Repositorio Dspace/Manakin

Permanência dos/as jovens quilombolas na Universidade Federal do Pará: uma análise dos desafios enfrentados pelos/as alunos/as oriundos do PSE quilombola no Baixo Tocantins.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID BORGES, A. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5644739763384005 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, João Batista do Carmo.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0002-3170-4735 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5437954641195296 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Doriedson do Socorro.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0002-5120-2484 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1127076028303549 pt_BR
dc.contributor.referee2 GARCIA, Jesús Jorge Pérez.
dc.contributor.referee2ID GARCIA, J. J. P. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4393462117070720 pt_BR
dc.description.resumo Esta dissertação tem como objetivo apresentar um estudo baseado na perspectiva do Materialismo histórico-dialética sobre a permanência de jovens quilombolas na Universidade Federal do Pará, com uma análise voltada para os desafios enfrentados pelos alunos oriundos do PSE quilombola no Baixo Tocantins. Trata-se de estudos de casos realizados com alunos da Universidade Federal do Pará, oriundos das comunidades quilombolas de Umarizal e Igarapé Preto, localizadas no município de Baião-PA, na região do Baixo Tocantins. A pesquisa dialogou com questões já postas, através de estudos de campo em busca das especificidades que as comunidades apresentam, bem como suas características sociais. Os resultados desta pesquisa explicitam que a Universidade Federal do Pará (UFPA) tem mostrado avanços positivos relacionados à permanência de jovens quilombolas na universidade, através de sua autonomia e de políticas afirmativas, no entanto, ainda não suficiente diante da grande demanda derivada de um histórico processo de exclusão. Em relação aos estudantes quilombolas, as questões econômicas estão diretamente ligadas as suas trajetórias. Nesse mundo, de diferentes classes sociais, tornam suas permanências na universidade ainda mais desafiadoras. Conclui-se que os auxílios, assim como um conjunto das políticas produzidas pela UFPA, têm contribuído de forma significativa para que uma parcela desses alunos tenha concluído suas graduações e outra consiga permanecer. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Campus Universitário do Tocantins/Cametá pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA pt_BR
dc.publisher.initials UFPA pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Permanência dos/as jovens quilombolas na Universidade Federal do Pará: uma análise dos desafios enfrentados pelos/as alunos/as oriundos do PSE quilombola no Baixo Tocantins. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract This dissertation aims to present a study based on the perspective of historical-dialectic Materialism on the permanence of young quilombolas at the Federal University of Pará, with an analysis focused on the challenges faced by students from the quilombola PSE in Baixo Tocantins. These are case studies carried out with students from the Federal University of Pará, from the quilombola communities of Umarizal and Igarapé Preto, located in the municipality of Baião-PA, in the Baixo Tocantins region. The research dialogued with questions already posed, through field studies in search of the specificities that communities present, as well as their social characteristics. The results of this research show that the Federal University of Pará (UFPA) has shown positive advances related to the permanence of young quilombolas at the university, through its autonomy and affirmative policies, however, this is still not sufficient given the great demand derived from a history exclusion process. In relation to quilombola students, economic issues are directly linked to their trajectories. In this world, different social classes make their stay at university even more challenging. It is concluded that the aid, as well as a set of policies produced by UFPA, have contributed significantly to the fact that a portion of these students have completed their degrees and others are able to remain. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42383
dc.date.accessioned 2025-07-04T15:47:54Z
dc.date.available 2025-07-04
dc.date.available 2025-07-04T15:47:54Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Jovens quilombolas pt_BR
dc.subject Quilombolas pt_BR
dc.subject Permanência na universidade - quilombolas pt_BR
dc.subject Universidade Federal do Pará - Dissertação pt_BR
dc.subject Processo Seletivo Especial Quilombola - Baixo Tocantins - UFPA pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola Umarizal - Baião - PA pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola Igarapé - Baião - PA pt_BR
dc.subject Baião - PA - comunidades quilombolas pt_BR
dc.subject Materialismo histórico-dialético pt_BR
dc.subject Ensino superior - políticas afirmativas pt_BR
dc.subject Políticas afirmativas pt_BR
dc.subject Young Quilombolas pt_BR
dc.subject University Permanence - Quilombolas pt_BR
dc.subject Federal University of Pará - Dissertation pt_BR
dc.subject Special Quilombola Selection Process - Lower Tocantins - UFPA pt_BR
dc.subject Quilombola Community Umarizal - Baião - PA pt_BR
dc.subject Quilombola Community Igarapé - Baião - PA pt_BR
dc.subject Baião - PA - Quilombola communities pt_BR
dc.subject Historical-dialectical materialism pt_BR
dc.subject Higher education - affirmative action policies pt_BR
dc.subject Affirmative action policies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BORGES, Arlon Barbosa.
dc.publisher Universidade Federal do Pará pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Permanence of young quilombolas at the Federal University of Pará: an analysis of the challenges faced by students from the PSE quilombola in Baixo Tocantins. pt_BR
dc.identifier.citation BORGES, Arlon Barbosa. Permanência dos/as jovens quilombolas na Universidade Federal do Pará: uma análise dos desafios enfrentados pelos/as alunos/as oriundos do PSE quilombola no Baixo Tocantins. 2023. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2023. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta