dc.creator.ID |
SILVA, D. R. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5613530995861001 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Damião Bezerra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
https://orcid.org/0000-0002-8247-8803 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7717970084199162 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MIRANDA, José Valdinei Albuquerque. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MIRANDA, J. V. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6745148327397484 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ABREU, Waldir Ferreira de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ABREU, W. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6364117476478718 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
SILVA, Maria das Graças da. |
|
dc.contributor.referee3ID |
https://orcid.org/0000-0002-0614-4852 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2200605980961260 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente pesquisa, intitulada Currículo e Diálogo Cultural na construção da Educação
Quilombola na escola São Tomé no município de Abaetetuba/PA, buscou indagar de que
maneira a escola quilombola trabalha o currículo e em que medida ocorre diálogo cultural nos
processos de formação dos alunos. Como problemática da investigação trago a seguinte
questão: como o currículo e o diálogo cultural na construção da educação quilombola vem
sendo trabalhado na escola São Tomé? O objetivo da pesquisa foi analisar o currículo e o
diálogo cultural na construção da educação quilombola na escola São Tomé, considerando a
cultura, a identidade e os reflexos na formação da construção do ensino-aprendizagem dos
educandos. As concepções teóricas de Giroux (1986), Laraia (2006), Moreira (1990), Apple
(1994), Gesser (2002), Adiron (2007), Pinto (2007), Mattos (2009), Klein (2010), Gomes
(2011), entre outros, e instrumentos legais, trouxeram contribuições em termos conceituais
teóricas e práticas, acerca do currículo e diálogo cultural na construção da educação
quilombola, demonstrando as contradições do pensamento e das práticas pedagógicas na
referida escola, bem como as críticas, reflexões e proposições para se pensar a escola
quilombola a partir das realidades históricas e culturais locais inseridas no currículo e diálogo.
Quanto a metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa com ênfase na etnografia, na
qual situa-se a realidade social do contexto pesquisado da escola quilombola São Tomé,
incluindo observações, entrevista semiestruturada e relatos de pessoas da comunidade. Após
coletadas de dados, as informações foram submetidas à apreciação de análise, interpretação,
descrição articuladas com os fundamentos teóricos para a obtenção de resultados. Por fim, a
pesquisa demonstrou que os problemas educacionais da escola quilombola São Tomé são
decorrentes de situações da não adequação do currículo e diálogo a realidade escolar; falta de
compromisso político da Secretaria de Educação de Abaetetuba, em não respeitar a legislação
específica que garante um tratamento diferenciado na escola quilombola; de desvalorização da
cultura e identidade; desinteresse dos alunos em parte na aprendizagem escolar e um modelo
padrão curricular para todas as escolas da zona urbana e rural, o que, de certo modo, retrocede
o aprendizado de alguns alunos da escola quilombola de São Tomé. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFPA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Currículo e diálogo cultural na construção da educação quilombola na Escola São Tomé no município de Abaetetuba/PA. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The present research, entitled Curriculum and Cultural Dialogue in the construction of
Quilombola Education at the São Tomé school in the municipality of Abaetetuba /PA, sought
to inquire how the quilombola school works the curriculum and to what extent cultural
dialogue takes place in the processes of student formation. As a research problem I have the
following question: how has the curriculum and the cultural dialogue in the construction of
quilombola education worked in the São Tomé school? The objective of the research was to
analyze the curriculum and cultural dialogue in the construction of quilombola education in
the São Tomé school, considering the culture, identity and reflexes in the formation of the
teaching-learning construction of the students. The theoretical conceptions of Giroux (1986),
Laraia (2006), Moreira (1990), Apple (1994), Gesser (2002), Adiron (2007), Pinto (2007),
Mattos (2009), Klein (2010), Gomes (2011), among others, and legal instruments, brought
contributions in conceptual and theoretical terms about the curriculum and cultural dialogue
in the construction of quilombola education, demonstrating the contradictions of thought and
pedagogical practices in that school, as well as critiques, reflections and propositions to think
about the school quilombola from the local historical and cultural realities inserted in the
curriculum and dialogue. As for the methodology, a qualitative approach was chosen with
emphasis on ethnography, which included the social reality of the researched context of the
São Tomé quilombola school, including observations, semi-structured interviews and reports
from people in the community. After data collection, the information was submitted to
analysis, interpretation, description and articulated with the theoretical foundations to obtain
results. Finally, the research showed that the educational problems of the São Tomé
quilombola school are due to situations of non-adaptation of the curriculum and dialogue to
school reality; lack of political commitment from the Education Department of Abaetetuba, in
not respecting the specific legislation that guarantees a differential treatment in the
quilombola school; devaluation of culture and identity; students' disinterest in part in school
learning and a standard curriculum model for all schools in urban and rural areas, which, to a
certain extent, retrace or learn the students of the São Tomé quilombola school. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42367 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-02T23:58:00Z |
|
dc.date.available |
2025-07-02 |
|
dc.date.available |
2025-07-02T23:58:00Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação escolar quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo - educação escolar quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Escola São Tomé - Abaetetuba - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Abaetetuba - PA - educação escolar quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres quilombolas - São Tomé - Abaetetuba - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade Federal do Pará - Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola school education |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum - Quilombola school education |
pt_BR |
dc.subject |
São Tomé School - Abaetetuba - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Abaetetuba - PA - Quilombola school education |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola women - São Tomé - Abaetetuba - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Federal University of Pará - Dissertation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Divino Rogério Cardoso |
|
dc.publisher |
Universidade Federal do Pará |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Curriculum and cultural dialogue in the construction of quilombola education at the São Tomé School in the municipality of Abaetetuba/PA. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Divino Rogério Cardoso. Currículo e diálogo cultural na construção da educação quilombola na Escola São Tomé no município de Abaetetuba/PA. 2018. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2018. |
pt_BR |