dc.creator.ID |
SOUSA, J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5671141128771117 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, M. R. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8038322403743384 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PINTO, Benedita Celeste de Moraes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PINTO, B. C. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7489392738166786 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUSA, R. S. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9922481132027268 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente investigação nasceu do interesse sobre os quilombolas da comunidade Umarizal
(Baião/PA), despertado a partir do contato com esse povo, que ocorreu por meio de uma
pesquisa de especialização em Cultura Afro-brasileira, realizada em 2010. A dimensão da
realidade desse quilombo apontou elementos instigantes que levou a entender o quão era
importante tratar de assuntos pertinentes aos saberes locais desses remanescentes de
quilombolas do Umarizal. Neste sentido, a pesquisa partiu de questionamentos sobre os
Saberes Tradicionais que caracterizam a Comunidade Quilombola do Umarizal, e como
esses saberes estão sendo transmitidos de geração em geração, Assim, definiu-se como
objetivo geral analisar os saberes tradicionais que caracterizam a Comunidade Quilombola do
Umarizal, tendo em vista a transmissão desses saberes por meio de experiências cotidianas,
considerando os aspectos culturais importantes que são preservados de geração em geração.
As discussões foram embasadas nos seguintes autores GEERTZ (1989;1997), PINTO (2002;
2004; 2011), DIEGUES (2000), SANTOS (2012), DA SILVA E NASCIMENTO (2000),
SILVA e SILVA (2006), MONTEIRO e GARCIA (2012), entre outros. A metodologia de
pesquisa foi realizada por meio de análise documental, pesquisa em campo, observação em
lócus e, como recurso para coleta de dados, foi feito o uso da história oral. As categorias de
informantes foram selecionadas segundo critérios de participação nos movimentos
organizados pela comunidade. Apontou-se: jovens; ponto de vista das relações conjugais;
liderança da representatividade da associação quilombola; famílias que participam ativamente
da conjuntura atual dos movimentos realizados no quilombo; e, indivíduo que habita na
comunidade, mas que não se considera quilombola. Essas categorias foram fontes orais no
desenrolar deste trabalho, e foram chamados pelos nomes próprios, de acordo com a
declaração de Livre esclarecido. Por meio desse recurso, ou seja, a história oral, foi possível
coletar informações a respeito da importância dos saberes tradicionais para a comunidade. O
lócus de pesquisa é a comunidade do Umarizal, distrito da cidade de Baião-Pará. Os saberes
tradicionais da comunidade Quilombola do Umarizal, objeto desta pesquisa, são encontrados
na medicina natural, como nas plantas e raízes usadas para remédios caseiros; nos trabalhos
de partos, realizados em casa; nas danças e músicas com instrumentos da cultura afrobrasileira;
nas festas religiosas; no preparo da terra para a agricultura de subsistência; e, no
extrativismo vegetal. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Campus Universitário do Tocantins/Cametá |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFPA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Saberes tradicionais dos remanescentes de quilombolas da Comunidade Umarizal (Baião/PA). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-09-14 |
|
dc.description.abstract |
The present research was born out of the interest in the quilombolas of the Umarizal
community (Baião / PA), awakened from the contact with these people, which occurred
through a specialization research in Afro-Brazilian Culture, held in 2010. The dimension of
reality of this quilombo pointed out instigating elements that led us to understand how
important it was to deal with matters pertinent to the local knowledge of these remnants of
quilombolas from Umarizal. In this sense, the research was based on questions about the
Traditional Knowledge that characterize the Quilombola Community of Umarizal, and how
these knowledge are being transmitted from generation to generation. Thus, we defined as a
general objective to analyze the traditional knowledge that characterize the Quilombola
Community of Umarizal, taking into account the transmission of these knowledge through
everyday experiences, considering the important cultural aspects that are preserved from
generation to generation. The discussions were based on the following authors: GEERTZ (1989,
1997), PINTO (2002, 2004, 2011), DIEGUES (2000), SANTOS (2012), DA SILVA E
NASCIMENTO (2000), SILVA e SILVA GARCIA (2012). The research methodology was
performed through documentary analysis, field research, locus observation and, as a resource
for data collection, oral history was used. The categories of informants were selected
according to participation criteria in the movements organized by the community. it was
pointed out: young people, point of view of conjugal relations; Leadership of the
representativeness of the quilombola association; families that participate actively in the
current conjuncture of the movements carried out in the quilombo and; individual that lives in
the community, but is not considered a quilombola. These categories were oral sources in the
course of this work and were called by their proper names, according to the declaration of
Free informed. Through this resource, that is, oral history will be able to collect information
regarding the importance of traditional knowledge to the community. The locus of research is
the community of Umarizal, district of the city of Baião-Pará. The traditional knowledge of
the Quilombola community of Umarizal, object of this research, are found in natural
medicine, as in the plants and roots used for home remedies; in labor performed at home; in
dances and songs with instruments of Afro-Brazilian culture; at religious festivals; in the
preparation of land for subsistence agriculture; in vegetable extractivism. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42372 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-03T13:28:55Z |
|
dc.date.available |
2025-07-03 |
|
dc.date.available |
2025-07-03T13:28:55Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes tradicionais |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidades tradicionais |
pt_BR |
dc.subject |
Povos tradicionais |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Remanescente Quilombola Umarizal - Baião - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Baião - PA - comunidade quilombola Umarizal |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade Federal do Pará - Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Memória - comunidade quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade - comunidade quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional communities |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional peoples |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola Remnant Community Umarizal - Baião - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Baião - PA - Umarizal quilombola community |
pt_BR |
dc.subject |
Federal University of Pará - Dissertation |
pt_BR |
dc.subject |
Memory - quilombola community |
pt_BR |
dc.subject |
Identity - quilombola community |
pt_BR |
dc.subject |
Culture |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola women |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Joatan Soares de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal do Pará |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Joatan Soares de. Saberes tradicionais dos remanescentes de quilombolas da Comunidade Umarizal (Baião/PA). 2018. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal, Cametá - PA - Brasil, 2018. |
pt_BR |