DSpace/Manakin Repository

Produção de roteiro de tecnologia educacional audiovisual sobre cuidados de enfermagem na venóclise.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GONDIM, F. E. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9012518921022288 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RIBEIRO, Luana Carla Santana.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, L. C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID RIBEIRO, L. C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8546057415907151 pt_BR
dc.contributor.referee1 GOUVEIA, Bernadete de Lourdes André.
dc.contributor.referee1ID GOUVEIA, B. L. A. pt_BR
dc.contributor.referee1ID ANDRÉ GOUVEIA, Bernadete de Lourdes. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6649435482562640 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Maria Cristina Lins Costa.
dc.description.resumo Produzir o roteiro de uma tecnologia educacional audiovisual sobre cuidados de enfermagem na venóclise, com base em evidências científicas identificadas por meio de revisão de escopo. Material e Método: Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico, no qual se produziu o roteiro de uma tecnologia educacional do tipo audiovisual sobre os cuidados de enfermagem na venóclise, destinada aos profissionais de enfermagem, no contexto dos serviços de saúde. A construção do roteiro da tecnologia baseou-se em revisão de escopo, que identificou os estudos sobre tecnologias e práticas na administração intravenosa de medicamentos por enfermeiros, publicados entre 2017 e 2024. A revisão seguiu o método de Joanna Briggs Institute, nas bases de dados MEDLINE, LILACS, BDENF, Web of Science, Scopus e CINAHL, além de literatura cinzenta, com triagem no Rayyan por revisores independentes. Foram incluídos estudos observacionais, experimentais e revisões sistemáticas, e foi elaborada em conformidade com as diretrizes PRISMA-ScR, com o objetivo de identificar as principais informações acerca do assunto em foco, que formaram os temas geradores para a elaboração do roteiro do conteúdo do vídeo. Resultados e discussão: A revisão analisou 24 estudos sobre a administração intravenosa de medicamentos e soluções, destacando a necessidade de padronização, segurança e práticas baseadas em evidências na venóclise. As categorias temáticas analisadas na revisão fundamentaram a produção do roteiro educativo audiovisual para capacitação em enfermagem, abordando técnicas, manutenção e prevenção de complicações na venóclise. Conclusões: O roteiro da tecnologia educacional audiovisual visa suprir a lacuna de materiais audiovisuais sobre venóclise, promovendo a qualificação profissional. Após validação, espera-se que contribua para a educação permanente e excelência na assistência de enfermagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Produção de roteiro de tecnologia educacional audiovisual sobre cuidados de enfermagem na venóclise. pt_BR
dc.date.issued 2025-04-23
dc.description.abstract To produce a script for an audiovisual educational technology on nursing care in venoclysis, based on scientific evidence identified through a scoping review. Material and Method: This is a methodological development study, in which the script for an audiovisual educational technology on nursing care in venoclysis was produced, aimed at nursing professionals in the context of health services. The construction of the technology script was based on a scoping review, which identified studies on technologies and practices in intravenous medication administration by nurses, published between 2017 and 2024. The review followed the Joanna Briggs Institute method, in the MEDLINE, LILACS, BDENF, Web of Science, Scopus and CINAHL databases, in addition to gray literature, with screening in Rayyan by independent reviewers. Observational, experimental studies and systematic reviews were included, and were prepared in accordance with the PRISMA-ScR guidelines, with the aim of identifying the main information about the subject in focus, which formed the generating themes for the preparation of the video content script. Resultados e discussão: A revisão analisou 24 estudos sobre a administração intravenosa de medicamentos e soluções, destacando a necessidade de padronização, segurança e práticas baseadas em evidências na venóclise. As categorias temáticas analisadas na revisão fundamentaram a produção do roteiro educativo audiovisual para capacitação em enfermagem, abordando técnicas, manutenção e prevenção de complicações na venóclise. Conclusões: O roteiro da tecnologia educacional audiovisual visa suprir a lacuna de materiais audiovisuais sobre venóclise, promovendo a qualificação profissional. Após validação, espera-se que contribua para a educação permanente e excelência na assistência de enfermagem. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42323
dc.date.accessioned 2025-07-01T12:00:06Z
dc.date.available 2025-07-01
dc.date.available 2025-07-01T12:00:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Terapia Intravenosa pt_BR
dc.subject Tecnologia Educacional pt_BR
dc.subject Filme e Vídeo Educativo pt_BR
dc.subject Cuidados de enfermagem pt_BR
dc.subject Venóclise pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional audiovisual pt_BR
dc.subject Cuidados de enfermagem – filme - roteiro pt_BR
dc.subject Enfermagem – venóclise - cuidados pt_BR
dc.subject Centro de Educação e Saúde pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Educational Technology pt_BR
dc.subject Nursing care pt_BR
dc.subject Audiovisual educational technology pt_BR
dc.subject Intravenous Therapy pt_BR
dc.subject Educational Film and Video pt_BR
dc.subject Venoclysis pt_BR
dc.subject Nursing Care – Film – Script pt_BR
dc.subject Education and Health Center pt_BR
dc.subject Enfermería pt_BR
dc.subject Tecnología Educativa pt_BR
dc.subject Tecnología Educativa pt_BR
dc.subject cuidados de enfermería pt_BR
dc.subject Tecnología educativa audiovisual pt_BR
dc.subject Enfermería – venoclisis – cuidados pt_BR
dc.subject Terapia intravenosa pt_BR
dc.subject Cine y vídeo educativos pt_BR
dc.subject Cuidados de enfermería – Película – Guión pt_BR
dc.subject Centro de Educación y Salud pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONDIM, Fernanda Eli Dantas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Production of an audiovisual educational technology script on nursing care in venoclysis. pt_BR
dc.title.alternative Producción de un guion de tecnología educativa audiovisual sobre cuidados de enfermería en venoclisis. pt_BR
dc.identifier.citation GONDIM, Fernanda Eli Dantas. Produção de roteiro de tecnologia educacional audiovisual sobre cuidados de enfermagem na venóclise. 2025. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42323 pt_BR
dc.description.resumen Elaborar un guion para una tecnología educativa audiovisual sobre cuidados de enfermería en venoclisis, con base en la evidencia científica identificada mediante una revisión exploratoria. Material y método: Estudio de desarrollo metodológico, en el que se elaboró ​​el guion para una tecnología educativa audiovisual sobre cuidados de enfermería en venoclisis, dirigido a profesionales de enfermería en el contexto de los servicios de salud. La elaboración del guion se basó en una revisión exploratoria, que identificó estudios sobre tecnologías y prácticas en la administración intravenosa de medicamentos por parte de enfermeras, publicados entre 2017 y 2024. La revisión siguió el método del Instituto Joanna Briggs, en las bases de datos MEDLINE, LILACS, BDENF, Web of Science, Scopus y CINAHL, además de literatura gris, con cribado en Rayyan por revisores independientes. Se incluyeron estudios observacionales, experimentales y revisiones sistemáticas, elaborados de acuerdo con las directrices PRISMA-ScR, con el objetivo de identificar la información principal sobre el tema en cuestión, que formó los temas generadores para la elaboración del guion del contenido del video. Resultados y discusión: La revisión analizó 24 estudios sobre la administración intravenosa de medicamentos y soluciones, destacando la necesidad de estandarización, seguridad y prácticas basadas en la evidencia en venoclisis. Las categorías temáticas analizadas en la revisión respaldaron la producción del guion educativo audiovisual para la formación de enfermería, abordando las técnicas, el mantenimiento y la prevención de complicaciones en la venoclisis. Conclusiones: El guion de tecnología educativa audiovisual busca cubrir la necesidad de materiales audiovisuales sobre venoclisis, promoviendo la cualificación profesional. Tras su validación, se espera que contribuya a la formación continua y a la excelencia en la atención de enfermería. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta