dc.creator.ID |
http://lattes.cnpq.br/4388938509143788 |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
SILVA, A. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Israel Soares de |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, I. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MORAIS , Ana Lunara da Silva |
|
dc.contributor.referee2 |
BASTOS, Raquel Leão de |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho busca analisar a utilização de sequências didáticas para o ensino de História
e apresenta uma proposta metodológica para as aulas de História nos anos finais do Ensino
Fundamental com a temática do Cangaço a partir da literatura de cordel, na E.E.F.T.I. Dr.
Jarismar G. Melo, localizada no município de Ipaumirim-CE, O objetivo é trabalhar o tema sob
a perspectiva cordelista por meio de uma proposta de sequência didática, criando pontes com o
saber popular e valorizando a identidade sertaneja, fazendo com que o aluno se torne sujeito de
sua própria aprendizagem. Para a realização desse trabalho utilizamos dois cordéis “A chegada
de lampião no inferno” de José Pacheco (1993); e “O encontro de Lampião com padre Cícero
no céu”, de Minelvino Francisco Silva (199?). Através desses cordéis organizamos a sequência
de aulas que podem proporcionar aos alunos uma nova vivência e compreensão sobre o cangaço
em nossa região. Para essa análise utilizaremos como fundamentação teórica autores como:
Domingues (2017), Tavares Júnior (1996), Sousa (2020), Clemente (2020), Santos (2021),
Lima (2008). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Cangaço, cordel e a sequência didática para o conhecimento histórico regional dos alunos do 9° ano da escola DR. Jarismar Gonçalves Melo (Ipaumirim-CE). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-09-05 |
|
dc.description.abstract |
The present work seeks to analyze the use of didactic sequences for teaching History and
presents a methodological proposal for History classes in the final years of Elementary School
with the theme of Cangaço based on cordel literature, at E.E.F.T.I. Jarismar G. Melo, located
in the municipality of Ipaumirim - CE, The objective is to work on the topic from a Cordelist
perspective through a proposed didactic sequence, creating bridges with popular knowledge
and valuing the country identity, making the student become subject of your own learning. To
carry out this work we used two strings, “The arrival of lampião in hell” by José Pacheco (1993)
and “The encounter of Lampião with priest Cícero in heaven” by Minelvino Francisco Silva
(199?). Through these strings we organize a sequence of classes that can provide students with
a new experience and knowledge about cangaço in our region. For this analysis, we will use
authors such as: Domingues (2017), Tavares Júnior (1996), Sousa (2020), Clemente (2020),
Santos (2021), Lima (2008) as a theoretical basis. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42360 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-02T17:36:02Z |
|
dc.date.available |
2025-07-02 |
|
dc.date.available |
2025-07-02T17:36:02Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Cangaço |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática - Cordéis |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel - Aulas de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - Ipaumirim - Município - Ceará |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel literature |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic sequence - Cordéis |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel - History Classes |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary school - Ipaumirim - Municipality - Ceará |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Airton Barbosa da |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cangaço, cordel and the didactic sequence for regional historical knowledge of 9th grade students at DR. Jarismar Gonçalves Melo school (Ipaumirim-CE). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Airton Barbosa da. Cangaço, cordel e a sequência didática para o conhecimento histórico regional dos alunos do 9° ano da Escola Dr. Jarismar Gonçalves Melo (Ipaumirim – CE). 2024. 24f. Artigo (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |