dc.creator.ID |
VIEGAS, N. S. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8477526495730917 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MELO, Clarice Nascimento de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
https://orcid.org/0000-0001-7287-5648 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7497279574536104 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ROSÁRIO, Maria José Aviz do Rosário |
|
dc.contributor.referee1ID |
ROSÁRIO, M. J. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3131365668866598 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
VIDEIRA, Piedade Lino. |
|
dc.contributor.referee2ID |
VIDEIRA, P. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4269580489108934 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos Santos |
|
dc.contributor.referee3ID |
https://orcid.org/0000-0002-4723-1231 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5442731812982365 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente dissertação, intitulada "Olhares sobre a Escola Quilombola Professor Bento Lima
de Oliveira, no Município de Moju, de 2007 a 2017", objetivou discorrer sobre o processo
histórico da Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira entre 2007 a 2017. Nesse
prisma, o estudo procurou investigar de que maneira ocorreu o processo histórico da Escola
Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, no município de Moju - PA, no período
supracitado. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa no campo da História da
Educação, com recorte para a História das Instituições Escolares e História Oral. Teve como
instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada, com o
uso de um roteiro com questões abertas e um gravador. A fonte viva sobre o processo
histórico de criação, implementação e funcionamento da escola ocorreu por intermédio das
narrativas orais dos moradores mais antigos da comunidade quilombola África. As categorias
de análise, foram: contexto histórico (criação e da instalação da escola); processo evolutivo;
edifício escolar; e participação/mobilização/resistência. Mediante as análises, a pesquisa
revelou que o processo histórico de criação e instalação da Escola Quilombola Professor
Bento Lima de Oliveira está intrinsecamente ligado à constituição da comunidade África
enquanto comunidade quilombola. O estudo revelou ainda que a construção da escola foi
resultado de uma conquista política e educacional da própria comunidade. Assim, as
motivações para a criação, para as mudanças e para o desenvolvimento da instituição de
ensino perpassaram pelos movimentos de articulação entre os moradores juntamente com a
Associação Quilombola do Baixo Caeté – Comunidades Laranjituba e África - AQUIBAC, o
Movimento Negro e os órgãos federais em consonância com as políticas públicas voltadas às
questões quilombolas. Os movimentos de fragmentação ocorreram por entraves ocasionados
por questões burocráticas geradas pelos órgãos municipais e estaduais, que repercutiram
nas/das interações entre os moradores da comunidade, estudantes, professores, articulações
curriculares desdobradas pela maior ou menor autonomia e criatividade dos atores envolvidos
no processo. Dessa forma, entender como os conceitos são observados e tecidos no lócus de
pesquisa pelas pessoas envolvidas no processo histórico, disciplinar e pedagógico da escola
foi importante para compreender como foi constituída a história de criação da Escola
Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira e como a influência da comunidade África
interferiu na criação da instituição escolar. Nesse sentido, as perspectivas do presente estudo
apontam para o fortalecimento da autonomia da comunidade quilombola no processo de luta
por seus direitos e no reconhecimento dos quilombolas moradores da comunidade quilombola
África pela Educação Escolar Quilombola. Portanto, esta pesquisa é uma contribuição para a
história da educação na Amazônia paraense, como também para a história da Escola
Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, assim como para a comunidade quilombola
África, pois foi um estudo que buscou conhecer o processo histórico de criação da escola por
meio das narrativas dos moradores mais antigos da comunidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Campus Universitário do Tocantins/Cametá |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFPA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Olhares sobre a Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, no município de Moju, de 2007 a 2017. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.description.abstract |
The present dissertation, entitled <Views on the Quilombola School Professor Bento Lima de
Oliveira, in the Municipality of Moju, from 2007 to 2017=, aimed to discuss the historical
process of the Quilombola School Professor Bento Lima de Oliveira between 2007 to 2017.
In this perspective, the study sought to investigate how the historical process of the
Quilombola School Professor Bento Lima de Oliveira, in the municipality of Moju - PA,
occurred in the aforementioned period. It was, therefore, a qualitative research in the field of
History of Education, focusing on the History of School Institutions and Oral History. Data
collection instruments and semi-structured interviews were used as instruments of data
collection, using a script with open questions and a tape recorder. The living source about the
historical process of creation, implementation and functioning of the school occurred through
the oral narratives of the oldest residents of the quilombola community in Africa. The analysis
categories were: historical context (creation and installation of the school); evolutionary
process; school building; and participation / mobilization / resistance. Through the analyzes,
the research revealed that the historical process of creation and installation of the Quilombola
School Professor Bento Lima de Oliveira is intrinsically linked to the constitution of the
Africa community as a quilombola community. The study also revealed that the construction
of the school was the result of a political and educational achievement by the community
itself. Thus, the motivations for the creation, for the changes and for the development of the
educational institution permeated the movements of articulation among the residents together
with the Quilombola Association of Baixo Caeté - Laranjituba Communities and Africa -
AQUIBAC, the Black Movement and the federal agencies in line with public policies focused
on quilombola issues. The fragmentation movements occurred due to obstacles caused by
bureaucratic issues generated by the municipal and state agencies, which had repercussions on
/ in the interactions between community residents, students, teachers, curricular articulations
unfolded by the greater or lesser autonomy and creativity of the actors involved in the
process. Thus, understanding how concepts are observed and woven into the research locus by
the people involved in the school's historical, disciplinary and pedagogical process was
important to understand how the Quilombola School Professor Bento Lima de Oliveira's
creation story was formed and how the influence of the Africa community interfered in the
creation of the school institution. In this sense, the perspectives of the present study point to
the strengthening of the quilombola community's autonomy in the process of fighting for their
rights and in the recognition of quilombolas living in the quilombola Africa community
through Quilombola School Education. Therefore, this research is a contribution to the history
of education in the Amazon of Pará, as well as to the history of the Quilombola School
Professor Bento Lima de Oliveira, as well as to the quilombola community in Africa, as it was
a study that sought to know the historical process of creation school through the narratives of
the oldest residents of the community. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42378 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-03T18:08:46Z |
|
dc.date.available |
2025-07-03 |
|
dc.date.available |
2025-07-03T18:08:46Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Quilombola Professor Bento de Lima de Oliveira - Moju - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Educação escolar quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
História oral |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombo África |
pt_BR |
dc.subject |
História das instituições escolares - Moju - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Remanescente Quilombola África - Moju - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade Federal do Pará - Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres negras |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola School Professor Bento de Lima de Oliveira - Moju - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola school education |
pt_BR |
dc.subject |
Oral history |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombo África |
pt_BR |
dc.subject |
History of school institutions - Moju - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola Remnant Community África - Moju - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Federal University of Pará - Dissertation |
pt_BR |
dc.subject |
Black women |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEGAS, Nazaré do Socorro Bitencourt. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal do Pará |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Views on the Professor Bento Lima de Oliveira Quilombola School, in the municipality of Moju, from 2007 to 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIEGAS, Nazaré do Socorro Bitencourt. Olhares sobre a Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, no município de Moju, de 2007 a 2017. 2019. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica. Universidade Federal do Pará, Belém - PA - Brasil, 2019. |
pt_BR |