Repositorio Dspace/Manakin

Acolhimento na atenção primária em saúde: conceitos e percepções de gestores e profissionais da saúde.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID SOUSA, M. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MIRANDA, Larissa Mariz Soares Vilar de.
dc.contributor.advisor1ID MARIZ, L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Miranda, LSMV. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SOARES MARIZ, Larissa. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2791975887498952 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Gigliola Marcos Bernardo de.
dc.contributor.referee1ID LIMA, G. M. B. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8351409833101972 pt_BR
dc.contributor.referee2 LEANO, Heloisy Alves de Medeiros.
dc.contributor.referee2ID MEDEIROS, H. A. de. pt_BR
dc.contributor.referee2ID LEANO, H. A. de M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6257020345254911 pt_BR
dc.description.resumo O acolhimento no Sistema Público de Saúde do Brasil é uma ação que envolve atenção, negociação e resolução, que visa fortalecer o vínculo entre equipe de saúde e os usuários. Sendo crucial para resolver obstáculos que afetam a organização do trabalho e o cuidado prestado. Esse trabalho objetiva compreender a percepção dos profissionais e gestores de saúde sobre a política de acolhimento na Atenção Primária em Saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e de teor social, realizada no período de Agosto a Setembro de 2024, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na cidade de Cuité, situada na região do Curimataú, no estado da Paraíba. A pesquisa foi desenvolvida na Atenção Primária em Saúde e os participantes foram profissionais da saúde e gestores do município pesquisado. A amostra foi constituída de profissionais que compõem a APS e os gestores e contou com 17 participantes. Foram incluídos profissionais de saúde da APS e gestores há pelo menos 3 meses na função e/ou que tenham atuado na APS, com vivência para falar sobre a temática e que tenham mais de 18 anos. Foram excluídos aqueles que estiverem afastados no momento da coleta de dados, que não compreendam a linguagem oral e que não tenham capacidade de comunicação efetiva para realização das entrevistas. O instrumento utilizado foi uma entrevista semi-estruturada. O estudo seguiu as diretrizes regulamentadoras da Resolução nº 466/2012 e foi aprovado com CAAE 79910024.7.0000.0154. Diante dos critérios estabelecidos, evidenciou-se uma predominância de participantes do sexo feminino, com ensino superior completo. Como resultado da pesquisa, foram analisados 159 segmentos de textos, resultando em 86,89% de aproveitamento. Emanaram das análises 7 classes e dessas 3 categorias, sendo elas: "Entendimento e estratégias: como realizar o acolhimento na Atenção Primária à Saúde”; “Perspectiva dos profissionais da APS sobre o cotidiano do acolhimento”; "Conhecendo as dificuldades dos profissionais sobre o acolhimento”. As principais ideias referente ao acolhimento foram vistas como estratégias de vínculo, dificuldades no acolhimento e a importância da escuta ativa. Para os participantes o acolhimento foi entendido como prática para além da recepção, que envolve estabelecimento de vínculo e ambiente seguro e confortável. O estudo destacou a necessidade de novas capacitações para profissionais e gestores da APS sobre o acolhimento, uma vez que muitos têm uma compreensão limitada do tema. Além disso, algumas dificuldades são apontadas como barreiras para a realização do acolhimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Acolhimento na atenção primária em saúde: conceitos e percepções de gestores e profissionais da saúde. pt_BR
dc.date.issued 2025-04-23
dc.description.abstract Reception in the Brazilian Public Health System is an action that involves attention, negotiation and resolution, which aims to strengthen the bond between the health team and users. It is crucial to overcome obstacles that affect the organization of work and the care provided. This work aims to understand the perception of health professionals and managers about the reception policy in Primary Health Care. This is a qualitative, exploratory and social research, carried out from August to September 2024, in the Basic Health Units (UBS), in the city of Cuité, located in the Curimataú region, in the state of Paraíba. The research was developed in Primary Health Care and the participants were health professionals and managers of the municipality surveyed. The sample consisted of professionals who make up the APS and the managers and had 17 participants. Primary health professionals and managers who had been in the role for at least 3 months and/or who had worked in Primary Health Care, with experience to speak on the topic and who were over 18 years old were included. Those who were absent at the time of data collection, who did not understand oral language and who did not have the ability to communicate effectively to conduct the interviews were excluded. The instrument used was a semi-structured interview. The study followed the regulatory guidelines of Resolution No. 466/2012 and was approved with CAAE 79910024.7.0000.0154. Given the established criteria, a predominance of female participants with completed higher education was evident. As a result of the research, 159 text segments were analyzed, resulting in 86.89% utilization. Seven classes emerged from the analyses and from these three categories, they are: "Understanding and strategies: how to perform reception in Primary Health Care"; "Perspective of PHC professionals on the daily reception"; "Understanding the difficulties professionals face regarding reception.” The main ideas regarding reception were seen as bonding strategies, difficulties in reception and the importance of active listening. For the participants, reception was understood as a practice beyond reception, which involves establishing bonds and a safe and comfortable environment. The study highlighted the need for new training for PHC professionals and managers on reception, since many have a limited understanding of the topic. In addition, some difficulties are pointed out as barriers to carrying out reception. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42283
dc.date.accessioned 2025-06-26T22:57:43Z
dc.date.available 2025-06-26
dc.date.available 2025-06-26T22:57:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Atenção Primária em Saúde pt_BR
dc.subject Acolhimento pt_BR
dc.subject Profissionais da Atenção Primária em Saúde pt_BR
dc.subject Gestores em saúde pt_BR
dc.subject Saúde pública pt_BR
dc.subject Unidade Básica de Saúde – Cuité - PB pt_BR
dc.subject Centro de Educação e Saúde pt_BR
dc.subject Primary Health Care pt_BR
dc.subject Primary Health Care Professionals pt_BR
dc.subject Public health pt_BR
dc.subject Education and Health Center pt_BR
dc.subject Reception pt_BR
dc.subject Health managers pt_BR
dc.subject Basic Health Unit – Cuité - PB pt_BR
dc.subject Atención Primaria de Salud pt_BR
dc.subject Profesionales de Atención Primaria de Salud pt_BR
dc.subject Salud publica pt_BR
dc.subject Centro de Educación y Salud pt_BR
dc.subject Recepción pt_BR
dc.subject Gestores de salud pt_BR
dc.subject Unidad Básica de Salud – Cuité - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Maria Marina Resendes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reception in primary health care: concepts and perceptions of health managers and professionals. pt_BR
dc.title.alternative Recepción en atención primaria de salud: conceptos y percepciones de gestores y profesionales de la salud. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Maria Marina Resendes de. Acolhimento na atenção primária em saúde: conceitos e percepções de gestores e profissionais da saúde. 2025. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42283 pt_BR
dc.description.resumen La recepción en el Sistema Público de Salud Brasileño es una acción que implica atención, negociación y resolución, cuyo objetivo es fortalecer el vínculo entre el equipo de salud y los usuarios. Es crucial superar los obstáculos que afectan la organización del trabajo y la atención brindada. Este trabajo tiene como objetivo comprender la percepción de los profesionales de la salud y los gestores sobre la política de recepción en la Atención Primaria de Salud. Se trata de una investigación cualitativa, exploratoria y social, realizada de agosto a septiembre de 2024, en las Unidades Básicas de Salud (UBS), en la ciudad de Cuité, ubicada en la región de Curimataú, en el estado de Paraíba. La investigación se desarrolló en la Atención Primaria de Salud y los participantes fueron profesionales de la salud y gestores del municipio encuestado. La muestra estuvo compuesta por profesionales que conforman la APS y los gestores y contó con 17 participantes. Se incluyeron profesionales de la salud primaria y gestores con al menos 3 meses de antigüedad en el cargo y/o que hubieran trabajado en la Atención Primaria de Salud, con experiencia para hablar sobre el tema y mayores de 18 años. Se excluyó a quienes estuvieron ausentes en el momento de la recolección de datos, no comprendían el lenguaje hablado ni tenían la capacidad de comunicarse eficazmente para realizar las entrevistas. El instrumento utilizado fue una entrevista semiestructurada. El estudio siguió las directrices regulatorias de la Resolución n.º 466/2012 y fue aprobado con la CAAE 79910024.7.0000.0154. Dados los criterios establecidos, hubo un predominio de participantes mujeres con educación superior completa. Como resultado de la investigación, se analizaron 159 segmentos de texto, con un 86,89 % de éxito. Del análisis surgieron siete clases, de las cuales tres categorías: «Comprensión y estrategias: cómo realizar la recepción en Atención Primaria de Salud»; «Perspectiva de los profesionales de APS sobre la rutina diaria de la recepción»; «Comprender las dificultades de los profesionales en relación con la recepción». Las ideas principales sobre la recepción se consideraron estrategias de vinculación, dificultades en la recepción y la importancia de la escucha activa. Para los participantes, la recepción se entendió como una práctica que va más allá de la recepción, que implica establecer vínculos y un entorno seguro y confortable. El estudio destacó la necesidad de nueva formación para los profesionales y gestores de APS en recepción, ya que muchos tienen una comprensión limitada del tema. Además, se señalan algunas dificultades que dificultan la realización de la recepción. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta