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Saberes tradicionais, memória e cultura: uma análise das práticas culturais da Comunidade Remanescente de Quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará).

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dc.creator.ID COSTA, L. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8626360942243438 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, M. R. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8038322403743384 pt_BR
dc.contributor.referee1 NASCIMENTO, Afonso Welliton de Souza.
dc.contributor.referee1ID NASCIMENTO, A. W. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 PINTO, Benedita Celeste de Moraes.
dc.contributor.referee2ID PINTO, B. C. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7489392738166786 pt_BR
dc.description.resumo A presente dissertação tem como objeto de estudo os saberes tradicionais da comunidade remanescente de quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará) com o intuito de compreender as formas de valorização e proteção desses saberes a partir da análise da efetivação do ordenamento jurídico brasileiro que dá base para a proteção dos povos tradicionais, na medida em que se identifica sua relação com as práticas culturais e formas de transmissão desses saberes de geração em geração por meio da memória coletiva e das histórias orais dos guardiões da memória da comunidade. Para empreender o trabalho utilizamos de uma abordagem qualitativa e como metodologia destacamos a historia oral. Como aporte teórico base para a pesquisa, temos: Bosi (2003), Thompson (2014), Martins (1999), Pollak (1989), Carneiro (2007) e Geertz (2014) autores que discutem sobre a compreensão do estudo da história oral, memória, saberes tradicionais e meio ambiente. E ao problematizarmos sobre quais as práticas marcam as estratégias para o fortalecimento da cultura da comunidade e seu papel na dinâmica de valorização dos saberes tradicionais, território, identidade e da memória coletiva, contribui efetivamente para a organização politica, educacional e cultural do quilombo do Itacuruçá numa ótica jurídica. Nesta perspectiva, utilizamos: Diegues (2000), Salles (2005), Michelotti (2008), Hall (2003), DaMatta (2000) e Bourdieu (1989). Desta forma, de acordo com os caminhos de pesquisa, inicialmente, identificamos a relação dos dispositivos jurídicos, elencando como referência a Constituição Federal do Brasil de 1988, com olhares atentos aos posteriores dispositivos que se relacionam com a proteção dos saberes tradicionais. Assim, procuramos legitimar a proteção de tais saberes, bem como compreender a constituição do direito em nossa sociedade e o diálogo com as formas de organização educacional, politica e cultural do lócus de pesquisa na perspectiva da valorização dos saberes tradicionais. Logo, a pesquisa aponta que a comunidade coloca-se como detentora de uma gama de conhecimentos tradicionais, expressões culturais próprias num repertório considerável de mitos, ritos e conhecimentos herdados de ancestrais ligados às atividades produtivas que, para além dos procedimentos técnicos e agronômicos envolvidos, garantem a produção, o consumo e uma maneira específica de se relacionar com a natureza e com o mundo; assumindo, paralelamente, a necessidade de rever as formas de implementação dos dispositivos jurídicos junto às comunidades tradicionais, pois quando posto em analise identificamos um caráter, em certa medida, classificatório e conceitual por não compreenderem a complexidade e o significado das comunidades tradicionais em sua totalidade, logo, assumem fragilidades em efetivar estratégias que possibilitem a proteção desses saberes. Assim, os sujeitos de pesquisa atribuem, dentre outros fatores, ao avanço da lógica capitalista e a influência midiática de universalização de uma cultura hegemônica, a visível descontinuidade de traços culturais próprios da comunidade, enquanto isso, interpretamos tais falas e analisamos junto às vivencias de campo sinalizando as contradições e resistências incorporadas pelas práticas culturais no cotidiano do local. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Campus Universitário do Tocantins/Cametá pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA pt_BR
dc.publisher.initials UFPA pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Saberes tradicionais, memória e cultura: uma análise das práticas culturais da Comunidade Remanescente de Quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará). pt_BR
dc.date.issued 2019-04-16
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42373
dc.date.accessioned 2025-07-03T13:40:42Z
dc.date.available 2025-07-03
dc.date.available 2025-07-03T13:40:42Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Saberes tradicionais - comunidade quilombola pt_BR
dc.subject Comunidades tradicionais - Pará pt_BR
dc.subject Povos tradicionais pt_BR
dc.subject Comunidade Remanescente de Quilombo do Itacuruçá - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola do Itacuruçá - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Abaetetuba - PA - comunidade quilombola pt_BR
dc.subject Universidade Federal do Pará - Dissertação pt_BR
dc.subject Cultura - comunidade quilombola pt_BR
dc.subject Mulheres quilombolas pt_BR
dc.subject Traditional knowledge - quilombola community pt_BR
dc.subject Traditional communities - Pará pt_BR
dc.subject Traditional peoples pt_BR
dc.subject Remnant Community of Quilombo of Itacuruçá - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Quilombola Community of Itacuruçá - Abaetetuba - PA pt_BR
dc.subject Abaetetuba - PA - quilombola community pt_BR
dc.subject Federal University of Pará - Dissertation pt_BR
dc.subject Culture - quilombola community pt_BR
dc.subject Quilombola women pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Laércio Farias da.
dc.publisher Universidade Federal do Pará pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Laércio Farias da. Saberes tradicionais, memória e cultura: uma análise das práticas culturais da Comunidade Remanescente de Quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará). 2019. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2019. pt_BR


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