dc.creator.ID |
PINHEIRO, D. M. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8579207522703438 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LEAL, Luiz Augusto Pinheiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LEAL, L. A. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7967678999713659 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PINTO, Benedita Celeste de Moraes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PINTO, B. C. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7489392738166786 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FIGUEIREDO, Fábio Baqueiro. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FIGUEIREDO, F. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1806117156597780 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
NASCIMENTO, Washigton Santos. |
|
dc.contributor.referee3ID |
NASCIMENTO, W. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho visou compreender a ação política de mulheres no processo de
independência de Angola e a influência educacional metodista. Especialmente aquelas
que fizeram parte das resistências anticoloniais. A análise teve como principal objetivo
compreender as missões protestantes metodistas em Angola e sua atuação no
desenvolvimento da educação formal para meninas, especialmente, analisando a
atuação de Deolinda Rodrigues, durante o período de lutas anticoloniais. A
documentação utilizada para a elaboração da pesquisa foi o diário de um exílio sem
regresso. Luanda: Nzila (2003) de Deolinda Rodrigues; a Declaração do Reverendo
Malcolm MoVeigh de Stanhope, Nova Jersey, missionário da Igreja Metodista para
Angola; África (1558-1961) e o livro <Angola Colonial fotografada por missionários
metodistas=, publicado por Paul. A. Blake. Fundação Agostinho Neto (2019). O acesso
aos documentos foi viabilizado graças ao uso, como metodologia de pesquisa, dos
acervos digitais, essencialmente por meio da Associação Tchiweka de Documentação
(ATD); a Fundação Mario Soares e Memórias da África e do ocidente. A pesquisa foi
desenvolvida através dos acervos digitais. Segundo Almeida (2011), a internet
possibilita a <redução no espaço= e a ampliação do historiador na pesquisa. A
Metodologia aplicada fundamentou-se em pesquisas que trataram sobre tema
proposto. Para isto, trabalhamos com a seguinte bibliografia: OYEWÚMÍ (2021), que
foi a base para analisar a questão de gênero para além do Ocidente, sem homogeneizar
e entender as questões de gênero no continente africano, enquanto, construto social
colonial. Paredes (2010), analisando a igreja metodista e o movimento MPLA através
dos escritos de Deolinda Rodrigues, o qual a autora faz uma análise da educação de
Deolinda através da igreja, sua entrada no MPLA e as críticas relatada por Deolinda
Rodrigues em seu diário pessoal. Cujos resultados, consistiram na percepção de
compreender que a educação formal, realizada pelas missões metodistas, foi sinônimo
de maiores possibilidades educacionais para muitos angolanos que estiveram lutando
contra o colonialismo português. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Campus Universitário do Tocantins/Cametá |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFPA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
“É fácil ser cristão quando se vive bem com eles”: educação, cultura e engajamento feminino em Angola. (1939-1970). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.description.abstract |
This paper aims to understand the political action of women in the process of
independence of Angola, and the Methodist educational influence. Especially those
who were part of the anti-colonial resistance. The analysis has as main objective to
understand the Methodist Protestant missions in Angola and their performance in the
development of formal education for girls, especially analyzing the performance of
Deolinda Rodrigues during the period of anti-colonial struggles. The documentation
used for the research was the Diary of an Exile without Return. Luanda: Nzila, 2003
by Deolinda Rodrigues the Statement of the Reverend Malcolm MoVeigh of Stanhope,
New Jersey, missionary of the Methodist Church to Angola, Africa, 1558-1961 and
the book "Colonial Angola photographed by Methodist missionaries", published by
Paul. A. Blake. foundation Agostinho Neto, 2019. Access to the documents was made
possible thanks to the use, as research methodology, the digital collections, essentially
through the Tchiweka Association of Documentation (ATD); the Mario Soares
Foundation and Memories of Africa and the West. The research was developed
through the digital collections, according to Almeida (2011), the internet enables the
"reduction in space" and the expansion of the historian in the research. The applied
methodology is based on research on this theme. For this, we work with the following
bibliography, OYEWÚMÍ (2021) will be the basis for analyzing the gender issue
beyond the West, without homogenizing and understanding gender issues on the
African continent, as a colonial social construct. Paredes (2010), analyzing the
Methodist church and the MPLA movement through the writings of Deolinda
Rodrigues, which the author makes an analysis of Deolinda's education through the
church, her entry into the MPLA and the criticism reported by Deolinda Rodrigues in
her personal diary. Whose results, consisted in the perception of understanding that
formal education conducted by the Methodist missions was synonymous with greater
educational possibilities for many Angolans who were fighting against Portuguese
colonialism. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42302 |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-27T17:51:55Z |
|
dc.date.available |
2025-06-27 |
|
dc.date.available |
2025-06-27T17:51:55Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres negras |
pt_BR |
dc.subject |
Angola - educação feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola Arimandeua - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Pará - Comunidade Quilombola Arimandeua |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de mulheres quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Autoria quilombola feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres quilombolas nas ciências - dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Dissertação -UFPA - mulher quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Samba de Cacete - Comunidade Quilombola Arimandeua - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Metodismo em Angola |
pt_BR |
dc.subject |
Educação formal |
pt_BR |
dc.subject |
Black women |
pt_BR |
dc.subject |
Angola - female education |
pt_BR |
dc.subject |
Arimandeua Quilombola Community - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Pará - Arimandeua Quilombola Community |
pt_BR |
dc.subject |
Education of quilombola women |
pt_BR |
dc.subject |
Female quilombola authorship |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola women in science - dissertation |
pt_BR |
dc.subject |
Dissertation -UFPA - quilombola woman |
pt_BR |
dc.subject |
Samba de Cacete - Arimandeua Quilombola Community - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Methodism in Angola |
pt_BR |
dc.subject |
Formal education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PINHEIRO, Daelem Maria Rodrigues. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PINHEIRO, Daélem Maria Rodrigues. “É fácil ser cristão quando se vive bem com eles”: educação, cultura e engajamento feminino em Angola. (1939-1970). 2023. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2023. |
pt_BR |