Repositorio Dspace/Manakin

Formação, docência e saberes culturais na Escola Quilombola 4 de Março.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID COSTA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Mara Rita Duarte.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, M. R. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8038322403743384 pt_BR
dc.contributor.referee1 PINTO, Benedita Celeste de Moraes.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-9450-5461 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7489392738166786 pt_BR
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Afonso Welligton de Sousa.
dc.contributor.referee2ID NASCIMENTO, A. W. S. pt_BR
dc.description.resumo No contexto atual há de se discutir a aplicabilidade das leis que determinam a modificação do currículo escolar para inserção dos estudos sobre indígenas, afro-brasileiros e quilombolas na educação formal. Nessa perspectiva é que surge a proposta de discutir a temática em torno da questão da formação de professores que atuam em escolas quilombolas em uma das regiões mais bem povoada de remanescentes de quilombo, especificamente no Rio Genipaúba, no município de Abaetetuba, Estado do Pará. Desta forma, compreender o processo de formação continuada das professoras e professores que atuam naquela localidade, analisando em que medida essa formação contribui para as mudanças das práticas docentes – principalmente no que se refere às discussões sobre questões étnico-raciais –, constitui o objetivo geral da dissertação, ao passo que os objetivos específicos são: Analisar o processo de formação continuada dos professores; Discutir de que forma os professores e professoras incorporam, em suas práticas docentes, as orientações das Leis nº 10.639/03 e 11.645/08 e assumem, na prática educativa em sala de aula, a valorização dos saberes culturais dos alunos quilombolas; Analisar de que forma os cursos de formação continuada de professores quilombolas problematizam e discutem as relações étnico-raciais a partir da legislação específica que trata do tema. O presente trabalho é um estudo de caso da realidade investigada. Como referencial teórico elementar, adotou-se Freire (1996), Nóvoa (1992), Tardif (2002) e Godoy (1995). Apresentar outros referenciais Entende-se, mediante este trabalho, que valorizar o saber e a cultura dos povos tradicionais – materializando a desmitificação da inexistência de quilombos na Amazônia, haja vista a presença da própria narrativa dos povos da comunidade lócus da pesquisa – indica a existência de quilombos e sua inserção no contexto social, o que ajuda a concluir que na escola objeto da pesquisa há formação continuada dos professores, os quais buscam uma qualificação mais direcionada para a compreensão atualizada e contemporânea da educação formal, em especial no concernente aos aspectos cultural, regional e social dos quilombolas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFPA pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação, docência e saberes culturais na Escola Quilombola 4 de Março. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract In the present context, it will be necessary to discuss the applicability of the laws that determine the modification of the school curriculum for insertion of studies on indigenous, afro-brazilians and quilombolas in formal education. In this perspective, the proposal to discuss the issue of teacher training in quilombola schools in one of the most well - populated regions of quilombo, specifically in the Rio Genipaúba, in the Municipality of Abaetetuba, State of Pará, arises. In this way, to understand the process of continuous formation of the teachers and teachers who work in that locality, analyzing to what extent this training contributes to the changes of the teaching practices, to the one that talks about the ethnic racial questions constitutes the general objective of the dissertation, while the specific objectives are: Analyze the process of continuing teacher training; To discuss how the teachers incorporate in their teaching practices the guidelines of Laws 10.639 / 03 and 11.645 / 08, and assume in the educational practice in the classroom in the appreciation of the cultural knowledge of the quilombola students; To analyze how the courses of continuing training of quilombola teachers problematize and discuss racial ethical relations based on the specific legislation that deals with this topic. The present work deals with a case study of the investigated reality. As theoretical reference we have Freire (1996), Nóvoa (1992), Tardif (2002), Godoy (1995). To value the knowledge and culture of traditional peoples, materializing the demystification of the lack of quilombos in the Amazon, since the very narrative of the peoples of the community locus of the research indicates the existence of quilombos and their insertion in the social context, which helps to conclude that in the school that is the object of the research there is a continuous formation of the teachers who seek a more directed qualification for the updated and contemporary understanding of the formal education, especially with regard to the cultural, regional and social aspects of the quilombolas. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42366
dc.date.accessioned 2025-07-02T23:29:11Z
dc.date.available 2025-07-02
dc.date.available 2025-07-02T23:29:11Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Escola Quilombola 4 de março pt_BR
dc.subject Educação escolar quilombola pt_BR
dc.subject Saberes culturais quilombolas pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Quilombolas pt_BR
dc.subject Movimento negro pt_BR
dc.subject Remanescentes de quilombo - Rio Genipaúba - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Comunidades Quilombolas Rio Genipaúba - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Abaetetuba - PA - Rio Genipaúba - comunidades quilombolas pt_BR
dc.subject Universidade Federal do Pará - Dissertação pt_BR
dc.subject March 4th Quilombola School pt_BR
dc.subject Quilombola school education pt_BR
dc.subject Quilombola cultural knowledge pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Quilombolas pt_BR
dc.subject Black movement pt_BR
dc.subject Quilombo remnants - Genipaúba River - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Quilombola communities Genipaúba River - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Abaetetuba - PA - Genipaúba River - quilombola communities pt_BR
dc.subject Federal University of Pará - Dissertation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Dinalva do Socorro Santos da.
dc.publisher Universidade Federal do Pará pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Training, teaching and cultural knowledge at the 4 de Março Quilombola School. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Dinalva do Socorro Santos da. Formação, docência e saberes culturais na Escola Quilombola 4 de Março. 2019. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2019. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta