dc.creator.ID |
MELO, KAREN DOS SANTOS. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2011621142532985 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Valter Ferreira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, V. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7804933907112231 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BELTRAME, Matheus Maria. |
|
dc.contributor.referee2 |
PALHANO, Tânia Rodrigues. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho de dissertação é resultado de pesquisas e estudos que
buscam responder a seguinte questão: Como desenvolver a autonomia do
sujeito na prática do ensino de filosofia através da experiência pedagógica do
jogo de tabuleiro?. Nossa hipótese inicial é a de que o jogo de tabuleiro pode
oferecer elementos que auxiliam no desenvolvimento do pensamento autônomo
dos discentes de filosofia no ensino médio, pois a medida que irão jogando vão
debatendo os conteúdos que serão trabalhados no jogo. A pesquisa proposta foi
desenvolvida a partir de livros e artigos científicos, como também, a partir dos
dados obtidos na vivência em sala de aula, que foram de fundamental
importância para a construção dos resultados a partir das intervenções
realizadas. O campo de pesquisa se deu na Escola Cidadã Integral Técnica
Professora Neir Alves Porto, localizada na cidade de Santo André-PB, tendo
como participantes discentes da 3º série do ensino médio integral técnico. O jogo
de tabuleiro teve a função de revisar os conteúdos como estimular o pensamento
crítico, promovendo o protagonismo do sujeito que a cada jogada foi construindo
seu conhecimento, passando a ser capaz de opinar e reconstruir seus conceitos.
Vimos, na nossa discussão teórica as contribuições de Paulo Freire na categoria
da autonomia, uma vez que ele defende que a educação deve promover a
autonomia, pois o discente deve ser capacitado a pensar criticamente e a agir
com liberdade em sua vida pessoal e social. O projeto em questão buscou
contribuir e apresentar o jogo de tabuleiro como ferramenta educacional,
podendo ser utilizado por docentes da educação básica e discentes de
graduação em filosofia, utilizando-o como método diferenciado de recurso
pedagógico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Filosofia. |
pt_BR |
dc.title |
Autonomia em Paulo Freire na prática do ensino de filosofia: uma proposta a partir do jogo de tabuleiro. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025-05-30 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation is the result of research and studies that seek to answer the
following question: How can the autonomy of the subject be developed in the
practice of teaching philosophy through the pedagogical experience of the board
game? Our initial hypothesis is that the board game can offer elements that help
develop autonomous thinking in high school philosophy students, because as
they play they will debate the content that will be worked on in the game. The
proposed research was based on books and scientific articles, as well as on the
data obtained in the classroom, which were of fundamental importance for the
construction of the results from the interventions carried out. The field of research
took place at the Professora Neir Alves Porto Integral Technical Citizen School,
located in the city of Santo André-PB, with students from the 3rd grade of the
integral technical high school as participants. The board game had the function
of reviewing the content and stimulating critical thinking, promoting the
protagonism of the subject who, with each game, built up their knowledge,
becoming able to give their opinion and reconstruct their concepts. In our
theoretical discussion, we saw Paulo Freire's contributions in the category of
autonomy, since he argues that education should promote autonomy, since
students should be trained to think critically and act with freedom in their personal
and social lives. The project in question here sought to contribute and present
the board game as an educational tool, which can be used by teachers of basic
education and undergraduate philosophy students, using it as a different method
of pedagogical resource. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42352 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-02T11:53:13Z |
|
dc.date.available |
2025-07-02 |
|
dc.date.available |
2025-07-02T11:53:13Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia – estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino - filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia no ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Conceito de autonomia |
pt_BR |
dc.subject |
Philosophy – study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice – philosophy |
pt_BR |
dc.subject |
Philosophy in high school |
pt_BR |
dc.subject |
Concept of autonomy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MELO, Karen dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Autonomy in Paulo Freire in the practice of teaching philosophy: a proposal based on the board game. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MELO, Karen dos Santos. Autonomia em Paulo Freire na prática do ensino de filosofia: uma proposta a partir do jogo de tabuleiro. 2025. 83 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia em Rede PROF-FILO) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
pt_BR |