dc.creator.ID |
COSTA, B. L. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0040436826127573 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PINHO, Vilma Aparecida de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
https://orcid.org/0000-0002-2544-0841 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2018069654110698 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
CARVALHO, Elanir França. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
CARVALHO, E. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3398161831168383 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Todo texto deveria ser uma espécie de conversa (poética ou não) entre o escritor e o sujeito
que se dispor a lê-lo. Este texto é conversa-poética tecida – pós-pesquisa de campo de cunho
etnográfico – de rituais, cantos, batuques e corpos que dançam ao ritmo afro-brasileiro do
Marierrê, manifestação cultural-religiosa do povo negro habitante da Vila de Carapajó,
município de Cametá, região do Baixo-Tocantins- PA, corpos que, no exercício mórfico de sua
religiosidade e cultura, produzem uma simbologia ímpar, rica em subjetividade, ternura,
comunhão, beleza e teor de afirmação étnica e comunitária, como polo oposto de uma
sociedade preconceituosa, estigmatizadora, racista que busca homogeneizar, no Brasil, tudo o
que é cultural, religioso e étnico pelo prisma eurocêntrico branco e cristão. O intuito maior é
mostrar como O Marierrê e sua linguagem simbólica, ritualística e poética se tornou entre lugar mórfico de afirmação de homens e mulheres negras, em Carapajó, Cametá-Pa. Por isso,
o problema em torno do qual este texto caminha é responder ao seguinte questionamento: como
sujeitos negros, superaram estigmas, preconceitos e passaram a esculpir para si um existir
afirmativo, a partir do ritual Marierrê? Os objetivos que nortearam nossa pesquisa, nos
ajudaram a ter uma visão mais bem definida de nosso objeto, tais seja: descrever os símbolos
gerados pelo Marierrê que, confrontados com os símbolos cristãos, agem no sentido da
afirmação e de um novo jeito do ser negro quilombola; descortinar o que há de simbólico,
poético e político no rito cultural afro-religioso Marierrê, bem como esse rito se manifesta no
sentido da afirmação social do povo quilombola; fundamentar nossa compreensão sobre as
teorias por trás do racismo no mundo e no Brasil, para afinar nossa conversa poética no intuito
da desconstrução do discurso científico, hegemônico e etnocêntrico sobre as raças/etnias
humanas, que deu origem ao racismo, principalmente contra o povo negro, e ao mito da
superioridade do povo branco; depois, entender como o Marierrê reflete o empoderamento de
comunidades negras em um ritual que reflete a beleza, a inteligência, a coragem e a
importância de homens e mulheres afro-brasileiras para a história de resistência social,
cultural e religiosa deste país. Para tal fim, o caminho percorrido foi o da etnografia, no bojo
da qual fomos vislumbrar, ouvir, sentir – no rito, no canto, na dança, no tocar dos instrumentos
– o acontecer das poéticas quilombolas, da simbologia do Marierrê e como elas produzem
afirmação de novos homens e mulheres negras. No campo de pesquisa, em nome da mais fina
etnografia e da construção do mais plausível rizoma, nos deixamos (re) contaminar por cantos,
ritmos, danças e ritos que rementem ao que há de mais sagrado na vida: a libertação das
correntes do não ser e a afirmação do ser humano. As análises realizadas são do tipo histórico
e dialético, as quais buscam enxergar a raiz e a importância dessa manifestação afro-cultural religiosa para a afirmação do novo ser negro na comunidade quilombola de Carapajó, no
âmbito da memória, da ancestralidade, da resistência, da afirmação da história e da cultura
afro-brasileira, antes sufocadas pela ação do estado. Para esta conversa contribuíram
importantes teóricos das relações étnico-raciais como Todorov (1993), Skidmore (1976),
Neuza Santos (1983), Frantz Fanon (2008) e Paul Gilroy (2001); celebres autores da
Literatura Negra e do campo poético como Sergio Alberto Alves (2008), Edison Carneiro
(1964), Castro Alves e Ana Maria Gonçalves (2006); e como aporte teórico-metodológico, nos
ancoramos em Camarrof (2010) e Angrosino (2009); autores que nos guiaram pelos caminhos
da etnografia. Constatou-se que o Marierrê, na comunidade quilombola observada, produz
uma poética que subverte ideologias racistas, ritos religiosos e concepções sobre o ser negro
que pode reverberar dali e ressoar na sociedade atual, em uma estratégia de resistência e
afirmação na qual a inteligência é o símbolo central. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Campus Universitário do Tocantins/Cametá |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFPA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Mari Errê Arrá: manifestações religiosas afro-brasileiras e a simbologia poética de afirmação do ser negro. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.description.abstract |
Every text should be a kind of conversation (poetic or not) between the writer and the subject who is
willing to read it. This text is woven conversation-poetics - post-research of an ethnographic field - of
rites, chants, drummings and bodies that dance to the Afro-Brazilian rhythm of Marierrê, cultural religious manifestation of the black people living in the village of Carapajó, municipality of Cametá,
region of Baixo-Tocantins- Pa, bodies that, in the morbid exercise of their religiosity and culture,
produce a unique symbology, rich in subjectivity, tenderness, communion, beauty and content of
ethnic and community affirmation , as the opposite pole of a prejudiced, stigmatizing, racist society
that seeks to homogenize, in Brazil, all that is cultural, religious and ethnic through the white and
Christian Eurocentric prism. The main purpose is to show how The Marierrê and its symbolic, ritualistic
