dc.creator.ID |
MIRANDA, E. R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Doriedson do Socorro Rodrigues |
|
dc.contributor.advisor1ID |
https://orcid.org/0000-0002-5120-2484 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1127076028303549 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PINTO, Benedita Celeste de Moraes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0001-9450-5461 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7489392738166786 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
TIRIBA, Lia Vargas. |
|
dc.contributor.referee2ID |
TIRIBA, L. V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2006259738336754 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
OLIVEIRA, Mara Rita Duarte. |
|
dc.contributor.referee3ID |
OLIVEIRA, M. R. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8038322403743384 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa analisa, a partir de materialidades produtivas realizadas por homens e mulheres
da Comunidade Quilombola de Tambaí-Açu, no município de Mocajuba, Pará, a
(re)construção de identidades, na contradição Capital-Trabalho. Busca responder à indagação
de como esses sujeitos constroem processos de resistência, ou não, às determinações do modo
de produção capitalista, considerando as reproduções ampliadas da vida e as reproduções
ampliadas do capital, que lhes possibilita estabelecer, conforme Marx (2013), mediações que
(re)constroem suas identidades como classe. Para tanto, adotamos a abordagem qualitativa,
pautada no materialismo histórico-dialético, pois entendemos, conforme Araújo (2007), que
os fenômenos sociais correspondem a dimensões tanto quantitativas quanto qualitativas,
constituindo-se também culturais, de acordo com Thompson (2001), não seguindo os
fenômenos econômicos à distância, pois são partes da mesma rede de relações consideradas
como totalidade social, unidade do diverso (MARX, 2008). Metodologicamente, com base em
Triviños (1987) procedemos ao levantamento documental, às observações e anotações de
campo, além da realização de entrevistas semiestruturadas, tratadas, em termos de
significância, conforme Bardin (1977), pela análise do conteúdo. Assim enquanto referencial
teórico nos pautamos em Marx (1978; 1996; 2008; 2013), Marx e Engels (2007; 2009),
Thompson (1981; 1987; 1998; 2001), Mészaros (2002; 2011), Dubar (2005; 2006), Acosta
(2016), Antunes (2009), Bogo (2010), Tiriba (2001; 2008; 2012; 2018), Pinto (2001; 2004;
2007), Gomes (1996; 2003; 2006), Funes (2012), Rodrigues (2012), dentre outros. A
investigação nos levou à conclusão de que as identidades da Comunidade Quilombola
Tambaí-Açu se (re)constroem na mediação dos saberes sociais do Trabalho-Capital,
contradição configurada entre o trabalho nos mutirões e trabalho nos pimentais. Para se
chegar a tal conclusão, constatamos, a partir de entrevista junto a quatro mulheres e cinco
homens da Comunidade Quilombola Tambaí-Açu, que os saberes do trabalho, caracterizados
de identidade quilombola, se entrecruzam na prática de trabalho socializado do mutirão, como
culturas do trabalho que se (re)constroem no contexto das relações sociais de produção, na
perspectiva de luta de classes. Identificamos, ainda, que a partir das materialidades objetivas e
subjetivas dos sujeitos, as transformações nas reproduções ampliadas da vida, em face da
contradição em relação às reproduções ampliadas do capital, ocorreram por meio do
monocultivo intensivo da pimenta-do-reino, observado no entorno da comunidade. Dessa
forma, compreendemos que a relação dialética entre aderência e resistências à tentativa de
homogeneização da comunidade, para suprir objetivos do mercado, (re)criou experiências que
possibilitaram, por conseguinte, um (re)criar identidades, na contradição capital-trabalho.
Assim, desde um passado de formação político-cultural, social e econômico, até o presente, os
quilombos têm sido alvo de diversas tentativas de aniquilamento, tanto material quanto
simbólico. (Re)construindo-se no constante fazer-se quilombola, a partir das reproduções
ampliadas da vida, ao unir forças para diminuir o dispêndio do trabalho que produz
subsistência e valores que destoam das reproduções ampliadas do capital, caracterizada pela
produção em larga escala e divisão do trabalho, que nega experiências, presentes em:
comunidades tradicionais, produções comunitárias, associações, agroecológicas, economia e
cultura popular. E, nesse constante vir a ser, (re)constroem outras reais possibilidades de viver
bem, como culturas do trabalho que se manifestam em experiências, a exemplo do mutirão
quilombola. Resistência econômico-cultural à produção capitalista e base da constante
formação da classe econômico-cultural, que vive do trabalho |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Campus Universitário do Tocantins/Cametá |
|
dc.publisher.program |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFPA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Dos mutirões aos pimentais: a (re)construção das Identidades na contradição Trabalho-Capital, em comunidade quilombola no nordeste paraense. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-06-10 |
|
dc.description.abstract |
This work analyzes the (re)construction of identities, in the confrontation between Capital and
Work, starting from the materialities produced by men and women from the Quilombola
Community of Tambaí-Açu, in the municipality of Mocajuba, Pará, Brazil, they build
processes of resistance to determinations of the capitalist mode of production. It takes into
account the enlarged reproductions of life and the enlarged reproductions of capital, which
enable them to establish, according to Marx (2013), mediations that (re)construct their
identities as a class. For this, we adopt the qualitative approach, based on historical-dialectical
materialism, because according to Araújo (2007), we understand that social phenomena
correspond to quantitative and qualitative dimensions, and also constitute culture, according
to Thompson (2001), not following the economic phenomena at a distance, since they are part
of the same network of relations considered as social totality, unity of the diverse (MARX,
2008). In methodological terms, we conducted, based on Triviños (1987), a documentary
survey, observations and field notes, as well as semi-structured interviews, treated in terms of
significance, according to Bardin (1977), by content analysis. Thus, as a theoretical
framework, we base ourselves on Marx (1978; 1996; 2008; 2013), Marx and Engels (2007;
2009), Thompson (1981; 1987; 1998; 2001), Mészaros (2002; 2011), Dubar (2005). ; 2006),
Acosta (2016), Antunes (2009), Bogo (2010), Tiriba (2001; 2008; 2012; 2018), Pinto (2001;
2004; 2007), Gomes (1996; 2003; 2006), Funes ( 2012), Rodrigues (2012), among others.
This investigation led us to the conclusion that the identities of the Quilombola Community
Tambaí-Açu are (re)built in the mediation of the social knowledges of Work-Capital, a
contradiction between work in the community and work in the peppers. In order to reach this
conclusion, we found from an interview with four women and five men of this community
that knowledge of work, characterized by quilombola identity, intersects in the socialized
work practice of the community, as work cultures that are (re)build in the context of social
relations of production, in the perspective of class struggle. From the objective and subjective
materialities of the subjects, we also identified that the transformations in the expanded
reproductions of life, in the face of the contradiction in relation to the expanded reproductions
of capital, occurred through the intensive monoculture of black pepper, observed around the
community. Thus, we understand that the dialectical relationship between adherence and
resistance to the attempt of homogenization of the community, to supply market objectives,
(re)created experiences that enabled, therefore, a (re)creation of identities, in the contradiction
between capital and work. From a past of political, cultural, social and economic formation to
the present, quilombos have been the target of various attempts at material and symbolic
annihilation. From the extended reproductions of life, (re)building on the constant becoming
quilombola, by joining forces to reduce the expenditure of work that produces subsistence and
values that deviate from the expanded reproductions of capital, characterized by large-scale
production and division of work, which denies experiences, present in: traditional
communities, community productions, associations, agroecological, economy and popular
culture. And in that constant come to be (re)build other real possibilities of living well, as
work cultures that manifest themselves in experiences, such as the quilombola task force.
Economic-cultural resistance to capitalist production and the basis of the constant formation
of the economic-cultural class, which lives from work. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42377 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-03T16:51:13Z |
|
dc.date.available |
2025-07-03 |
|
dc.date.available |
2025-07-03T16:51:13Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Identidades - comunidade quilombola - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade quilombola - nordeste do Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade Federal do Pará - Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Resistências econômico-culturais |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidades tradicionais - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola de Tambaí-Açu - Mocajuba - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Mocajuba - PA - Comunidade Quilombola de Tambaí-Açu |
pt_BR |
dc.subject |
Pimentais - trabalho quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Identities - quilombola community - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola community - northeast of Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Federal University of Pará - Dissertation |
pt_BR |
dc.subject |
Economic and cultural resistance |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional communities - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola Community of Tambaí-Açu - Mocajuba - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Mocajuba - PA - Quilombola Community of Tambaí-Açu |
pt_BR |
dc.subject |
Pimentais - quilombola work |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola women |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MIRANDA, Ellen Rodrigues da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal do Pará |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From community work to pepper fields: the (re)construction of Identities in the Labor-Capital contradiction, in a quilombola community in northeastern Pará. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MIRANDA, Ellen Rodrigues da Silva. Dos mutirões aos pimentais: a (re)construção das Identidades na contradição Trabalho-Capital, em comunidade quilombola no nordeste paraense. 2019. 225f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2019. |
pt_BR |