DSpace/Manakin Repository

Educação quilombola: Constituição de lideranças e práticas de resistências na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MEDEIROS, O. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7386079000883674 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Gilcilene Dias da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, G. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2934771644021042 pt_BR
dc.contributor.referee1 VARELA, Odair Bartolomeu Barros Lopes.
dc.contributor.referee1ID VARELA, O. B. B. L. pt_BR
dc.contributor.referee2 CUNHA JÚNIOR, Henrique Antunes da.
dc.contributor.referee2ID CUNHA JÚNIOR, H. A. pt_BR
dc.contributor.referee3 PINHO, Vilma Aparecida de.
dc.contributor.referee3ID PINHO, V. A. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/2018069654110698 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa objetiva analisar o processo de constituição de lideranças negras e práticas de resistências como fator educativo na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará. O problema da investigação contextualiza os processos excludentes da violência colonial contra a população afrodescendente escravizada que culminaram na produção do racismo na organização política e social da sociedade brasileira. As perguntas formuladas versam sobre o seguinte: Como se deu o processo de constituição de lideranças na comunidade remanescente de quilombo de Umarizal Beira, no que tange aos elementos culturais, étnico-raciais e políticos? De que modo as histórias de vida dos afrodescendentes e lideranças quilombolas constituem sua formação identitária enquanto fator educativo e prática de resistência ao racismo junto à comunidade local? Para a realização da pesquisa, utilizamos os aportes teóricos e metodológicos Pós-colonial (decolonial) (BHABHA, 2010; ESCOBAR, 2005; HALL, 2009) dialogando com a noção de Afrodescendência (OLIVEIRA FILHO, 1997; CUNHA JÚNIOR, 2005). Para tanto, o trabalho de campo na comunidade visa, através de entrevistas com as oito (08) lideranças da comunidade que ocupam a diretoria da Associação quilombola, no intuito de situar o recorte analítico das narrativas produzidas. A partir de entrevistas realizadas com algumas lideranças quilombolas, percebeu-se uma riqueza de informações, que nos fez optar pela inclusão de apenas quatro (04) líderes, sendo dois homens e duas mulheres há mais tempo exercendo o papel de liderança em cargo da diretoria da associação, o estudo destaca os saberes da cultura afrodescendente e as práticas educativas como mecanismos de luta, formação e organização política comunitária. A pesquisa abre espaço a pensamentos-outros negados e destituídos desde o processo colonial. Os resultados preliminares indicam que a constituição das lideranças quilombolas encontra-se fortemente pautada em processos culturais e políticos que constituem as Afrodescendências de suas (re)existências nas lutas contra o racismo e todas as mazelas sociais, tendo a educação um importante papel a contribuir com o processo de constituição de suas identidades étnico-raciais quilombolas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Campus Universitário do Tocantins/Cametá pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA pt_BR
dc.publisher.initials UFPA pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação quilombola: Constituição de lideranças e práticas de resistências na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará. pt_BR
dc.date.issued 2018-01-04
dc.description.abstract This research aimed at the formation of leadership and resistance practices as an educational factor in the Quilombola Community of Umarizal Beira, Baião-Pará. The problem of the contextualized investigation of the exclusionary processes of colonial violence against the enslaved Afrodescendant population that culminated in the production of racism in the political and social organization of Brazilian society. The questions that guide this research are: How to launch the process of constituting the remaining quilombo community of Umarizal Beira in relation to cultural, ethnic-racial and political elements and how is it for a relationship with educational processes? In what way do life histories of Afro-descendants and Quilombola leaders constitute their identity formation as a local community? For the realization of the research, we use the postcolonial (decolonial) theoretical and methodological contributions dialoguing with a notion of Afrodescendence. In order to do so, the field work in the community aimed, through interviews with 08 (08) community leaders who occupy a board of the Quilombola Association, to locate the analytical cut of the narratives produced. Based on interviews with some leaders of quilombolas, the outstanding study of the knowledge of Afrodescendant culture and as educational practices as mechanisms of struggle, formation and community political organization. The Survey opens space for thoughts-others denied and deprived of the colonial process. The results indicate that the constitution of the quilombola leaderships is strongly based on cultural and political processes that constitute Afrodescendences of their (re) existence in the struggles against racism and all as maladies, having an important role to contribute to the constitution process of their ethnic-racial identities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42374
dc.date.accessioned 2025-07-03T14:02:36Z
dc.date.available 2025-07-03
dc.date.available 2025-07-03T14:02:36Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação escolar quilombola pt_BR
dc.subject Educação quilombola pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola de Umarizal Beira - Baião - PA pt_BR
dc.subject Baião - PA - Comunidade Quilombola de Umarizal Beira pt_BR
dc.subject Universidade Federal do Pará - Dissertação pt_BR
dc.subject Comunidades tradicionais - Pará pt_BR
dc.subject Identidade negra pt_BR
dc.subject Racismo pt_BR
dc.subject Educação para as relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Lei 10.639/2003 pt_BR
dc.subject Mulheres negras pt_BR
dc.subject História de vida - quilombolas pt_BR
dc.subject Decolonialidade - metodologia pt_BR
dc.subject Mulheres quilombolas pt_BR
dc.subject Afrodescendência pt_BR
dc.subject Lideranças quilombolas pt_BR
dc.subject Quilombola school education pt_BR
dc.subject Quilombola education pt_BR
dc.subject Quilombola Community of Umarizal Beira - Baião - PA pt_BR
dc.subject Baião - PA - Quilombola Community of Umarizal Beira pt_BR
dc.subject Federal University of Pará - Dissertation pt_BR
dc.subject Traditional communities - Pará pt_BR
dc.subject Black identity pt_BR
dc.subject Racism pt_BR
dc.subject Education for ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject Law 10.639/2003 pt_BR
dc.subject Black women pt_BR
dc.subject Life history - quilombolas pt_BR
dc.subject Decoloniality - methodology pt_BR
dc.subject Quilombola women pt_BR
dc.subject Afro-descendants pt_BR
dc.subject Quilombola leaders pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Oberdan da Silva.
dc.publisher Universidade Federal do Pará pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Oberdan da Silva. Educação quilombola: Constituição de lideranças e práticas de resistências na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará. 2018. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta