Dépôt DSpace/Manakin

Signos plásticos e interação significante: análise comparativa da atribuição de significados ao fidget toy pop-it por adultos com e sem TDAH.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SOUSA, E. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9210507098484913 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, Wellington Gomes de.
dc.contributor.advisor1ID MEDEIROS, W. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6396433371553145 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota.
dc.contributor.referee2 SANTARÉM, António Bernardo Mendes de Seiça da Providência.
dc.description.resumo Este estudo investiga como os signos plásticos (cor, forma e dimensão) dos Fidget Toys Pop-It influenciam a atribuição de significados por adultos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), em comparação com adultos neurotípicos. A pesquisa combina métodos qualitativos e quantitativos para compreender se há diferenças significativas na forma como esses dois grupos percebem e interagem com os Fidgets. O experimento envolveu 12 voluntários, divididos igualmente entre indivíduos com e sem TDAH. Os participantes interagiram com nove variações de Pop-Its, cada uma distinta em termos de cor, forma e dimensão. Para capturar os significados atribuídos a esses objetos, foi utilizado um questionário de diferencial semântico e um segundo específico para cada signo, complementados por entrevistas que registaram as respostas espontâneas durante a interação. Os voluntários diagnosticados com TDAH atribuíram, na sua maioria, significados práticos e lúdicos aos objetos, sendo a forma o signo plástico mais relevante nas suas interpretações. Por outro lado, os participantes neurotípicos atribuíram predominantemente significados práticos e críticos, destacando, além da forma, a dimensão como o signo de maior influência nesse grupo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Design pt_BR
dc.title Signos plásticos e interação significante: análise comparativa da atribuição de significados ao fidget toy pop-it por adultos com e sem TDAH. pt_BR
dc.date.issued 2025-05-09
dc.description.abstract This study investigates how the plastic signs—color, shape, and dimension—of Pop-It Fidget Toys influence the attribution of meaning by adults with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), compared to neurotypical adults. The research employs both qualitative and quantitative methods to determine whether there are significant differences in how these two groups perceive and interact with fidget toys. The experiment involved 12 participants, equally divided between individuals diagnosed with ADHD and neurotypical individuals. Participants interacted with nine different Pop-It variations, each distinct in terms of color, shape, and dimension. To capture the meanings attributed to these objects, a meaningful interaction questionnaire and a second questionnaire focused on each plastic sign were used, supplemented by interviews that recorded spontaneous responses during the interaction. Participants with ADHD primarily attributed practical and playful meanings to the objects, with shape emerging as the most relevant plastic sign in their interpretations. In contrast, neurotypical participants predominantly assigned practical and critical meanings, highlighting both shape and dimension as the most influential signs for this group. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42324
dc.date.accessioned 2025-07-01T12:06:09Z
dc.date.available 2025-07-01
dc.date.available 2025-07-01T12:06:09Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject TDAH pt_BR
dc.subject Interação Significante pt_BR
dc.subject Pop-It pt_BR
dc.subject Semântica do produto pt_BR
dc.subject Design e emoção pt_BR
dc.subject ADHD pt_BR
dc.subject Meaningful interaction pt_BR
dc.subject Pop-It pt_BR
dc.subject Product semantics pt_BR
dc.subject Design and emotion pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Euller Augusto de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Plastic signs and significant interaction: comparative analysis of the attribution of meanings to the fidget toy pop-it by adults with and without ADHD. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Euller Augusto de. Signos Plásticos e Interação Significante: Análise Comparativa da Atribuição de Significados ao Fidget Toy Pop-It por Adultos com e sem TDAH. 2025. 161 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte