professores do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2025
dc.description.abstract This work presents, as its final product, a didactic guide aimed at supporting Sociology teachers across Brazil4especially those teaching the Sociology curriculum component without formal higher education or continuing training in Social Sciences. The work is divided into two main sections: the theoretical framework and the teaching guide. In the theoretical framework, we draw on Young’s (2010) concept of "powerful knowledge" and Florestan Fernandes' five universal functions for Sociology teaching. Fernandes' theory (1954) advocated for social inclusion and the educational development of Brazil’s poorest social classes. We also consider the influence of Karl Mannheim on Fernandes’ ideas, recognizing Fernandes as one of the foremost proponents of Sociology as a scientific tool for guiding social change. Additionally, we discuss the Brazilian educational legislation that regulates the teaching of Sociology in basic education. The didactic guide consists of five lessons, providing teachers with methodological resources and approaches designed to help high school students engage with key sociological concepts and theories. The guide draws on Roberto DaMatta’s book O que faz brasil, Brasil and explores representations of social relations in Brazilian literature, particularly through the works of Machado de Assis and Lima Barreto. We hope these lessons will serve as a foundation and inspiration for the planning of further Sociology classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42262
dc.date.accessioned 2025-06-25T21:18:27Z
dc.date.available 2025-06-25
dc.date.available 2025-06-25T21:18:27Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Sociologia e literatura pt_BR
dc.subject Guia pedagógico pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Machado de Assis – crítica e interpretação pt_BR
dc.subject Lima Barreto – crítica e interpretação pt_BR
dc.subject Roberto Damatta – crítica e interpretação pt_BR
dc.subject Professores de sociologia pt_BR
dc.subject Teaching Sociology pt_BR
dc.subject Sociology and literature pt_BR
dc.subject Pedagogical guide pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Machado de Assis – criticism and interpretation pt_BR
dc.subject Lima Barreto – criticism and interpretation pt_BR
dc.subject Roberto Damatta – criticism and interpretation pt_BR
dc.subject Sociology teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LAFAYETTE, Carla Simone de Souza Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Sociology of Roberto Damatta in the literature of Machado de Assis and Lima Barreto: a pedagogical guide for high school teachers. pt_BR
dc.identifier.citation LAFAYETTE, Carla Simone de Souza Silva. A Sociologia de Roberto Damatta na literatura de Machado de Assis e Lima Barreto: uma guia pedagógico para professores do ensino médio. 2025. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42262 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta