dc.creator.ID |
CAMPOS, L. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6081317744445989 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Lúcia Isabel da Conceição. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, L. I. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5758168217659420 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
HAGE, Salomão Antônio Mufarrej. |
|
dc.contributor.referee1ID |
HAGE, S. A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1723722364556016 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PAIXÃO, Antônio Jorge Paraense da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PAIXÃO, A. J. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2722578812600132 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
PAIXÃO, Carlos Jorge. |
|
dc.contributor.referee3ID |
PAIXÃO, C. J. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5926523492011056 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta dissertação analisa as trajetórias, representações e desafios dos estudantes
quilombolas ingressos pela reserva de vagas do processo seletivo especial aos cursos de
graduação da UFPA, em relação ao acesso e permanência no ensino superior. O estudo
discute o contexto das ações afirmativas no ensino superior brasileiro para quilombolas.
Desse modo, foca-se na experiência da Universidade Federal do Pará que adotou esse
tipo de política em 2012. Para realização deste trabalho, iniciou-se com uma revisão
bibliográfica sobre a temática e levantamentos documentais. Para a coleta de fontes
documentais, realizou-se pesquisa de campo no Campus Belém da UFPA, além de
entrevistas com cinco universitários quilombolas ingressos no período de 2013 a 2015, a
fim de obter relatos sobre suas vivências e experiências do percurso do quilombo até o
acesso e permanência na Universidade. Os resultados revelam que o ingresso no curso
superior foi uma grande conquista para o povo quilombola, mas eles ainda enfrentam
muitos desafios para permanecer na Universidade como: preconceito e/ou racismo
institucional, falta de atividades acadêmicas que abordem a realidade quilombola,
dificuldades em relação ao capital informacional no espaço universitário e, devido a
esse contexto os estudantes quilombolas organizaram um coletivo para lutar pelo
reconhecimento de seus direitos na Universidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Instituto de Ciências da Educação |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFPA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Do Quilombo à Universidade: trajetórias, relatos, representações e desafios de estudantes quilombolas da Universidade Federal do Pará - Campus Belém quanto à permanência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-04-25 |
|
dc.description.abstract |
This research presents an analysis of the trajectories, representations and challenges of
Quilombola students admitted through the special selection of quota systems in
undergraduate courses at the Federal University of Pará, focusing on their access and
permanence in higher education. The study discusses the context of affirmative action in
Brazilian higher education to Quilombola students. Thus, we focused on the experience
of the Federal University of Pará, which adopted this type of policy in 2012. For this
study, we began with a literature review about the subject and documentary surveys. We
made a field research in Belém Campus of UFPA to collect documental sources. We
interviewed five university Quilombola students who entered in the university from
2013 to 2015,in order to obtain reports about their life experiences since their lives in
the Quilombo until their entrance and permanence in the university. The sample of these
data collection revealed that the entry into the university was a great achievement to
Quilombola population. But they still face many challenges to remain at the University
such as prejudice and / or institutional racism, lack of academic activities that address
the quilombo reality, difficulties about the capital information in the university area, due
to this context the quilombola students organized a collective to fight for the recognition
of their rights in the university. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42351 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-02T11:53:10Z |
|
dc.date.available |
2025-07-02 |
|
dc.date.available |
2025-07-02T11:53:10Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade Federal do Pará - Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas na universidade - Belém - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo institucional |
pt_BR |
dc.subject |
Ações afirmativas - quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidades negras rurais - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola de São Bernardino |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola do médio Itacuruça |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola do Tartarugueiro - Ponta de Pedras - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Trajetórias educacionais - estudantes quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação superior e quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola students |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola women |
pt_BR |
dc.subject |
Federal University of Pará - Dissertation |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas at the university - Belém - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Institutional racism |
pt_BR |
dc.subject |
Affirmative actions - quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Rural black communities - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola community of São Bernardino |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola community of the middle Itacuruça |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola community of Tartarugueiro - Ponta de Pedras - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Educational trajectories - quilombola students |
pt_BR |
dc.subject |
Higher education and quilombolas |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAMPOS, Laís Rodrigues. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal do Pará |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From the quilombo to university trajectories, reports, representations and challenges about the permanence of quilombola students from the Federal University of Pará – Belém Campus. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CNPq |
pt_BR |
dc.relation |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8450 |
|
dc.identifier.citation |
CAMPOS, Lais Rodrigues. Do Quilombo à Universidade: trajetórias, relatos, representações e desafios de estudantes quilombolas da Universidade Federal do Pará - Campus Belém quanto à permanência. 2016. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Pará, Belém - PA - Brasil, 2016. |
pt_BR |