Dépôt DSpace/Manakin

Olhares sobre a Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, no município de Moju, de 2007 a 2017.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID VIEGAS, N. S. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8477526495730917 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELO, Clarice Nascimento de.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0001-7287-5648 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7497279574536104 pt_BR
dc.contributor.referee1 ROSÁRIO, Maria José Aviz do Rosário
dc.contributor.referee1ID ROSÁRIO, M. J. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3131365668866598 pt_BR
dc.contributor.referee2 VIDEIRA, Piedade Lino.
dc.contributor.referee2ID VIDEIRA, P. L. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4269580489108934 pt_BR
dc.contributor.referee3 SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos Santos
dc.contributor.referee3ID https://orcid.org/0000-0002-4723-1231 pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/5442731812982365 pt_BR
dc.description.resumo A presente dissertação, intitulada "Olhares sobre a Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, no Município de Moju, de 2007 a 2017", objetivou discorrer sobre o processo histórico da Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira entre 2007 a 2017. Nesse prisma, o estudo procurou investigar de que maneira ocorreu o processo histórico da Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, no município de Moju - PA, no período supracitado. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa no campo da História da Educação, com recorte para a História das Instituições Escolares e História Oral. Teve como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada, com o uso de um roteiro com questões abertas e um gravador. A fonte viva sobre o processo histórico de criação, implementação e funcionamento da escola ocorreu por intermédio das narrativas orais dos moradores mais antigos da comunidade quilombola África. As categorias de análise, foram: contexto histórico (criação e da instalação da escola); processo evolutivo; edifício escolar; e participação/mobilização/resistência. Mediante as análises, a pesquisa revelou que o processo histórico de criação e instalação da Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira está intrinsecamente ligado à constituição da comunidade África enquanto comunidade quilombola. O estudo revelou ainda que a construção da escola foi resultado de uma conquista política e educacional da própria comunidade. Assim, as motivações para a criação, para as mudanças e para o desenvolvimento da instituição de ensino perpassaram pelos movimentos de articulação entre os moradores juntamente com a Associação Quilombola do Baixo Caeté – Comunidades Laranjituba e África - AQUIBAC, o Movimento Negro e os órgãos federais em consonância com as políticas públicas voltadas às questões quilombolas. Os movimentos de fragmentação ocorreram por entraves ocasionados por questões burocráticas geradas pelos órgãos municipais e estaduais, que repercutiram nas/das interações entre os moradores da comunidade, estudantes, professores, articulações curriculares desdobradas pela maior ou menor autonomia e criatividade dos atores envolvidos no processo. Dessa forma, entender como os conceitos são observados e tecidos no lócus de pesquisa pelas pessoas envolvidas no processo histórico, disciplinar e pedagógico da escola foi importante para compreender como foi constituída a história de criação da Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira e como a influência da comunidade África interferiu na criação da instituição escolar. Nesse sentido, as perspectivas do presente estudo apontam para o fortalecimento da autonomia da comunidade quilombola no processo de luta por seus direitos e no reconhecimento dos quilombolas moradores da comunidade quilombola África pela Educação Escolar Quilombola. Portanto, esta pesquisa é uma contribuição para a história da educação na Amazônia paraense, como também para a história da Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, assim como para a comunidade quilombola África, pois foi um estudo que buscou conhecer o processo histórico de criação da escola por meio das narrativas dos moradores mais antigos da comunidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Campus Universitário do Tocantins/Cametá pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA pt_BR
dc.publisher.initials UFPA pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Olhares sobre a Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, no município de Moju, de 2007 a 2017. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract The present dissertation, entitled <Views on the Quilombola School Professor Bento Lima de Oliveira, in the Municipality of Moju, from 2007 to 2017=, aimed to discuss the historical process of the Quilombola School Professor Bento Lima de Oliveira between 2007 to 2017. In this perspective, the study sought to investigate how the historical process of the Quilombola School Professor Bento Lima de Oliveira, in the municipality of Moju - PA, occurred in the aforementioned period. It was, therefore, a qualitative research in the field of History of Education, focusing on the History of School Institutions and Oral History. Data collection instruments and semi-structured interviews were used as instruments of data collection, using a script with open questions and a tape recorder. The living source about the historical process of creation, implementation and functioning of the school occurred through the oral narratives of the oldest residents of the quilombola community in Africa. The analysis categories were: historical context (creation and installation of the school); evolutionary process; school building; and participation / mobilization / resistance. Through the analyzes, the research revealed that the historical process of creation and installation of the Quilombola School Professor Bento Lima de Oliveira is intrinsically linked to the constitution of the Africa community as a quilombola community. The study also revealed that the construction of the school was the result of a political and educational achievement by the community itself. Thus, the motivations for the creation, for the changes and for the development of the educational institution permeated the movements of articulation among the residents together with the Quilombola Association of Baixo Caeté - Laranjituba Communities and Africa - AQUIBAC, the Black Movement and the federal agencies in line with public policies focused on quilombola issues. The fragmentation movements occurred due to obstacles caused by bureaucratic issues generated by the municipal and state agencies, which had repercussions on / in the interactions between community residents, students, teachers, curricular articulations unfolded by the greater or lesser autonomy and creativity of the actors involved in the process. Thus, understanding how concepts are observed and woven into the research locus by the people involved in the school's historical, disciplinary and pedagogical process was important to understand how the Quilombola School Professor Bento Lima de Oliveira's creation story was formed and how the influence of the Africa community interfered in the creation of the school institution. In this sense, the perspectives of the present study point to the strengthening of the quilombola community's autonomy in the process of fighting for their rights and in the recognition of quilombolas living in the quilombola Africa community through Quilombola School Education. Therefore, this research is a contribution to the history of education in the Amazon of Pará, as well as to the history of the Quilombola School Professor Bento Lima de Oliveira, as well as to the quilombola community in Africa, as it was a study that sought to know the historical process of creation school through the narratives of the oldest residents of the community. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42378
dc.date.accessioned 2025-07-03T18:08:46Z
dc.date.available 2025-07-03
dc.date.available 2025-07-03T18:08:46Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Escola Quilombola Professor Bento de Lima de Oliveira - Moju - PA pt_BR
dc.subject Educação escolar quilombola pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject Quilombo África pt_BR
dc.subject História das instituições escolares - Moju - PA pt_BR
dc.subject Comunidade Remanescente Quilombola África - Moju - PA pt_BR
dc.subject Universidade Federal do Pará - Dissertação pt_BR
dc.subject Mulheres negras pt_BR
dc.subject Quilombola School Professor Bento de Lima de Oliveira - Moju - PA pt_BR
dc.subject Quilombola school education pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.subject Quilombo África pt_BR
dc.subject History of school institutions - Moju - PA pt_BR
dc.subject Quilombola Remnant Community África - Moju - PA pt_BR
dc.subject Federal University of Pará - Dissertation pt_BR
dc.subject Black women pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEGAS, Nazaré do Socorro Bitencourt.
dc.publisher Universidade Federal do Pará pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Views on the Professor Bento Lima de Oliveira Quilombola School, in the municipality of Moju, from 2007 to 2017. pt_BR
dc.identifier.citation VIEGAS, Nazaré do Socorro Bitencourt. Olhares sobre a Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, no município de Moju, de 2007 a 2017. 2019. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica. Universidade Federal do Pará, Belém - PA - Brasil, 2019. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte