DSpace/Manakin Repository

Currículo e diálogo cultural na construção da educação quilombola na Escola São Tomé no município de Abaetetuba/PA.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, D. R. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5613530995861001 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Damião Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0002-8247-8803 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7717970084199162 pt_BR
dc.contributor.referee1 MIRANDA, José Valdinei Albuquerque.
dc.contributor.referee1ID MIRANDA, J. V. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6745148327397484 pt_BR
dc.contributor.referee2 ABREU, Waldir Ferreira de.
dc.contributor.referee2ID ABREU, W. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6364117476478718 pt_BR
dc.contributor.referee3 SILVA, Maria das Graças da.
dc.contributor.referee3ID https://orcid.org/0000-0002-0614-4852 pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/2200605980961260 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa, intitulada Currículo e Diálogo Cultural na construção da Educação Quilombola na escola São Tomé no município de Abaetetuba/PA, buscou indagar de que maneira a escola quilombola trabalha o currículo e em que medida ocorre diálogo cultural nos processos de formação dos alunos. Como problemática da investigação trago a seguinte questão: como o currículo e o diálogo cultural na construção da educação quilombola vem sendo trabalhado na escola São Tomé? O objetivo da pesquisa foi analisar o currículo e o diálogo cultural na construção da educação quilombola na escola São Tomé, considerando a cultura, a identidade e os reflexos na formação da construção do ensino-aprendizagem dos educandos. As concepções teóricas de Giroux (1986), Laraia (2006), Moreira (1990), Apple (1994), Gesser (2002), Adiron (2007), Pinto (2007), Mattos (2009), Klein (2010), Gomes (2011), entre outros, e instrumentos legais, trouxeram contribuições em termos conceituais teóricas e práticas, acerca do currículo e diálogo cultural na construção da educação quilombola, demonstrando as contradições do pensamento e das práticas pedagógicas na referida escola, bem como as críticas, reflexões e proposições para se pensar a escola quilombola a partir das realidades históricas e culturais locais inseridas no currículo e diálogo. Quanto a metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa com ênfase na etnografia, na qual situa-se a realidade social do contexto pesquisado da escola quilombola São Tomé, incluindo observações, entrevista semiestruturada e relatos de pessoas da comunidade. Após coletadas de dados, as informações foram submetidas à apreciação de análise, interpretação, descrição articuladas com os fundamentos teóricos para a obtenção de resultados. Por fim, a pesquisa demonstrou que os problemas educacionais da escola quilombola São Tomé são decorrentes de situações da não adequação do currículo e diálogo a realidade escolar; falta de compromisso político da Secretaria de Educação de Abaetetuba, em não respeitar a legislação específica que garante um tratamento diferenciado na escola quilombola; de desvalorização da cultura e identidade; desinteresse dos alunos em parte na aprendizagem escolar e um modelo padrão curricular para todas as escolas da zona urbana e rural, o que, de certo modo, retrocede o aprendizado de alguns alunos da escola quilombola de São Tomé. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFPA pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Currículo e diálogo cultural na construção da educação quilombola na Escola São Tomé no município de Abaetetuba/PA. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The present research, entitled Curriculum and Cultural Dialogue in the construction of Quilombola Education at the São Tomé school in the municipality of Abaetetuba /PA, sought to inquire how the quilombola school works the curriculum and to what extent cultural dialogue takes place in the processes of student formation. As a research problem I have the following question: how has the curriculum and the cultural dialogue in the construction of quilombola education worked in the São Tomé school? The objective of the research was to analyze the curriculum and cultural dialogue in the construction of quilombola education in the São Tomé school, considering the culture, identity and reflexes in the formation of the teaching-learning construction of the students. The theoretical conceptions of Giroux (1986), Laraia (2006), Moreira (1990), Apple (1994), Gesser (2002), Adiron (2007), Pinto (2007), Mattos (2009), Klein (2010), Gomes (2011), among others, and legal instruments, brought contributions in conceptual and theoretical terms about the curriculum and cultural dialogue in the construction of quilombola education, demonstrating the contradictions of thought and pedagogical practices in that school, as well as critiques, reflections and propositions to think about the school quilombola from the local historical and cultural realities inserted in the curriculum and dialogue. As for the methodology, a qualitative approach was chosen with emphasis on ethnography, which included the social reality of the researched context of the São Tomé quilombola school, including observations, semi-structured interviews and reports from people in the community. After data collection, the information was submitted to analysis, interpretation, description and articulated with the theoretical foundations to obtain results. Finally, the research showed that the educational problems of the São Tomé quilombola school are due to situations of non-adaptation of the curriculum and dialogue to school reality; lack of political commitment from the Education Department of Abaetetuba, in not respecting the specific legislation that guarantees a differential treatment in the quilombola school; devaluation of culture and identity; students' disinterest in part in school learning and a standard curriculum model for all schools in urban and rural areas, which, to a certain extent, retrace or learn the students of the São Tomé quilombola school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42367
dc.date.accessioned 2025-07-02T23:58:00Z
dc.date.available 2025-07-02
dc.date.available 2025-07-02T23:58:00Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação escolar quilombola pt_BR
dc.subject Currículo - educação escolar quilombola pt_BR
dc.subject Escola São Tomé - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Abaetetuba - PA - educação escolar quilombola pt_BR
dc.subject Mulheres quilombolas - São Tomé - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Universidade Federal do Pará - Dissertação pt_BR
dc.subject Quilombola school education pt_BR
dc.subject Curriculum - Quilombola school education pt_BR
dc.subject São Tomé School - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Abaetetuba - PA - Quilombola school education pt_BR
dc.subject Quilombola women - São Tomé - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Federal University of Pará - Dissertation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Divino Rogério Cardoso
dc.publisher Universidade Federal do Pará pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Curriculum and cultural dialogue in the construction of quilombola education at the São Tomé School in the municipality of Abaetetuba/PA. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Divino Rogério Cardoso. Currículo e diálogo cultural na construção da educação quilombola na Escola São Tomé no município de Abaetetuba/PA. 2018. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta