DSpace/Manakin Repository

Educação escolar e identidade Quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, L. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0495011691036166 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, José Bittencourt da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4719580090813166 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Doriedson do Socorro.
dc.contributor.referee1ID RODRIGUES, D. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1127076028303549 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Maria das Graças.
dc.contributor.referee2ID SILVA, M. G. pt_BR
dc.description.resumo A presente dissertação objetiva analisar e compreender as interfaces que se estabelecem atualmente entre a educação escolar e os processos organizativos e identitários no interior de uma comunidade remanescente quilombola denominada Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no município de Abaetetuba, estado do Pará. Questiona-se a possibilidade da escola local fortalecer ou não a identidade da comunidade quilombola face aos múltiplos problemas educacionais identificados. A pesquisa fez uso de entrevistas abertas e semiestruturadas, observações in loco e análise documental a partir de investigação de campo de cunho qualitativo. A conclusão geral que se chegou foi a de que apesar dos conflitos e tensões comunitárias, a escola pode ser compreendida como um espaço imprescindível para o fortalecimento da identidade quilombola e da organização comunitária. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Instituto de Ciências da Educação pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFPA pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação escolar e identidade Quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará pt_BR
dc.date.issued 2015-06-25
dc.description.abstract This dissertation has a research subject the possible relationship between education and political-organizational and identity processes within a remaining quilombo community, specifically the community of Nossa Senhora do Perpétuo Sócorro and Escola Santo André which are located in the territory remaining islands of Abaetetuba. Was discussed the possibility of the school strengthen the identity of the Quilombo. Through a qualitative research, using the open and semi-structured interviews, in loco observation and document analysis, we conclude that, despite conflicts and tensions, the school stands as a strengthening element of the quilombo studied identity. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42355
dc.date.accessioned 2025-07-02T12:15:18Z
dc.date.available 2025-07-02
dc.date.available 2025-07-02T12:15:18Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Identidade quilombola pt_BR
dc.subject Educação escolar quilombola pt_BR
dc.subject Quilombolas - educação escolar pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Mulheres negras pt_BR
dc.subject Mulheres quilombolas pt_BR
dc.subject Escolas rurais - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Negros - identidade pt_BR
dc.subject Universidade Federal do Pará - Dissertação pt_BR
dc.subject Identidade quilombola pt_BR
dc.subject Quilombola identity pt_BR
dc.subject Quilombola school education pt_BR
dc.subject Quilombolas - school education pt_BR
dc.subject Quilombola Community of Our Lady of Perpetual Help - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Black women pt_BR
dc.subject Quilombola women pt_BR
dc.subject Rural schools - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Black people - identity pt_BR
dc.subject Federal University of Pará - Dissertation pt_BR
dc.subject Quilombola identity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Luciane Teixeira da.
dc.publisher Universidade Federal do Pará pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.relation https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8520
dc.identifier.citation SILVA, Luciane Teixeira da. Educação escolar e identidade Quilombola: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará. 2015. 99f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Pará, Belém - PA - Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta