DSpace/Manakin Repository

Juventude do campo e quilombola: Educação e identidade cultural na Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi – PA.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA, R. A. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7179445260003275 pt_BR
dc.contributor.advisor1 HAGE, Salomão Antônio Mufarrej.
dc.contributor.advisor1ID HAGE, S. A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1723722364556016 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Dileno Dustan Lucas de.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-6053-8273 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0438813085386094 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Gilmar Pereira da.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-9814-9089 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7624395840820523 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa problematizou a educação no contexto da uma comunidade quilombola, sobre a qual procurou saber como a educação influencia a identidade cultural de jovens quilombolas. A investigação teve por finalidade analisar a relação entre educação e identidade cultural de jovens na comunidade quilombola de Itaboca no Município de Inhangapi–PA, que para atingi-la adotou-se como percurso metodológico a pesquisa participante e a análise de conteúdo para examinar as narrativas de sujeitos e jovens da referida comunidade. Os resultados mostraram que a comunidade ainda está em processo de apropriação do processo de reconhecimento de seu território, tendo a educação um valor indelével, especialmente para os jovens que veem nela chance de continuidade de estudos e profissionalização sem modificar sua identidade. No entanto, a relação do quilombo com a cidade revelada na narrativa dos jovens, por um lado, mostra a assimilação das identidades urbanas que propiciam sociabilidades diversas. Por outro lado, essa sociabilização também traz o contato danoso com a violência e as drogas. A finalização da pesquisa aponta para a necessidade de maior mobilização em torno da educação com a perspectiva da ampliação da igualdade social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Campus Universitário do Tocantins/Cametá pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA pt_BR
dc.publisher.initials UFPA pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Juventude do campo e quilombola: Educação e identidade cultural na Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi – PA. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract This research problematized education in the context of a Maroon, upon which looked into how education influences the cultural identity of young Maroons. The research aimed to analyze the relationship between education and cultural identity of young people in maroon community of the Municipality of Itaboca Inhangapi - PA which to achieve it was adopted as the methodological research participants and content analysis to examine the narratives of subjects and young people of that community. The results showed that the community is still in the process of appropriation of the recognition process of its territory and has a value indelible education, especially for young people who see her chance to continue their studies without changing its identity. However, the relationship with the city of Quilombo revealed in the narrative of young people on the one hand, shows the assimilation of urban identities that provide sociability different. On the other hand, this also brings socialization harmful contact with violence and drugs. The completion of the research points to the need for greater mobilization around education perspective eat the expansion of social equality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42379
dc.date.accessioned 2025-07-03T18:43:09Z
dc.date.available 2025-07-03
dc.date.available 2025-07-03T18:43:09Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Quilombolas pt_BR
dc.subject Juventude quilombola pt_BR
dc.subject Camponeses quilombolas pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi - PA pt_BR
dc.subject Inhangapi - PA - Comunidade Quilombola de Itaboca pt_BR
dc.subject Identidade cultural quilombola pt_BR
dc.subject Cultura popular pt_BR
dc.subject Mulheres quilombolas pt_BR
dc.subject Análise de Conteúdo - Bardin pt_BR
dc.subject Quilombola youth pt_BR
dc.subject Quilombola peasants pt_BR
dc.subject Quilombola Community of Itaboca - Inhangapi - PA pt_BR
dc.subject Inhangapi - PA - Quilombola Community of Itaboca pt_BR
dc.subject Quilombola cultural identity pt_BR
dc.subject Popular culture pt_BR
dc.subject Quilombola women pt_BR
dc.subject Content Analysis - Bardin pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes.
dc.publisher Universidade Federal do Pará pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Rural and quilombola youth: Education and cultural identity in the Quilombola Community of Itaboca - Inhangapi - PA. pt_BR
dc.relation https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6180
dc.identifier.citation PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes. Juventude do campo e quilombola: Educação e identidade cultural na Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi – PA. 2011. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica. Universidade Federal do Pará, Belém - PA - Brasil, 2011. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta