DSpace/Manakin Repository

Da comunidade à universidade: uma análise do percurso acadêmico dos quilombolas estudantes de Boa Vista, Baião-PA (2028-2023).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, V. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1 PARENTE, Francilene de Aguiar.
dc.contributor.advisor1ID PARENTE, F. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9404017739145648 pt_BR
dc.contributor.referee1 AMORAS, Maria do Socorro Rayol.
dc.contributor.referee1ID AMORAS, M. D. R. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4427101624225075 pt_BR
dc.contributor.referee2 PINTO, Benedita Celeste de Moraes.
dc.contributor.referee2ID PINTO, B. C. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7489392738166786 pt_BR
dc.contributor.referee3 PINHO, Vilma Aparecida de.
dc.contributor.referee3ID PINHO, V. A. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/2018069654110698 pt_BR
dc.description.resumo Analisamos o percurso acadêmico de quilombolas estudantes da comunidade Boa Vista, no município de Baião/PA na UNIFESSPA, explorando as condições de acesso e permanência, para mapear o percurso acadêmico dos quilombolas estudantes que ingressaram na UNIFESSPA pela política de ações afirmativas; conhecer a trajetória dos quilombolas estudantes da comunidade Boa vista na UNIFESSPA; compreender os entraves encontrados e seus possíveis desdobramentos; entender as alternativas encontradas pelos quilombolas estudantes para suprir as necessidades com as quais se depararam; e refletir sobre os impactos socioculturais do processo seletivo especial (PSE) para os quilombolas estudantes e no quilombo de pertencimento. A partir da questão-problema como tem sido o percurso acadêmico dos estudantes da comunidade quilombola Boa Vista, no que tange a permanência na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará 3 UNIFESSPA? Buscou-se estudar alguns autores, como: Bourdieu (1983), Bosi (1994), Gomes (1997), Thompsom (1997), Pinto (1999), Leite (2000), Fabrini (2006), Bourdieu (2007), Nogueira (2008), Domingues e Gomes (2013), Silva (2014), Nascimento (2016), Santos (2017), Meireles (2020), Pinto (2021), Farias (2021); Costa e Medeiros (2022), Lopes (2022), Moehlecke (2002), Munanga, (2005), Alves (2020), dentre outros. Neste sentido, o uso de entrevistas em profundidade, a partir do uso do método autobiográfico, foi um dos métodos utilizados, dada a participação forte do indivíduo, o qual tem o compromisso com o processo de reflexão a partir de seu interesse e a compreensão do outro e de si, tendo em vista minha experiência na Universidade Federal do Pará (UFPA), com a técnica da história oral. Para a obtenção dos dados o uso dos recursos da mídia digital WhatsApp, posteriormente conversas interpessoais in loco a fim de conhecer a percepção dos discentes entrevistados em relação à vivência na universidade. Os resultados indicam que a presença de quilombolas de Boa Vista na educação superior teve um aumento relevante passando de dois estudantes na UFPA em 2016 e 2023 para 16 na UNIFESSPA no ano de 2023, para além das questões relacionadas à permanência na universidade, pois todos os colaboradores são dependentes da bolsa para a permanência na UNIFESSPA. Portanto, mesmo com as dificuldades encontradas na permanência acadêmica, dos seis estudantes do quilombo Boa Vista que participaram da pesquisa, apenas dois narraram a desistência do curso no momento, nos cursos de História e de Engenharia Mecânica, os demais seguem enfrentando as dificuldades do ensino superior e mais os desafios para seguir como quilombolas na universidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Campus Universitário do Tocantins/Cametá pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA pt_BR
dc.publisher.initials UFPA pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Da comunidade à universidade: uma análise do percurso acadêmico dos quilombolas estudantes de Boa Vista, Baião-PA (2028-2023). pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract We analyzed the academic path of quilombola students from the Boa Vista Community, in the the municipality fo Baião/ PA at UNIFESSPA, exploring the conditions os access and permanence, to map the academic path of quilombola students who joined UNIFESSPA through the affirmative action policy; learn about the trajectory of quilombola students from the Boa Vista Community at UNIFESSPA; understand the barriers encountered and their possible consequences; understand the alternatives found by student quilombolas to meet the needs they faced; and reflect on the sociocultural impacts of the special selection process (PSE) for student quilombolas and the quilombo They belong to. From the question-problem, how has the academic path of students from the Boa Vista quilombola Community been, in terms of permanence at the Federal University of South and Southeast Pará- UNIFESSPA? We sought to study some authors, such as: Bourdieu (1983), Bosi (1994), Gomes (1997), Thompsom (1997), Pinto (1999), Leite (2000), Fabrini (2006), Bourdieu (2007), Nogueira (2008), Domingues e Gomes (2013), Silva (2014), Nascimento (2016), Santos (2017), Meireles (2020), Pinto (2021), Farias (2021); Costa e Medeiros (2022), Lopes (2022), Moehlecke (2002), Munanga, (2005), Alves, (2020), among others. In this sense, the use of in-depth interviews, based on the use of the autobiographical method, was one of the methods used, givem the Strong participation of the individual, who is committed to the processo of reflection based on his interest and understanding of the Other and the self, considering my experience at the Federal University of Pará (UFPA), with the technique of oral history. In order to obtain the data, the use of WhatsApp digital media resources was used, followed by interpersonal conversations in loco in order to know the perception of the interviewed studentes in relation to their experience at the University. The results indicate that the presence of Quilombolas from Boa Vista in higher two had a significant increase, going from two students at UFPA in 2016 and 2023 to 16 at UNIFESSPAin 2023, in addition to issues related to satying at the University, since all employees are dependente on the scholarship to stay at UNIFESSPA. Therefore, even with the difficuties encountered in academic permanence, of the six students from Quilombo Boa Vista who participated in the reseanch, Only two reported dropping out of the course at the time, in the History and Mechanical Engineering courses, the others continue to face the difficulties of teaching higher education and more the challenges to follow as quilombolas in the university. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42304
dc.date.accessioned 2025-06-27T18:24:04Z
dc.date.available 2025-06-27
dc.date.available 2025-06-27T18:24:04Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Quilombo Boa Vista - Baião-PA pt_BR
dc.subject Mulheres quilombolas pt_BR
dc.subject Autoria feminina quilombola pt_BR
dc.subject Quilombolas na universidade pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola Boa Vista - Baião-PA pt_BR
dc.subject Estudantes quilombolas - Baião-PA pt_BR
dc.subject Educação superior e estudantes quilombolas pt_BR
dc.subject UFPA - dissertação - mulheres quilombolas pt_BR
dc.subject Ações afirmativas pt_BR
dc.subject Política de cotas pt_BR
dc.subject Comunidades negras rurais - Pará pt_BR
dc.subject Festival Quilombola - Boa Vista - Baião-PA pt_BR
dc.subject Quilombola women pt_BR
dc.subject Quilombola female authorship pt_BR
dc.subject Quilombolas at the university pt_BR
dc.subject Quilombola community Boa Vista - Baião-PA pt_BR
dc.subject Quilombola students - Baião-PA pt_BR
dc.subject Higher education and quilombola students pt_BR
dc.subject UFPA - dissertation - quilombola women pt_BR
dc.subject Affirmative actions pt_BR
dc.subject Quota policy pt_BR
dc.subject Rural black communities - Pará pt_BR
dc.subject Quilombola festival - Boa Vista - Baião-PA pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Valdriana Lira da.
dc.publisher Universidade Federal do Pará pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Valdriana Lira da. Da comunidade à universidade: uma análise do percurso acadêmico dos quilombolas estudantes de Boa Vista, Baião-PA (2028-2023). 2023. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta