dc.creator.ID |
MEDEIROS, O. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7386079000883674 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Gilcilene Dias da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, G. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2934771644021042 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
VARELA, Odair Bartolomeu Barros Lopes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
VARELA, O. B. B. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CUNHA JÚNIOR, Henrique Antunes da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CUNHA JÚNIOR, H. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
PINHO, Vilma Aparecida de. |
|
dc.contributor.referee3ID |
PINHO, V. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2018069654110698 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa objetiva analisar o processo de constituição de lideranças negras e práticas
de resistências como fator educativo na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira,
Baião-Pará. O problema da investigação contextualiza os processos excludentes da
violência colonial contra a população afrodescendente escravizada que culminaram na
produção do racismo na organização política e social da sociedade brasileira. As perguntas
formuladas versam sobre o seguinte: Como se deu o processo de constituição de lideranças
na comunidade remanescente de quilombo de Umarizal Beira, no que tange aos elementos
culturais, étnico-raciais e políticos? De que modo as histórias de vida dos afrodescendentes
e lideranças quilombolas constituem sua formação identitária enquanto fator educativo e
prática de resistência ao racismo junto à comunidade local? Para a realização da pesquisa,
utilizamos os aportes teóricos e metodológicos Pós-colonial (decolonial) (BHABHA, 2010;
ESCOBAR, 2005; HALL, 2009) dialogando com a noção de Afrodescendência
(OLIVEIRA FILHO, 1997; CUNHA JÚNIOR, 2005). Para tanto, o trabalho de campo na
comunidade visa, através de entrevistas com as oito (08) lideranças da comunidade que
ocupam a diretoria da Associação quilombola, no intuito de situar o recorte analítico das
narrativas produzidas. A partir de entrevistas realizadas com algumas lideranças
quilombolas, percebeu-se uma riqueza de informações, que nos fez optar pela inclusão de
apenas quatro (04) líderes, sendo dois homens e duas mulheres há mais tempo exercendo o
papel de liderança em cargo da diretoria da associação, o estudo destaca os saberes da
cultura afrodescendente e as práticas educativas como mecanismos de luta, formação e
organização política comunitária. A pesquisa abre espaço a pensamentos-outros negados e
destituídos desde o processo colonial. Os resultados preliminares indicam que a
constituição das lideranças quilombolas encontra-se fortemente pautada em processos
culturais e políticos que constituem as Afrodescendências de suas (re)existências nas lutas
contra o racismo e todas as mazelas sociais, tendo a educação um importante papel a
contribuir com o processo de constituição de suas identidades étnico-raciais quilombolas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Campus Universitário do Tocantins/Cametá |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFPA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Educação quilombola: Constituição de lideranças e práticas de resistências na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-01-04 |
|
dc.description.abstract |
This research aimed at the formation of leadership and resistance practices as an
educational factor in the Quilombola Community of Umarizal Beira, Baião-Pará. The
problem of the contextualized investigation of the exclusionary processes of colonial
violence against the enslaved Afrodescendant population that culminated in the production
of racism in the political and social organization of Brazilian society. The questions that
guide this research are: How to launch the process of constituting the remaining quilombo
community of Umarizal Beira in relation to cultural, ethnic-racial and political elements
and how is it for a relationship with educational processes? In what way do life histories of
Afro-descendants and Quilombola leaders constitute their identity formation as a local
community? For the realization of the research, we use the postcolonial (decolonial)
theoretical and methodological contributions dialoguing with a notion of Afrodescendence.
In order to do so, the field work in the community aimed, through interviews with 08 (08)
community leaders who occupy a board of the Quilombola Association, to locate the
analytical cut of the narratives produced. Based on interviews with some leaders of
quilombolas, the outstanding study of the knowledge of Afrodescendant culture and as
educational practices as mechanisms of struggle, formation and community political
organization. The Survey opens space for thoughts-others denied and deprived of the
colonial process. The results indicate that the constitution of the quilombola leaderships is
strongly based on cultural and political processes that constitute Afrodescendences of their
(re) existence in the struggles against racism and all as maladies, having an important role
to contribute to the constitution process of their ethnic-racial identities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42374 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-03T14:02:36Z |
|
dc.date.available |
2025-07-03 |
|
dc.date.available |
2025-07-03T14:02:36Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação escolar quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Educação quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola de Umarizal Beira - Baião - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Baião - PA - Comunidade Quilombola de Umarizal Beira |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade Federal do Pará - Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidades tradicionais - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade negra |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação para as relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 10.639/2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres negras |
pt_BR |
dc.subject |
História de vida - quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Decolonialidade - metodologia |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Afrodescendência |
pt_BR |
dc.subject |
Lideranças quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola school education |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola education |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola Community of Umarizal Beira - Baião - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Baião - PA - Quilombola Community of Umarizal Beira |
pt_BR |
dc.subject |
Federal University of Pará - Dissertation |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional communities - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Black identity |
pt_BR |
dc.subject |
Racism |
pt_BR |
dc.subject |
Education for ethnic-racial relations |
pt_BR |
dc.subject |
Law 10.639/2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Black women |
pt_BR |
dc.subject |
Life history - quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Decoloniality - methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola women |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-descendants |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola leaders |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Oberdan da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal do Pará |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Oberdan da Silva. Educação quilombola: Constituição de lideranças e práticas de resistências na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará. 2018. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2018. |
pt_BR |