dc.creator.ID |
CÂMARA, F. D. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8177191765447920 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Lúcia Chaves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. L. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2883065146680171 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CONRADO, Monica Prates. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CONRADO, M. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6141735247260273 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DEUS, Zélia Amador de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DEUS, Z. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2137015557793418 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
REIS JÚNIOR, Leandro Passarinho. |
|
dc.contributor.referee3ID |
REIS JÚNIOR, L. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
REIS JÚNIOR |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Paira no imaginário social a ideia de que a Amazônia é terra de fauna, flora e <índio=. Ela
ficou esquecida pela historiografia tradicional, que considerava irrisória a presença
africana negra na configuração racial da região. Contudo, há tempos pesquisadores locais
vêm recolocando em suas pesquisas a importância da região no panorama nacional,
ressaltando a contribuição dos africanos negros traficados para o Grão-Pará. Assim,
contrariando o imaginário étnicorracial, o último censo do IBGE (2010) apontou que
76,7% dos paraenses declararam-se negros (69,5% pardos, 7,2% pretos), dados que
demonstram uma racialidade fortemente marcada pela mestiçagem, em que o mito da
democracia racial branqueadora dificulta a (auto) identificação de negritudes amazônidas,
que ficam escondidas sob uma morenidade e pelo mito do indígena. Dessa maneira o
racismo enquanto arma ideológica, preconceito e discriminação segue como um
modulador das relações sociais e o modus operandis do estão-nação. Considerando que
as análises devem ser feitas de modo articulado, faz-se necessário adotar a
interseccionalidade como instrumento para compreensões situadas em corpos concretos:
com raça, gênero, classe, território, história. Em que, no elo, mulheres negras são as
principais atingidas pela invisibilidade histórica, a mestiçagem e os piores índices de
desenvolvimentos humano, portanto possibilitam maior compreensão sobre a realidade
racial brasileira. Nesse sentindo, adotou-se o Pensamento Feminista Negro enquanto
epistemologia viável para se compreender como mulheres negras constroem suas
negritudes na Amazônia, em particular, na Região Metropolitana de Belém. Foi adotado
o conceito de campo-tema do construcionismo social, a partir do qual foram realizadas
rodas de conversas, anotações no diário de campo, conversas no cotidiano e utilização de
referenciais teóricos do Feminismo Negros e das relações raciais em uma tentativa de
problematizar os discursos sobre o tema e o que a Psicologia tem produzido com suas
práticas. Percebeu-se que as relações raciais são complexas e que na intersecção gêneroraça,
mulheres negras seguem marginalizadas social e academicamente, uma vez que
existem poucos estudos com/sobre as sujeitas políticas na Psicologia. As quais, pelo
posicionamento outsider within, trazem outras contribuições, a exemplo dos processos de
racialização na Amazônia. Embora estes ocorram no mesmo jogo de poder das relações
raciais brasileira, a constituição própria da história na Amazônia, as redes culturais e
materiais dos antepassados negros legaram construções de negritudes diferentes,
portanto, a negritude ontológica é inexistente e as mulheres negras existem em uma
diversidade. Logo, cabe à Psicologia o compromisso ético de contingenciar, assim como
outros pesquisadores vêm fazendo, as histórias da Amazônia e do Brasil em seus próprios
discursos, rompendo o pacto de silêncio sobre o racismo, qualificando suas práticas,
acolhendo quem lhe procura com sofrimentos psíquicos gerados pelo racismo e
combatendo ombro a ombro com os movimentos/feminismos negros o racismo em suas
interseções. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFPA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Psicologia. |
pt_BR |
dc.title |
Mulheres negras amazônidas frente à cidade morena: o lugar da Psicologia, os territórios de resistência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-10-05 |
|
dc.description.abstract |
The idea that the Amazon is a land of fauna, flora and "Indian" hangs in the social
imagination. It was forgotten by the traditional historiography that the black African
presence in the racial configuration of the region considered derisory. However, local
researchers have long been reinstating in their research the importance of the region in
the national panorama, highlighting the contribution of black Africans trafficked to Grão-
Pará. Thus, contrary to the imaginary, it was the last IBGE census (2010) that 76.7% of
the paraenses declared themselves to be blacks (69.5% brown, 7.2% black), data that
show a raciality strongly marked by miscegenation in that the myth of whitening racial
democracy hinders the (self) identification of Amazonian blackness that is hidden under
morenity and by the myth of the indigenous. In this way, racism as an ideological weapon,
prejudice and discrimination follows as a modulator of social relations and the modus
operandis of nation-state. Considering that the analyzes must be done in an articulated
way, it is necessary to adopt intersectionality as an instrument for understandings situated
in concrete bodies: with race, gender, class, territory, history. In that, black women are
the main victims of historical invisibility, miscegenation and the worst human
development indexes, so they allow a greater understanding of Brazilian racial reality. In
this sense, Black Feminist Thought was adopted as a viable epistemology to understand
how black women construct their blackness in the Amazon region, in particular, in the
Metropolitan Region of Belém. The concept-field of social constructionism was adopted
made conversation wheels, notes in the field diary, conversations in the daily life and use
of theoretical references of Black Feminism and of race relations in an attempt to
problematize the discourses on the theme and what Psychology has produced with its
practices. It has been noticed that racial relations are complex and that at the gender-race
intersection, black women are socially and academically marginalized since there are few
studies with / on the political subjects in Psychology which by positioning outsider within
brings other contributions, the for example, the processes of racialization in the Amazon.
Although these occur in the same power game of Brazilian racial relations, the very
constitution of history in the Amazon, the cultural and material networks of the black
ancestors bequeathed constructions of different negritude, therefore, ontological
negritude is non-existent and black women exist in a diversity. Therefore, it is up to
Psychology to ethically commit contingency, as other researchers have been doing, the
stories of the Amazon and Brazil in their own speeches, breaking the silence pact on
racism, qualifying their practices, welcoming those who seek them with psychic
sufferings generated by racism and fighting shoulder to shoulder with the black feminist
movements / racism at its intersections. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42282 |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-26T20:52:35Z |
|
dc.date.available |
2025-06-26 |
|
dc.date.available |
2025-06-26T20:52:35Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres negras |
pt_BR |
dc.subject |
Territórios de resistência |
pt_BR |
dc.subject |
Feminismo negro |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres amazônidas negras |
pt_BR |
dc.subject |
Morenicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Presença africana - amazônia |
pt_BR |
dc.subject |
Negros na amazônia |
pt_BR |
dc.subject |
Negritudes na amazônia |
pt_BR |
dc.subject |
Resistência - negros na Amazônia |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres quilombolas - Amazônia |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombo do Mola - Itapocu - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombo Itapocu - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Liderança mulher quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Felipa Maria Aranha - líder quilombola - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombo do Paxipal - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Pará - quilombos - mulheres |
pt_BR |
dc.subject |
Líder negra quilombola - Felipa Maria Aranha - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombo de Saracura - Santarém - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombo de Abacatal - Ananindeua - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombo do Umarizal - Baião - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Black women |
pt_BR |
dc.subject |
Territories of resistance |
pt_BR |
dc.subject |
Black feminism |
pt_BR |
dc.subject |
Black Amazonian women |
pt_BR |
dc.subject |
African presence - Amazonia |
pt_BR |
dc.subject |
Black people in the Amazonia |
pt_BR |
dc.subject |
Blackness in the Amazonia |
pt_BR |
dc.subject |
Resistance - black people in the Amazonia |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola women - Amazonia |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombo woman leader |
pt_BR |
dc.subject |
Felipa Maria Aranha - quilombola leader - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Pará - quilombos - women |
pt_BR |
dc.subject |
Black quilombola leader - Felipa Maria Aranha - Pará |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CÂMARA, Flávia Danielle da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal do Pará |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CÂMARA, Flávia Danielle da Silva. Mulheres negras amazônidas frente à cidade morena: o lugar da Psicologia, os territórios de resistência. 2017. 216f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Pará, Belém - PA - Brasil, 2017. |
pt_BR |