and poetic language became between-morbid place of affirmation of black men and women, in
Carapajó, Cametá-Pa. Therefore, the problem around which this text walks is to answer the following
question: how did black subjects overcome stigmas, prejudices and began to carve out for themselves
an affirmative existence, from the Marierrê ritual? The objectives that guided our research helped us
to have a better defined view of our object, such as: to describe oral, gestural, symbolic/poetic musical
languages that are developed during the Marierrê ritual, in the sense of a new way of being quilombola
black; to reveal what is symbolic, poetic and political in the Afro-religious cultural rite Marierrê, as well
as this rite manifests itself in the sense of the social affirmation of the Quilombola people; to base our
understanding on the theories behind racism in the world and in Brazil, to fine tune our poetic
conversation in order to deconstruct scientific, hegemonic and ethnocentric discourse on human
races/ethnicities, which gave rise to racism, especially against black people, and the myth of the
superiority of the white people, understand how Marierrê reflects the empowerment of black
communities in a ritual that reflects the beauty, intelligence, courage and importance of Afro-Brazilian
men and women for the history of social, cultural and religious resistance of this country. To this end,
the path taken was that of ethnography, in the bulge from which we were to glimpse, hear, feel – in
the rite, in the singing, in the dance, in the playing of the instruments – the happening of the
quilombola poetics, the symbology of marierrê and how they produce affirmation of new black men
and women. In the field of research, in the name of the finest ethnography and the construction of the
most plausible rhizome, we allow ourselves to (re)contaminate ourselves by songs, rhythms, dances
and rites that re-praise the most sacred in life: the liberation of the currents of non-being and the
affirmation of the human being. The analyses performed are of the historical and dialectical type,
which seek to see the root and importance of this Afro-cultural-religious manifestation for the
affirmation of the new black being in the quilombola community of Carapajó, in the context of
memory, ancestry, resistance, the affirmation of Afro-Brazilian history and culture, previously
suffocated by the action of the state. Important theorists of ethnic-racial relations contributed to this
conversation, such as Todorov (1993), Skidmore (1976), Neuza Santos (1983), Frantz Fanon (2008) and
Paul Gilroy (2001); celebrated authors of Black Literature and the poetic field such as Sergio Alberto
Alves (2008), Edison Carneiro (1964), Castro Alves and Ana Maria Gonçalves (2006); and as a
theoretical-methodological contribution, we anchored ourselves in Camarrof (2010) and Angrosino
(2009); authors who guided us along the paths of ethnography. It was found that the Marierrê, in the
observed quilombola community, produces a poetics that subverts racist ideologies, religious rites and
conceptions about the black being that can reverberate from there and resonate in today's society, in
a strategy of resistance and affirmation in which intelligence is the central symbol. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42386 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-04T18:06:24Z |
|
dc.date.available |
2025-07-04 |
|
dc.date.available |
2025-07-04T18:06:24Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Religiões afro-brasileiras |
pt_BR |
dc.subject |
Manifestações afro-brasileiras |
pt_BR |
dc.subject |
Ser negro - afirmação |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade negra |
pt_BR |
dc.subject |
Religiosidade negra |
pt_BR |
dc.subject |
Marierrê do Rosário |
pt_BR |
dc.subject |
Etnografia |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres negras |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola de Carapajó - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa etnográfica |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas - afirmação social |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade tradicional |
pt_BR |
dc.subject |
Homens negros quilombolas - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Carapajó - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade Federal do Pará - Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian religions |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian manifestations |
pt_BR |
dc.subject |
Being black - affirmation |
pt_BR |
dc.subject |
Black identity |
pt_BR |
dc.subject |
Black religiosity |
pt_BR |
dc.subject |
Marierrê do Rosário |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnography |
pt_BR |
dc.subject |
Black women |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola Community of Carapajó - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnographic research |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas - social affirmation |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional community |
pt_BR |
dc.subject |
Black quilombola men - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Carapajó - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Federal University of Pará - Dissertation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Benedito Lelio Caldas Costa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal do Pará |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mari Errê Arrá: Afro-Brazilian religious manifestations and the poetic symbolism of affirmation of the black being. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Benedito Lelio Caldas. Mari Errê Arrá: manifestações religiosas afro-brasileiras e a simbologia poética de afirmação do ser negro. 2020. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2020. |
pt_BR |