dc.creator.ID |
PEREIRA, R. A. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7179445260003275 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
HAGE, Salomão Antônio Mufarrej. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
HAGE, S. A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1723722364556016 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Dileno Dustan Lucas de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0001-6053-8273 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0438813085386094 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Gilmar Pereira da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
https://orcid.org/0000-0001-9814-9089 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7624395840820523 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa problematizou a educação no contexto da uma comunidade quilombola,
sobre a qual procurou saber como a educação influencia a identidade cultural de jovens
quilombolas. A investigação teve por finalidade analisar a relação entre educação e
identidade cultural de jovens na comunidade quilombola de Itaboca no Município de
Inhangapi–PA, que para atingi-la adotou-se como percurso metodológico a pesquisa
participante e a análise de conteúdo para examinar as narrativas de sujeitos e jovens da
referida comunidade. Os resultados mostraram que a comunidade ainda está em
processo de apropriação do processo de reconhecimento de seu território, tendo a
educação um valor indelével, especialmente para os jovens que veem nela chance de
continuidade de estudos e profissionalização sem modificar sua identidade. No entanto,
a relação do quilombo com a cidade revelada na narrativa dos jovens, por um lado,
mostra a assimilação das identidades urbanas que propiciam sociabilidades diversas. Por
outro lado, essa sociabilização também traz o contato danoso com a violência e as
drogas. A finalização da pesquisa aponta para a necessidade de maior mobilização em
torno da educação com a perspectiva da ampliação da igualdade social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Campus Universitário do Tocantins/Cametá |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFPA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Juventude do campo e quilombola: Educação e identidade cultural na Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi – PA. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.description.abstract |
This research problematized education in the context of a Maroon, upon which looked
into how education influences the cultural identity of young Maroons. The research
aimed to analyze the relationship between education and cultural identity of young
people in maroon community of the Municipality of Itaboca Inhangapi - PA which to
achieve it was adopted as the methodological research participants and content analysis
to examine the narratives of subjects and young people of that community. The results
showed that the community is still in the process of appropriation of the recognition
process of its territory and has a value indelible education, especially for young people
who see her chance to continue their studies without changing its identity. However, the
relationship with the city of Quilombo revealed in the narrative of young people on the
one hand, shows the assimilation of urban identities that provide sociability different.
On the other hand, this also brings socialization harmful contact with violence and
drugs. The completion of the research points to the need for greater mobilization around
education perspective eat the expansion of social equality. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42379 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-03T18:43:09Z |
|
dc.date.available |
2025-07-03 |
|
dc.date.available |
2025-07-03T18:43:09Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Juventude quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Camponeses quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Inhangapi - PA - Comunidade Quilombola de Itaboca |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade cultural quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura popular |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de Conteúdo - Bardin |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola youth |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola peasants |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola Community of Itaboca - Inhangapi - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Inhangapi - PA - Quilombola Community of Itaboca |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola cultural identity |
pt_BR |
dc.subject |
Popular culture |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola women |
pt_BR |
dc.subject |
Content Analysis - Bardin |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal do Pará |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Rural and quilombola youth: Education and cultural identity in the Quilombola Community of Itaboca - Inhangapi - PA. |
pt_BR |
dc.relation |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6180 |
|
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes. Juventude do campo e quilombola: Educação e identidade cultural na Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi – PA. 2011. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica. Universidade Federal do Pará, Belém - PA - Brasil, 2011. |
pt_BR |