DSpace/Manakin Repository

Mulheres negras quilombolas e as políticas públicas afirmativas no ensino superior na Universidade Federal do Pará: escrivências de uma estudante negra quilombola.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID https://orcid.org/0000-0003-1917-8573 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9676599062963083 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CABRAL, Károl Veiga
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0001-5678-7859 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6421840541041541 pt_BR
dc.contributor.referee1 MORAES JÚNIOR, Manoel Ribeiro
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-6986-7671 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2429279552706202 pt_BR
dc.contributor.referee2 GALINDO, Dolores Cristina Gomes
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0003-2071-3967 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6781116835399339 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho trouxe importantes contribuições e reflexões sobre as mulheres negras quilombolas e as políticas públicas afirmativas no ensino superior na Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio das escrevivências de uma estudante negra quilombola. Para tanto, realizou-se uma breve história do contexto das mulheres negras quilombolas que foram, até certo ponto, excluídas de uma sociedade marcada por ausência de democracia etnocêntrica, que não valoriza a população negra. Diante dessa realidade, foi importante destacar que essa temática me constituiu como autora deste trabalho e me fez desejar aprofundar o estudo sobre o cotidiano de formação das mulheres negras nos processos de ingresso, permanência e realização do Ensino Superior, especialmente, das mulheres negras quilombolas. Buscou-se estabelecer uma analítica da interface da formação como garantia da universidade na perspectiva inclusiva dos direitos humanos, sobretudo, a partir da ênfase no direito à Educação no Ensino Superior por meio das políticas públicas de ações afirmativas. Desse modo, essa pesquisa teve como objetivo geral: analisar as escrevivências de uma mulher negra quilombola na Universidade Pública na Amazônia Paraense, acessando o Ensino Superior por cotas na UFPA. Como objetivos específicos foram estabelecidos os seguintes: a) Historicizar as memórias de uma mulher negra Quilombola, suas vivências e seus atravessamentos na luta por autodefinição e reafirmação na Universidade Federal do Pará; b) Analisar, por meio da escrevivência, as resistências e tensões vividas por mim como mulher negra quilombola amazônida durante a graduação; c) Avaliar os efeitos das ações afirmativas no ensino superior das mulheres negras quilombolas, analisando como elas são subjetivadas e criam relações de pertencimento na experiência acadêmica. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia desta pesquisa teve uma abordagem qualitativa e bibliográfica, trazendo a minha escrita através do conceito de escrevivência de Conceição Evaristo para construir a minha autobiografia, com a análise das memórias orais. Por fim, justifica-se este estudo, problematizando o acontecimento de que as mulheres negras na Amazônia Paraense, assim como, as mulheres quilombolas, indígenas entre outras venham ser protagonistas nos espaços ainda não ocupados por elas. Como resultados, é possível afirmar que há ganhos significativos na UFPA na garantia de direitos de ingresso e permanência de mulheres negras quilombolas na universidade, mesmo enfrentando dilemas e tensões na implantação das políticas públicas afirmativas pelo fato de que há conflitos na comunidade acadêmica e na sociedade quanto às cotas em função da defesa de privilégios de branquitude presentes em diversos espaços e relações sociais, o que implica em sofrimento no âmbito da saúde mental e coletiva de mulheres negras quilombolas atrelado às desigualdades sociais e raciais, materializadas pelo preconceito, racismo, etnocentrismo, sexismo, questões socioeconômicas e pela discriminação negativa que estão presentes na vida delas em um país que acredita na parcialidade de uma democracia universalizante. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA pt_BR
dc.publisher.initials UFPA pt_BR
dc.subject.cnpq Psicologia pt_BR
dc.title Mulheres negras quilombolas e as políticas públicas afirmativas no ensino superior na Universidade Federal do Pará: escrivências de uma estudante negra quilombola. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-08
dc.description.abstract This work brought important contributions and reflections on black quilombola women and affirmative public policies in higher education at the Federal University of Pará (UFPA), through the writings of a black quilombola student. To this end, a brief history was made of the context of black quilombola women who were, to a certain extent, excluded from a society marked by the absence of ethnocentric democracy, which does not value the black population. Given this reality, it was important to highlight that this theme constituted me as the author of this work and made me want to deepen the study of the daily training of black women in the processes of entry, retention and completion of Higher Education, especially of black quilombola women. We sought to establish an analysis of the training interface as a guarantee of the university from the inclusive perspective of human rights, above all, based on the emphasis on the right to Education in Higher Education through public affirmative action policies. Thus, this research had the general objective: to analyze the writings of a black quilombola woman at the Public University in the Amazon of Pará, accessing Higher Education through quotas at UFPA. The following were established as specific objectives: a) Historicize the memories of a black Quilombola woman, her experiences and her obstacles in the struggle for self-definition and reaffirmation at the Federal University of Pará; b) Analyze, through writing, the resistance and tensions I experienced as a black Amazonian quilombola woman during my undergraduate studies; c) Evaluate the effects of affirmative actions on higher education for black quilombola women, analyzing how they are subjectivized and create relationships of belonging in the academic experience. To achieve the proposed objectives, the methodology of this research had a qualitative and bibliographical approach, bringing my writing through Conceição Evaristo's concept of writing to build my autobiography, with the analysis of oral memories. In view of this, Finally, this study is justified, problematizing the event that black women in the Amazon of Pará, as well as quilombola and indigenous women, among others, come to be protagonists in spaces not yet occupied by them. As a result, it is possible to affirm that there are significant gains at UFPA in guaranteeing the rights of entry and permanence of black quilombola women at the university, even facing dilemmas and tensions in the implementation of affirmative public policies due to the fact that there are conflicts in the academic community and in society regarding quotas due to the defense of privileges of whiteness present in different spaces and social relations, which implies suffering in the mental and collective health of black quilombola women linked to social and racial inequalities, materialized by prejudice, racism, ethnocentrism, sexism, socioeconomic issues and negative discrimination that are present in their lives in a country that believes in the partiality of a universal democracy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42276
dc.date.accessioned 2025-06-26T13:03:33Z
dc.date.available 2025-06-26
dc.date.available 2025-06-26T13:03:33Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Mulheres quilombolas pt_BR
dc.subject Mulheres negras quilombolas pt_BR
dc.subject Ensino superior e mulheres quilombolas pt_BR
dc.subject Amazônia - mulheres negras pt_BR
dc.subject UFPA - Dissertação - mulheres quilombolas autoras pt_BR
dc.subject Cotas - ensino superior pt_BR
dc.subject Ações afirmativas - ensino superior pt_BR
dc.subject Estudante negra e quilombola pt_BR
dc.subject Conceição Evaristo - escrivência pt_BR
dc.subject Escrivência - estudante negra e quilombola pt_BR
dc.subject Escrita feminina quilombola pt_BR
dc.subject Mulheres quimbolas nas ciências - dissertação pt_BR
dc.subject Quilombo Vila de Umarizal - Baião - PA pt_BR
dc.subject Região Norte - dissertação - UFPA pt_BR
dc.subject Baião-PA - Quilombo Vila de Umarizal pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject Políticas públicas de cotas e afirmação pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola Vila de Umarizal - Baião - PA pt_BR
dc.subject Quilombola women pt_BR
dc.subject Black quilombola women pt_BR
dc.subject Higher education and quilombola women pt_BR
dc.subject Amazon - black women pt_BR
dc.subject UFPA - Dissertation - quilombola women authors pt_BR
dc.subject Quotas - higher education pt_BR
dc.subject Affirmative actions - higher education pt_BR
dc.subject Black quilombola student pt_BR
dc.subject Conceição Evaristo - clerk pt_BR
dc.subject Clerk - black quilombola student pt_BR
dc.subject Quilombola women's writing pt_BR
dc.subject Quimbola women in science - dissertation pt_BR
dc.subject Quilombo Vila de Umarizal - Baião - PA pt_BR
dc.subject Northern Region - dissertation - UFPA pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.subject Public policies of quotas and affirmation pt_BR
dc.subject Quilombola Community Vila de Umarizal - Baião - PA pt_BR
dc.subject Samba de cacete pt_BR
dc.subject Cultura quilombola pt_BR
dc.subject Quilombola culture pt_BR
dc.subject Direitos humanos
dc.subject Human rights
dc.subject Permanência - ensino superior - mulheres negras quilombolas
dc.subject Permanence - higher education - black quilombola women
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FREITAS, Ronilda Bordó de
dc.creator GARCIA, Ronilda Bordó de Freitas
dc.publisher Universidade Federal do Pará pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Black quilombola women and affirmative public policies in higher education at the Federal University of Pará: writings of a black quilombola student. pt_BR
dc.relation https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13995935
dc.identifier.citation FREITAS, Ronilda Bordó de. Mulheres negras quilombolas e as políticas públicas afirmativas no ensino superior na Universidade Federal do Pará: escrivências de uma estudante negra quilombola. 2023. 78f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Pará, Belém - PA - Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta