Repositorio Dspace/Manakin

Educação e resistência na comunidade do Baixo Itacuruçá em Abaetetuba no Pará: memória de luta na afirmação e valorização da identidade quilombola.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID https://orcid.org/0000-0003-1078-8148 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3104791557219576 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ABREU, Waldir Ferreira de.
dc.contributor.advisor1ID ABREU, W. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6364117476478718 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Damião Bezerra Oliveira
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0002-8247-8803 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7717970084199162 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Maria das Graças da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, M. G. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa Educação e Resistência na Comunidade do Baixo Itacuruçá em Abaetetuba no Pará: O Papel da Escola Santo André na Afirmação e Valorização da Identidade Quilombola, que objetiva compreender como esses processos educativos contribuíram e contribuem para as vivências cotidianas dos elementos constitutivos da resistência quilombola: a educação, a memória e a identidade. Subsidiado teoricamente nos referenciais da educação popular, especialmente nas obras de José Reis, Flávio Gomes, Vicente Salles, Robert Slenes, Nilma Lino Gomes, Miguel Arroyo,Tomas Tadeu da Silva, Antônio Ciampa, Frigoto, Vera Candau, buscamos entender o quilombo na sua epistemologia da resistência. A metodologia da pesquisa etnográfica foi subsidiada pelos aportes do conhecimento colaborativo., A inserção na comunidade aconteceu no período de dezembro de 2015 a agosto 2016. Participaram da pesquisa 18 pessoas e na análise das falas desses colaboradores buscamos compreender como esses processos educativos de resistência e práticas curriculares contribuíram e contribuem para a construção da identidade quilombola dessa comunidade. O estudo foi elaborado por meio da pesquisa de campo, com a utilização da técnica da coleta de dados, observação, registro do cotidiano no diário de campo.O lócus da investigação limitou-se a comunidade Nossa senhora do Perpetuo socorro no Baixo Itacuruçá em Abaetetuba no estado do Pará, por ser uma comunidade Quilombola, com uma trajetória de luta e resistência para garantia de direitos a educação e melhoria nas condições de vida, onde a escola busca se firma como protagonista neste processo de resistência. O registro de caráter etnográfico, a partir de um diário de campo, tem favorecido tal observação. A análise das entrevistas nos possibilitou perceber a emergência de duas compreensões de educação oriundas das falas dos profissionais da educação entrevistados: a de que educação escolar passa por descaso do poder público e que evidencia se como um instrumento da perpetuação e disseminação do preconceito; a de que a educação construída no espaço escolar, através da luta da comunidade, das organizações pode ser um instrumento de transformação dessa própria realidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFPA pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação e resistência na comunidade do Baixo Itacuruçá em Abaetetuba no Pará: memória de luta na afirmação e valorização da identidade quilombola. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This paper presents the results of research Education and Resistance in the Lower Itacuruçá Community in Abaetetuba in Pará: The Role of School St. Andrew in Affirmation and Exploitation of Quilombo Identity, which aims to understand how these educational processes contributed and contribute to the daily experiences of constituent elements of community resistance: education, memory and identity. Subsidized theoretically in reference to popular education, especially in the works of José Reis, Flávio Gomes, Vicente Salles, Robert Slenes, Nilma Lino Gomes, Miguel Arroyo, Tomas Tadeu da Silva, Antonio Ciampa, Frigoto, Vera Candau, we seek to understand the quilombo in its epistemology of resistance. The methodology of ethnographic research was supported by the contributions of collaborative knowledge., The insertion in the community took place from December 2015 to August 2016. The participants were 18 people and the analysis of the speeches of these employees seek to understand how these educational processes of resistance and curricular practices contributed and contribute to the construction of the quilombo identity of this community. The study was prepared by field research, using the technique of data collection, observation, daily journaling of campo.O locus of the investigation was limited to the community Our Lady of Perpetual Help in the Lower Itacuruçá in Abaetetuba in the state of Pará, as a Quilombola community, with a history of struggle and resistance to guarantee rights to education and improvement in living conditions, which the school seeks to firm as the lead in this process of resistance. The ethnographic record, from a field diary, has favored such an observation. Analysis of the interviews enabled us to see the emergence of two educational insights derived from the statements of the respondents education professionals: that education goes through neglect of the government and which shows up as an instrument of perpetuation and spread of prejudice; to that education built at school, through the community of struggle, organizations can be an instrument of transformation of reality itself. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42365
dc.date.accessioned 2025-07-02T22:46:18Z
dc.date.available 2025-07-02
dc.date.available 2025-07-02T22:46:18Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Identidade quilombola pt_BR
dc.subject Educação escolar quilombola pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola do Baixo Itacuruçá - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Baixo Itacuruçá - Abaetetuba - PA - comunidade quilombola pt_BR
dc.subject Resistência quilombola pt_BR
dc.subject Lutas quilombolas pt_BR
dc.subject Memórias - lutas quilombolas pt_BR
dc.subject Mulheres quilombolas pt_BR
dc.subject Universidade Federal do Pará - Dissertação pt_BR
dc.subject Quilombola identity pt_BR
dc.subject Quilombola school education pt_BR
dc.subject Quilombola community of Baixo Itacuruçá - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Baixo Itacuruçá - Abaetetuba - PA - quilombola community pt_BR
dc.subject Quilombola resistance pt_BR
dc.subject Quilombola struggles pt_BR
dc.subject Memories - quilombola struggles pt_BR
dc.subject Quilombola women pt_BR
dc.subject Federal University of Pará - Dissertation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RANIERI, Claudete Costa Quaresma Ranieri
dc.publisher Universidade Federal do Pará pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Education and resistance in the Baixo Itacuruçá community in Abaetetuba, Pará: memory of struggle in the affirmation and valorization of quilombola identity. pt_BR
dc.identifier.citation RANIERI, Claudete Costa Quaresma. Educação e resistência na comunidade do Baixo Itacuruçá em Abaetetuba no Pará: memória de luta na afirmação e valorização da identidade quilombola. 2016. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2023. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta