DSpace/Manakin Repository

“É fácil ser cristão quando se vive bem com eles”: educação, cultura e engajamento feminino em Angola. (1939-1970).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PINHEIRO, D. M. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8579207522703438 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LEAL, Luiz Augusto Pinheiro.
dc.contributor.advisor1ID LEAL, L. A. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7967678999713659 pt_BR
dc.contributor.referee1 PINTO, Benedita Celeste de Moraes.
dc.contributor.referee1ID PINTO, B. C. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7489392738166786 pt_BR
dc.contributor.referee2 FIGUEIREDO, Fábio Baqueiro.
dc.contributor.referee2ID FIGUEIREDO, F. B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1806117156597780 pt_BR
dc.contributor.referee3 NASCIMENTO, Washigton Santos.
dc.contributor.referee3ID NASCIMENTO, W. S. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho visou compreender a ação política de mulheres no processo de independência de Angola e a influência educacional metodista. Especialmente aquelas que fizeram parte das resistências anticoloniais. A análise teve como principal objetivo compreender as missões protestantes metodistas em Angola e sua atuação no desenvolvimento da educação formal para meninas, especialmente, analisando a atuação de Deolinda Rodrigues, durante o período de lutas anticoloniais. A documentação utilizada para a elaboração da pesquisa foi o diário de um exílio sem regresso. Luanda: Nzila (2003) de Deolinda Rodrigues; a Declaração do Reverendo Malcolm MoVeigh de Stanhope, Nova Jersey, missionário da Igreja Metodista para Angola; África (1558-1961) e o livro <Angola Colonial fotografada por missionários metodistas=, publicado por Paul. A. Blake. Fundação Agostinho Neto (2019). O acesso aos documentos foi viabilizado graças ao uso, como metodologia de pesquisa, dos acervos digitais, essencialmente por meio da Associação Tchiweka de Documentação (ATD); a Fundação Mario Soares e Memórias da África e do ocidente. A pesquisa foi desenvolvida através dos acervos digitais. Segundo Almeida (2011), a internet possibilita a <redução no espaço= e a ampliação do historiador na pesquisa. A Metodologia aplicada fundamentou-se em pesquisas que trataram sobre tema proposto. Para isto, trabalhamos com a seguinte bibliografia: OYEWÚMÍ (2021), que foi a base para analisar a questão de gênero para além do Ocidente, sem homogeneizar e entender as questões de gênero no continente africano, enquanto, construto social colonial. Paredes (2010), analisando a igreja metodista e o movimento MPLA através dos escritos de Deolinda Rodrigues, o qual a autora faz uma análise da educação de Deolinda através da igreja, sua entrada no MPLA e as críticas relatada por Deolinda Rodrigues em seu diário pessoal. Cujos resultados, consistiram na percepção de compreender que a educação formal, realizada pelas missões metodistas, foi sinônimo de maiores possibilidades educacionais para muitos angolanos que estiveram lutando contra o colonialismo português. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Campus Universitário do Tocantins/Cametá pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA pt_BR
dc.publisher.initials UFPA pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title “É fácil ser cristão quando se vive bem com eles”: educação, cultura e engajamento feminino em Angola. (1939-1970). pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract This paper aims to understand the political action of women in the process of independence of Angola, and the Methodist educational influence. Especially those who were part of the anti-colonial resistance. The analysis has as main objective to understand the Methodist Protestant missions in Angola and their performance in the development of formal education for girls, especially analyzing the performance of Deolinda Rodrigues during the period of anti-colonial struggles. The documentation used for the research was the Diary of an Exile without Return. Luanda: Nzila, 2003 by Deolinda Rodrigues the Statement of the Reverend Malcolm MoVeigh of Stanhope, New Jersey, missionary of the Methodist Church to Angola, Africa, 1558-1961 and the book "Colonial Angola photographed by Methodist missionaries", published by Paul. A. Blake. foundation Agostinho Neto, 2019. Access to the documents was made possible thanks to the use, as research methodology, the digital collections, essentially through the Tchiweka Association of Documentation (ATD); the Mario Soares Foundation and Memories of Africa and the West. The research was developed through the digital collections, according to Almeida (2011), the internet enables the "reduction in space" and the expansion of the historian in the research. The applied methodology is based on research on this theme. For this, we work with the following bibliography, OYEWÚMÍ (2021) will be the basis for analyzing the gender issue beyond the West, without homogenizing and understanding gender issues on the African continent, as a colonial social construct. Paredes (2010), analyzing the Methodist church and the MPLA movement through the writings of Deolinda Rodrigues, which the author makes an analysis of Deolinda's education through the church, her entry into the MPLA and the criticism reported by Deolinda Rodrigues in her personal diary. Whose results, consisted in the perception of understanding that formal education conducted by the Methodist missions was synonymous with greater educational possibilities for many Angolans who were fighting against Portuguese colonialism. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42302
dc.date.accessioned 2025-06-27T17:51:55Z
dc.date.available 2025-06-27
dc.date.available 2025-06-27T17:51:55Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Mulheres negras pt_BR
dc.subject Angola - educação feminina pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola Arimandeua - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Pará - Comunidade Quilombola Arimandeua pt_BR
dc.subject Educação de mulheres quilombolas pt_BR
dc.subject Autoria quilombola feminina pt_BR
dc.subject Mulheres quilombolas nas ciências - dissertação pt_BR
dc.subject Dissertação -UFPA - mulher quilombola pt_BR
dc.subject Samba de Cacete - Comunidade Quilombola Arimandeua - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Metodismo em Angola pt_BR
dc.subject Educação formal pt_BR
dc.subject Black women pt_BR
dc.subject Angola - female education pt_BR
dc.subject Arimandeua Quilombola Community - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Pará - Arimandeua Quilombola Community pt_BR
dc.subject Education of quilombola women pt_BR
dc.subject Female quilombola authorship pt_BR
dc.subject Quilombola women in science - dissertation pt_BR
dc.subject Dissertation -UFPA - quilombola woman pt_BR
dc.subject Samba de Cacete - Arimandeua Quilombola Community - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Methodism in Angola pt_BR
dc.subject Formal education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PINHEIRO, Daelem Maria Rodrigues.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation PINHEIRO, Daélem Maria Rodrigues. “É fácil ser cristão quando se vive bem com eles”: educação, cultura e engajamento feminino em Angola. (1939-1970). 2023. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta