DSpace/Manakin Repository

Cangaço, cordel e a sequência didática para o conhecimento histórico regional dos alunos do 9° ano da escola DR. Jarismar Gonçalves Melo (Ipaumirim-CE).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/4388938509143788 pt_BR
dc.creator.Lattes SILVA, A. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.referee1 MORAIS , Ana Lunara da Silva
dc.contributor.referee2 BASTOS, Raquel Leão de
dc.description.resumo O presente trabalho busca analisar a utilização de sequências didáticas para o ensino de História e apresenta uma proposta metodológica para as aulas de História nos anos finais do Ensino Fundamental com a temática do Cangaço a partir da literatura de cordel, na E.E.F.T.I. Dr. Jarismar G. Melo, localizada no município de Ipaumirim-CE, O objetivo é trabalhar o tema sob a perspectiva cordelista por meio de uma proposta de sequência didática, criando pontes com o saber popular e valorizando a identidade sertaneja, fazendo com que o aluno se torne sujeito de sua própria aprendizagem. Para a realização desse trabalho utilizamos dois cordéis “A chegada de lampião no inferno” de José Pacheco (1993); e “O encontro de Lampião com padre Cícero no céu”, de Minelvino Francisco Silva (199?). Através desses cordéis organizamos a sequência de aulas que podem proporcionar aos alunos uma nova vivência e compreensão sobre o cangaço em nossa região. Para essa análise utilizaremos como fundamentação teórica autores como: Domingues (2017), Tavares Júnior (1996), Sousa (2020), Clemente (2020), Santos (2021), Lima (2008). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Cangaço, cordel e a sequência didática para o conhecimento histórico regional dos alunos do 9° ano da escola DR. Jarismar Gonçalves Melo (Ipaumirim-CE). pt_BR
dc.date.issued 2024-09-05
dc.description.abstract The present work seeks to analyze the use of didactic sequences for teaching History and presents a methodological proposal for History classes in the final years of Elementary School with the theme of Cangaço based on cordel literature, at E.E.F.T.I. Jarismar G. Melo, located in the municipality of Ipaumirim - CE, The objective is to work on the topic from a Cordelist perspective through a proposed didactic sequence, creating bridges with popular knowledge and valuing the country identity, making the student become subject of your own learning. To carry out this work we used two strings, “The arrival of lampião in hell” by José Pacheco (1993) and “The encounter of Lampião with priest Cícero in heaven” by Minelvino Francisco Silva (199?). Through these strings we organize a sequence of classes that can provide students with a new experience and knowledge about cangaço in our region. For this analysis, we will use authors such as: Domingues (2017), Tavares Júnior (1996), Sousa (2020), Clemente (2020), Santos (2021), Lima (2008) as a theoretical basis. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42360
dc.date.accessioned 2025-07-02T17:36:02Z
dc.date.available 2025-07-02
dc.date.available 2025-07-02T17:36:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Cangaço pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Sequência didática - Cordéis pt_BR
dc.subject Cordel - Aulas de História pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - Ipaumirim - Município - Ceará pt_BR
dc.subject Cordel literature pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Didactic sequence - Cordéis pt_BR
dc.subject Cordel - History Classes pt_BR
dc.subject Elementary school - Ipaumirim - Municipality - Ceará pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Airton Barbosa da
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cangaço, cordel and the didactic sequence for regional historical knowledge of 9th grade students at DR. Jarismar Gonçalves Melo school (Ipaumirim-CE). pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Airton Barbosa da. Cangaço, cordel e a sequência didática para o conhecimento histórico regional dos alunos do 9° ano da Escola Dr. Jarismar Gonçalves Melo (Ipaumirim – CE). 2024. 24f. Artigo (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta