dc.creator.ID |
CARDOSO, M. B. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8512666584817111 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
HAGE, Salomão Antonio Mufarrej. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
HAGE, S. A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1723722364556016 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Sônia Maria da Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ARAÚJO, S. M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5826372225106245 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, I. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6486192420682817 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O estudo foca a relação entre os saberes ribeirinhos quilombolas e Educação de
Jovens e Adultos investigando as possibilidades com que os saberes ribeirinhos
quilombolas da comunidade de São João do Médio Itacuruçá se relaciona com a
Educação de Jovens e Adultos e como se inserem no contexto escolar. De maneira
específica buscamos identificar a dimensão do contexto da comunidade de São
João destacando os saberes ribeirinhos quilombolas; investigar a relação dos
saberes ribeirinhos quilombolas com a Educação de Jovens e Adultos e proporcionar
reflexões sobre o desafio da Educação de Jovens e Adultos frente as perspectivas
pedagógicas no contexto escolar desses sujeitos. O trabalho foi de cunho qualitativo,
com trabalho de campo na comunidade de São João do Médio Itacuruçá com aporte
em fontes bibliográficas pertinentes à temática tendo por base livros, dissertações,
teses,artigos, sites. Os resultados pontuam a relevância dos saberes ribeirinhos
quilombolas na comunidade e, como o quefazer da Educação de Jovens e
Adultos,que se constitui meio à organização política vem contribuindo nos novos
direcionamentos de uma educação voltada às especificidades de seus sujeitos.
Entretanto a comunidade de São João com os saberes próprios diante de suas
organizações políticas, ainda não conseguiu inovar pedagogicamente na Educação
de Jovens e Adultos, embora perspectivas de mudanças já se façam presente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFPA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Saberes ribeirinhos quilombolas e sua relação com a educação de jovens e adultos da Comunidade de São João do Médio Itacuruçá, Abaetetuba/PA. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
The study focuses on the relationship between riparian quilombola knowledge and
the Youth and Adults Education investigating the possibility with which the riparian
quilombola knowledge of the community of St. John of the Middle Itacuruçá relates
to Youth and Adults Education and how they fit into the school context in that
community. Specifically we seek to identify the size of the context of the community
of St. John highlighting the knowledge of riparian quilombola; investigate the
relationship of riparian quilombola knowledge with the Youth and Adults Education,
and offer reflections on the challenge of Education for Young Adults and the front
pedagogical perspectives in the context of school subjects. The study is qualitative,
with field research in the community of St. John of the Middle Itacuruçá with
investments in bibliographic sources relevant to the topic based on books,
dissertations, theses, articles, websites. The results punctuate the importance of the
riparian quilombola knowledge in the community and, how the duties of the
Education of the Youth and Adults, which is in the midst of political organization, has
contributed to new directions of an education geared to the specifics of their subjects.
However, the community of St. John, with the knowledge of their own political
organizations, still can not innovate pedagogically in Youth and Adults Education,
although prospects for change are present. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42358 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-02T12:54:27Z |
|
dc.date.available |
2025-07-02 |
|
dc.date.available |
2025-07-02T12:54:27Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes ribeirinhos quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola de São João do Médio Itacuruçá - Abaetetuba - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombo São João do Médio Itacuruçá |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas ribeirinhos |
pt_BR |
dc.subject |
Ribeirinhos - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Vida ribeirinha |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos - ribeirinhos quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes sociais e culturais quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Olarias - comunidades quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Açaí - manejo - comunidades quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge of riverside quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Riverside quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola Community of São João do Médio Itacuruçá - Abaetetuba - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombo São João do Médio Itacuruçá |
pt_BR |
dc.subject |
Riverside communities - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Riverside life |
pt_BR |
dc.subject |
Education of young people and adults - riverside quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Social and cultural knowledge of quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola schools |
pt_BR |
dc.subject |
Pottery factories - quilombola communities |
pt_BR |
dc.subject |
Açaí - management - quilombola communities |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARDOSO, Maria Bárbara da Costa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal do Pará |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.relation |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2924 |
|
dc.identifier.citation |
CARDOSO, Maria Barbara da Costa. Saberes ribeirinhos quilombolas e sua relação com a educação de jovens e adultos da Comunidade de São João do Médio Itacuruçá, Abaetetuba/PA. 2012. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Pará, Belém - PA - Brasil, 2012. |
pt_BR |