dc.creator.ID |
COSTA, L. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8626360942243438 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, M. R. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8038322403743384 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NASCIMENTO, Afonso Welliton de Souza. |
|
dc.contributor.referee1ID |
NASCIMENTO, A. W. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PINTO, Benedita Celeste de Moraes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PINTO, B. C. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7489392738166786 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente dissertação tem como objeto de estudo os saberes tradicionais da comunidade
remanescente de quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará) com o intuito de compreender as formas de
valorização e proteção desses saberes a partir da análise da efetivação do ordenamento jurídico
brasileiro que dá base para a proteção dos povos tradicionais, na medida em que se identifica sua
relação com as práticas culturais e formas de transmissão desses saberes de geração em geração por
meio da memória coletiva e das histórias orais dos guardiões da memória da comunidade. Para
empreender o trabalho utilizamos de uma abordagem qualitativa e como metodologia destacamos a
historia oral. Como aporte teórico base para a pesquisa, temos: Bosi (2003), Thompson (2014),
Martins (1999), Pollak (1989), Carneiro (2007) e Geertz (2014) autores que discutem sobre a
compreensão do estudo da história oral, memória, saberes tradicionais e meio ambiente. E ao
problematizarmos sobre quais as práticas marcam as estratégias para o fortalecimento da cultura da
comunidade e seu papel na dinâmica de valorização dos saberes tradicionais, território, identidade e da
memória coletiva, contribui efetivamente para a organização politica, educacional e cultural do
quilombo do Itacuruçá numa ótica jurídica. Nesta perspectiva, utilizamos: Diegues (2000), Salles
(2005), Michelotti (2008), Hall (2003), DaMatta (2000) e Bourdieu (1989). Desta forma, de acordo
com os caminhos de pesquisa, inicialmente, identificamos a relação dos dispositivos jurídicos,
elencando como referência a Constituição Federal do Brasil de 1988, com olhares atentos aos
posteriores dispositivos que se relacionam com a proteção dos saberes tradicionais. Assim,
procuramos legitimar a proteção de tais saberes, bem como compreender a constituição do direito em
nossa sociedade e o diálogo com as formas de organização educacional, politica e cultural do lócus de
pesquisa na perspectiva da valorização dos saberes tradicionais. Logo, a pesquisa aponta que a
comunidade coloca-se como detentora de uma gama de conhecimentos tradicionais, expressões
culturais próprias num repertório considerável de mitos, ritos e conhecimentos herdados de ancestrais
ligados às atividades produtivas que, para além dos procedimentos técnicos e agronômicos envolvidos,
garantem a produção, o consumo e uma maneira específica de se relacionar com a natureza e com o
mundo; assumindo, paralelamente, a necessidade de rever as formas de implementação dos
dispositivos jurídicos junto às comunidades tradicionais, pois quando posto em analise identificamos
um caráter, em certa medida, classificatório e conceitual por não compreenderem a complexidade e o
significado das comunidades tradicionais em sua totalidade, logo, assumem fragilidades em efetivar
estratégias que possibilitem a proteção desses saberes. Assim, os sujeitos de pesquisa atribuem, dentre
outros fatores, ao avanço da lógica capitalista e a influência midiática de universalização de uma
cultura hegemônica, a visível descontinuidade de traços culturais próprios da comunidade, enquanto
isso, interpretamos tais falas e analisamos junto às vivencias de campo sinalizando as contradições e
resistências incorporadas pelas práticas culturais no cotidiano do local. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Campus Universitário do Tocantins/Cametá |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFPA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Saberes tradicionais, memória e cultura: uma análise das práticas culturais da Comunidade Remanescente de Quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-04-16 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42373 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-03T13:40:42Z |
|
dc.date.available |
2025-07-03 |
|
dc.date.available |
2025-07-03T13:40:42Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes tradicionais - comunidade quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidades tradicionais - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Povos tradicionais |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Remanescente de Quilombo do Itacuruçá - Abaetetuba - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola do Itacuruçá - Abaetetuba - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Abaetetuba - PA - comunidade quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade Federal do Pará - Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura - comunidade quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional knowledge - quilombola community |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional communities - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional peoples |
pt_BR |
dc.subject |
Remnant Community of Quilombo of Itacuruçá - Abaetetuba - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola Community of Itacuruçá - Abaetetuba - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Abaetetuba - PA - quilombola community |
pt_BR |
dc.subject |
Federal University of Pará - Dissertation |
pt_BR |
dc.subject |
Culture - quilombola community |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola women |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Laércio Farias da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal do Pará |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Laércio Farias da. Saberes tradicionais, memória e cultura: uma análise das práticas culturais da Comunidade Remanescente de Quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará). 2019. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2019. |
pt_BR |