dc.creator.ID |
COSTA, V. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PARENTE, Francilene de Aguiar. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PARENTE, F. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9404017739145648 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AMORAS, Maria do Socorro Rayol. |
|
dc.contributor.referee1ID |
AMORAS, M. D. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4427101624225075 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PINTO, Benedita Celeste de Moraes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PINTO, B. C. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7489392738166786 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
PINHO, Vilma Aparecida de. |
|
dc.contributor.referee3ID |
PINHO, V. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2018069654110698 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Analisamos o percurso acadêmico de quilombolas estudantes da comunidade Boa Vista, no
município de Baião/PA na UNIFESSPA, explorando as condições de acesso e permanência,
para mapear o percurso acadêmico dos quilombolas estudantes que ingressaram na
UNIFESSPA pela política de ações afirmativas; conhecer a trajetória dos quilombolas
estudantes da comunidade Boa vista na UNIFESSPA; compreender os entraves encontrados e
seus possíveis desdobramentos; entender as alternativas encontradas pelos quilombolas
estudantes para suprir as necessidades com as quais se depararam; e refletir sobre os impactos
socioculturais do processo seletivo especial (PSE) para os quilombolas estudantes e no
quilombo de pertencimento. A partir da questão-problema como tem sido o percurso acadêmico
dos estudantes da comunidade quilombola Boa Vista, no que tange a permanência na
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará 3 UNIFESSPA? Buscou-se estudar alguns
autores, como: Bourdieu (1983), Bosi (1994), Gomes (1997), Thompsom (1997), Pinto (1999),
Leite (2000), Fabrini (2006), Bourdieu (2007), Nogueira (2008), Domingues e Gomes (2013),
Silva (2014), Nascimento (2016), Santos (2017), Meireles (2020), Pinto (2021), Farias (2021);
Costa e Medeiros (2022), Lopes (2022), Moehlecke (2002), Munanga, (2005), Alves (2020),
dentre outros. Neste sentido, o uso de entrevistas em profundidade, a partir do uso do método
autobiográfico, foi um dos métodos utilizados, dada a participação forte do indivíduo, o qual
tem o compromisso com o processo de reflexão a partir de seu interesse e a compreensão do
outro e de si, tendo em vista minha experiência na Universidade Federal do Pará (UFPA), com
a técnica da história oral. Para a obtenção dos dados o uso dos recursos da mídia digital
WhatsApp, posteriormente conversas interpessoais in loco a fim de conhecer a percepção dos
discentes entrevistados em relação à vivência na universidade. Os resultados indicam que a
presença de quilombolas de Boa Vista na educação superior teve um aumento relevante
passando de dois estudantes na UFPA em 2016 e 2023 para 16 na UNIFESSPA no ano de 2023,
para além das questões relacionadas à permanência na universidade, pois todos os
colaboradores são dependentes da bolsa para a permanência na UNIFESSPA. Portanto, mesmo
com as dificuldades encontradas na permanência acadêmica, dos seis estudantes do quilombo
Boa Vista que participaram da pesquisa, apenas dois narraram a desistência do curso no
momento, nos cursos de História e de Engenharia Mecânica, os demais seguem enfrentando as
dificuldades do ensino superior e mais os desafios para seguir como quilombolas na
universidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Campus Universitário do Tocantins/Cametá |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFPA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Da comunidade à universidade: uma análise do percurso acadêmico dos quilombolas estudantes de Boa Vista, Baião-PA (2028-2023). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.description.abstract |
We analyzed the academic path of quilombola students from the Boa Vista Community, in the
the municipality fo Baião/ PA at UNIFESSPA, exploring the conditions os access and
permanence, to map the academic path of quilombola students who joined UNIFESSPA
through the affirmative action policy; learn about the trajectory of quilombola students from
the Boa Vista Community at UNIFESSPA; understand the barriers encountered and their
possible consequences; understand the alternatives found by student quilombolas to meet the
needs they faced; and reflect on the sociocultural impacts of the special selection process (PSE)
for student quilombolas and the quilombo They belong to. From the question-problem, how has
the academic path of students from the Boa Vista quilombola Community been, in terms of
permanence at the Federal University of South and Southeast Pará- UNIFESSPA? We sought
to study some authors, such as: Bourdieu (1983), Bosi (1994), Gomes (1997), Thompsom
(1997), Pinto (1999), Leite (2000), Fabrini (2006), Bourdieu (2007), Nogueira (2008),
Domingues e Gomes (2013), Silva (2014), Nascimento (2016), Santos (2017), Meireles (2020),
Pinto (2021), Farias (2021); Costa e Medeiros (2022), Lopes (2022), Moehlecke (2002),
Munanga, (2005), Alves, (2020), among others. In this sense, the use of in-depth interviews,
based on the use of the autobiographical method, was one of the methods used, givem the Strong
participation of the individual, who is committed to the processo of reflection based on his
interest and understanding of the Other and the self, considering my experience at the Federal
University of Pará (UFPA), with the technique of oral history. In order to obtain the data, the
use of WhatsApp digital media resources was used, followed by interpersonal conversations in
loco in order to know the perception of the interviewed studentes in relation to their experience
at the University. The results indicate that the presence of Quilombolas from Boa Vista in higher
two had a significant increase, going from two students at UFPA in 2016 and 2023 to 16 at
UNIFESSPAin 2023, in addition to issues related to satying at the University, since all
employees are dependente on the scholarship to stay at UNIFESSPA. Therefore, even with the
difficuties encountered in academic permanence, of the six students from Quilombo Boa Vista
who participated in the reseanch, Only two reported dropping out of the course at the time, in
the History and Mechanical Engineering courses, the others continue to face the difficulties of
teaching higher education and more the challenges to follow as quilombolas in the university. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42304 |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-27T18:24:04Z |
|
dc.date.available |
2025-06-27 |
|
dc.date.available |
2025-06-27T18:24:04Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombo Boa Vista - Baião-PA |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Autoria feminina quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas na universidade |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola Boa Vista - Baião-PA |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes quilombolas - Baião-PA |
pt_BR |
dc.subject |
Educação superior e estudantes quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
UFPA - dissertação - mulheres quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Ações afirmativas |
pt_BR |
dc.subject |
Política de cotas |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidades negras rurais - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Festival Quilombola - Boa Vista - Baião-PA |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola women |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola female authorship |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas at the university |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola community Boa Vista - Baião-PA |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola students - Baião-PA |
pt_BR |
dc.subject |
Higher education and quilombola students |
pt_BR |
dc.subject |
UFPA - dissertation - quilombola women |
pt_BR |
dc.subject |
Affirmative actions |
pt_BR |
dc.subject |
Quota policy |
pt_BR |
dc.subject |
Rural black communities - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola festival - Boa Vista - Baião-PA |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Valdriana Lira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal do Pará |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Valdriana Lira da. Da comunidade à universidade: uma análise do percurso acadêmico dos quilombolas estudantes de Boa Vista, Baião-PA (2028-2023). 2023. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2023. |
pt_BR |