Repositorio Dspace/Manakin

Lideranças quilombolas no Amazonas: “A gente só era gente, mas hoje a gente sabe que faz parte de um grupo, um grupo que faz parte da História do Brasil”.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID LIMA, K. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0506936752110768 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GARCIA, Fabiane Maia.
dc.contributor.advisor1ID GARCIA, F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0062882509525303 pt_BR
dc.contributor.advisor2 FISCHMAN, Gustavo Enrique.
dc.contributor.advisor2ID FISCHMAN, G. E. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/4306146589822509 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Camila Ferreira da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, C. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3520518346076110 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Iolete Ribeiro da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, I. R. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6024598140248335 pt_BR
dc.contributor.referee3 COSTA, Candida Soares da.
dc.contributor.referee3ID COSTA, C. S. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/4333588038026474 pt_BR
dc.contributor.referee4 COELHO, Wilma de Nazaré Baía.
dc.contributor.referee4ID COELHO, W. N. B. pt_BR
dc.description.resumo A pesquisa analisa o processo de formação e atuação das lideranças das associações de moradores remanescentes de quilombo do Tambor e de Novo Airão. O objetivo geral foi analisar a trajetória formativa das lideranças quilombolas, no Amazonas. Os objetivos específicos se apresentam a partir de três desdobramentos: 1. Identificar os processos e fatores que atravessam o processo formativo de lideranças quilombolas; 2. Examinar o panorama sobre os direitos sociais, democracia, conquistas e desafios na implementação dos direitos quilombolas; 3. Compreender o papel das experiências em espaços escolares e nãoescolares na formação de lideranças de associações de moradores. Abordamos a formação de lideranças quilombolas à luz de um arcabouço teórico, documental e empírico com três eixos, a saber: Processo formativo; Direitos e Liderança. Neste contexto, aproximamo-nos das abordagens de Abdias Nascimento (2016), Clóvis Moura (2022), Nilma Lino Gomes (2022), Givânia Silva (2022), Cida Bento (2022), Kabenguele Munanga (2022), Neusa Souza (2021), Molefi Asante (2016). Metodologicamente, a pesquisa adota a História oral de vida (Anabel Moriña), com base na obra: Investigar com Histórias de Vida (2016). Para análise geral das evidências, estamos utilizando recursos da análise de conteúdo, tais como: a unidade de contexto e unidade de análise temática, à luz de Bardin (2020), com o auxílio da ferramenta analítica Atlas ti. A seleção, recolha e tratamento de informações secundárias foi realizada com levantamento bibliográfico e documental, as primárias por meio de pesquisa de campo, observações e registro de convivência. A organização da tese segue a seguinte estrutura: uma introdução e mais 4 capítulos, no qual os elementos teóricos, documentais e empíricos se entrelaçam e tecem a rede que constitui a investigação da formação de lideranças quilombolas no contexto do estado do Amazonas. Trata-se de uma pesquisa produzida em parceria entre pesquisadores e agentes sociopolíticos, os agentes da pesquisa. Na revisão integrativa, 2º capítulo identificamos conceitos de liderança política formal e a licença informal, religiosa e cultural/tradicional, sob a ótica das próprias lideranças, os quais foram adotados nesta tese. A tese proposta elenca os três tipos de liderança como fundamentais para a constituição da política pública, ainda que a liderança política formal seja a única considerada nesse processo. Assim, a tese suscita que a política pública constituída a partir das lutas resultam de processos de liderança informal religiosa e tradicional/cultural, bem como as contribuições dessas duas lideranças no processo formativo das lideranças formais, o qual sugere tanto aspectos formais quanto não formais, denotando que o individual e o coletivo se entrelaçam nas histórias de vida desses agentes. Ademais, acrescenta que, no âmbito da formalização da política pública, há um apagamento dessas lideranças, sobretudo quando aparecem e se limitam a liderança política formal, mesmo que resultem e agreguem liderança informal religiosa e tradicional/cultural. Os resultados indicam que a luta pela autoidentificação e pelo território ocupa lugar central para as lideranças formais e informais, haja vista que a formação política das atuais lideranças foi fomentada pelos movimentos negro e quilombola, na medida em que se organizam e se apropriam dos seus direitos. Quanto à educação escolar, por diversos fatores, ocupou um espaço secundário nesse processo. Isto é, também indicam vitórias no campo político, como no caso da titulação do território, ao mesmo tempo que manifestam preocupação em relação à formação de novas lideranças formais e informais, estas últimas fundamentais para coesão e manutenção da cultura e dos saberes tradicionais. Por fim, o século XXI pode exigir das lideranças políticas formais não apenas uma compreensão e apropriação de problemáticas locais e culturais, mas também a capacidade de agir em um contexto local, exigindo maior grau de escolarização. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Faculdade de Educação pt_BR
dc.publisher.program PROGRAM DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFAM pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Lideranças quilombolas no Amazonas: “A gente só era gente, mas hoje a gente sabe que faz parte de um grupo, um grupo que faz parte da História do Brasil”. pt_BR
dc.date.issued 2024-12-23
dc.description.abstract The research analyzes the process of formation and performance of leaderships in the residents' associations of the remaining quilombo communities of Tambor and Novo Airão. The general objective was to analyze the formative trajectory of quilombola leaderships in Amazonas. The specific objectives are presented through three developments: 1. Identify the processes and factors that influence the formative process of quilombola leaderships; 2. Examine the panorama of social rights, democracy, achievements, and challenges in the implementation of quilombola rights; 3. Map the role of education in the formation of quilombola leaderships within the residents' associations, considering both school and nonschool contexts. We approach the formation of quilombola leaderships in light of a theoretical, documental, and empirical framework with three axes, namely: Formative process; Rights; and Education. In this context, we align with the approaches of Abdias Nascimento (2016), Clóvis Moura (2022), Nilma Lino Gomes (2022), Givânia Silva (2022); Cida Bento (2022), Kabenguele Munanga (2022), Neusa Souza (2021), Molefi Asante (2016). Methodologically, the research adopts the oral history of life (Anabel Moliña) based on the work "Investigar con Historias de Vida" (2016). For the general analysis of the evidence, we are using content analysis resources, such as the context unit and thematic analysis unit in light of Bardin (2020) with the aid of the analytical tool Atlas ti. The selection, collection, and processing of secondary information was carried out through bibliographic and documental surveys, and primary information through field research, observations, and interaction records. The organization of the thesis follows the following structure: an introduction and 4 more chapters, where theoretical, documental, and empirical elements intertwine and weave the network that constitutes the investigation of quilombola leadership formation in the context of the State of Amazonas. This is research produced in partnership between researchers and socio-political agents, the subjects of the research. In the integrative review, the 2nd chapter identifies concepts of formal, political, informal, religious, cultural/traditional leadership, from the perspective of the leaderships themselves, which were adopted in this thesis. Our thesis is that the three types of leadership are fundamental to the constitution of politics, even though only formal political leadership may appear. These struggles are also composed of informal, religious, and traditional or cultural leaderships. In the realm of the struggle for public policy, there is an erasure of black leaderships, when they appear, they are limited to formal political leadership, despite also being composed of informal leaderships. The results indicate that the struggle for self-identification and territory occupies a central place for leaderships, that the political formation of current leaderships was fostered by the black and quilombola movements, as they organize and appropriate their rights, and that school education, for various reasons, occupied a secondary space in this process. They also indicate that although there are victories in the political field with the titling of the territory, there is a fragility in relation to the formation of new formal and informal leaderships, the latter being fundamental for the cohesion and maintenance of traditional culture and knowledge. Finally, the 21st century may demand from political leaderships not only an understanding of local and cultural issues but also the ability to act in a glocal context. From this perspective, we consider that the formation of young political leaders requires involvement in the movement and schooling. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42322
dc.date.accessioned 2025-07-01T11:49:59Z
dc.date.available 2025-07-01
dc.date.available 2025-07-01T11:49:59Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Mulheres quilombolas pt_BR
dc.subject Protagonismo quilombola - mulheres pt_BR
dc.subject Quilombolas mulheres - lideranças pt_BR
dc.subject Remanescentes quilombolas pt_BR
dc.subject Formação de lideranças quilombolas pt_BR
dc.subject Produção científica quilombola pt_BR
dc.subject Revisão de literatura - formação de lideranças quilombolas pt_BR
dc.subject História de vida pt_BR
dc.subject Ancestralidade - quilombolas pt_BR
dc.subject Afrocentricidade pt_BR
dc.subject Comunidade rural do Tambor - Novo Airão - AM pt_BR
dc.subject Remanescentes de quilombo pt_BR
dc.subject Quilombo do Tambor - Novo Airão - AM pt_BR
dc.subject Associação dos Moradores Remanescentes de Quilombo da Comunidade do Tambor pt_BR
dc.subject Novo Airão - AM - Comunidade Quilombola do Tambor pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject Movimento negro - AM pt_BR
dc.subject Movimento quilombola - AM pt_BR
dc.subject Quilombola women pt_BR
dc.subject Quilombola protagonism - women pt_BR
dc.subject Quilombola women - leaders pt_BR
dc.subject Quilombola remnants pt_BR
dc.subject Formation of quilombola leaders pt_BR
dc.subject Quilombola scientific production pt_BR
dc.subject Literature review - formation of quilombola leaders pt_BR
dc.subject Life history pt_BR
dc.subject Ancestry - quilombolas pt_BR
dc.subject Afrocentricity pt_BR
dc.subject Rural community of Tambor - Novo Airão - AM pt_BR
dc.subject Quilombo remnants pt_BR
dc.subject Quilombo do Tambor - Novo Airão - AM pt_BR
dc.subject Association of Remnant Quilombo Residents of the Tambor Community pt_BR
dc.subject Novo Airão - AM - Quilombola Community of Tambor pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.subject Black movement - AM pt_BR
dc.subject Quilombola movement - AM pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Kátia de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal do Amazonas pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.relation https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10720
dc.identifier.citation LIMA, Kátia de Oliveira. Lideranças quilombolas no Amazonas: “A gente só era gente, mas hoje a gente sabe que faz parte de um grupo, um grupo que faz parte da História do Brasil”. 2024. 231f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus - AM - Brasil, 2024. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta