Dépôt DSpace/Manakin

SMART-HCI: uma estratégia para aprendizagem organizacional em ambientes de projeto de IHC.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID MATOS, E. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6875886650307656 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARROS, Marcelo Alves de.
dc.contributor.advisor1ID BARROS, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1101332313551029 pt_BR
dc.contributor.advisor2 LULA JÚNIOR, Bernardo.
dc.contributor.advisor2ID LULA JR, B. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/1465309727421021 pt_BR
dc.contributor.referee1 QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de.
dc.contributor.referee1ID QUEIROZ, J.E.R. DE pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1354871864610613 pt_BR
dc.contributor.referee2 FURTADO, Maria Elizabeth Sucupira.
dc.contributor.referee2ID FURTADO, M. E. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7542338901767495 pt_BR
dc.description.resumo Cada vez mais têm surgido novos mecanismos de apoio à aprendizagem organizacional em ambientes de desenvolvimento de software, incentivando o aprendizado coletivo e o compartilhamento de conhecimento entre os profissionais. Todavia, em projetos de lnteração Homem-Computador (lHC), as metodologias não prevêem uma abordagem sistemática e organizada para aprendizagem organizacional, o que dificulta o aprendizado e utilização dessas metodologias. Além disso, existe uma grande quantidade de metodologias e formalismos pela lHC subutilizados, sem uso prático em larga escala. Geralmente, cada equipe trabalha com uma metodologia diferente e, em muitos casos, informal e desenvolvida internamente pela equipe de desenvolvimento de software. Nesse contexto, foi proposta uma estratégia de apoio à aprendizagem organizacional em ambientes de projeto de lHC (SMART⁄HCl), concebida a partir de uma estratégia de gestão do conhecimento implícita e de um workflow de capacitação. Resultado de uma investigação acerca do processo de aprendizado em lHC entre algumas comunidades de ensino, pesquisa e projeto de interface no Brasil. A SMART-HCl é baseada em métodos já consagrados para ensino à distância e presencial, dispondo de mecanismos para que um novo integrante numa equipe de projeto de lHC possa rapidamente aprender, de forma gerenciada, as práticas de projeto de interface utilizadas, considerando outras experiências de aprendizado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title SMART-HCI: uma estratégia para aprendizagem organizacional em ambientes de projeto de IHC. pt_BR
dc.date.issued 2006-02-17
dc.description.abstract Increasingly, new mechanisms have emerged to support organizational learning in software development environments, encouraging collective learning and knowledge sharing among professionals. However, in human-computer interaction (lHC) projects, the methodologies do not provide for a systematic and organized approach to organizational learning, which makes it difficult to learn and use these methodologies. In addition, there are a large number of methodologies and formalisms by the underutilized lHC, without practical use in large scale. Generally, each team works with a different methodology and, in many cases, informal and internally developed by the software development team. In this context, a strategy was proposed to support organizational learning in lHC project environments (SMART/HCl), conceived from an implicit knowledge management strategy and a training workflow. Result of an investigation about the learning process in lHC between some teaching, research and interface design communities in Brazil. SMART-HCl is based on already established methods for distance and face-to-face teaching, providing mechanisms so that a new member in an IHC project team can quickly learn, in a managed way, the interface design practices used, considering other experiences of learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4231
dc.date.accessioned 2019-06-10T21:02:07Z
dc.date.available 2019-06-10
dc.date.available 2019-06-10T21:02:07Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Engenharia de Software pt_BR
dc.subject Aprendizagem Organizacional pt_BR
dc.subject Interação Humano-Computador pt_BR
dc.subject Gestão do Conhecimento pt_BR
dc.subject Workflow pt_BR
dc.subject Software Engineering pt_BR
dc.subject Organizational Learning pt_BR
dc.subject Human-Computer Interaction pt_BR
dc.subject Knowledge Management pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MATOS, Ecivaldo de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative SMART-HCI: a strategy for organizational learning in IHC project environments. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation MATOS, Ecivaldo de Souza. SMART-HCI: uma estratégia para aprendizagem organizacional em ambientes de projeto de IHC. 2006. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4231: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4231 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte