dc.creator.ID |
LACERDA, L. D. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9543599488820772 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTANA, Rosemere Olímpio de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTANA, Rosemere O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NETO, Francisco Firmino Sales. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Israel Soares de. |
|
dc.description.resumo |
Vivemos em uma sociedade plural que, historicamente, tentou e ainda tenta silenciar o
“outro” – todo aquele que foge ao padrão eurocêntrico, em especial os povos negro e
indígena –, negando sua existência e importância sociopolítica e cultural. Resistente, o
“outro” luta pelo reconhecimento e valorização de sua presença e influência em nossa
História. São resultados disso a criação de instrumentos legais que buscam coibir e punir
quaisquer tipos de racismo, como a Lei 7.716/89, e de combate-lo por meio da formação
intelectual e cidadã, como a Lei 11.645/08, que tornou obrigatório o ensino sobre a
História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na educação básica, e as Diretrizes
Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais, que por sua vez estenderam
aos cursos de licenciatura o compromisso de contribuir com o debate étnico-racial. É aqui
que situamos o nosso trabalho, na realização do debate étnico-racial no ensino superior.
Por meio do estudo de dados coletados no Projeto Político do Curso de História do Centro
de Formação de Professores (CFP) e levantados a partir de uma pesquisa realizada com
graduandos do referido curso, o presente trabalho tem por objetivo analisar o debate
étnico-racial no processo formativo do professor de História graduado no CFP entre os
anos de 2019 e 2024. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Seres e saberes plurais: o debate étnico-racial e a formação docente em História no Centro de Formação de Professores (2019-2024). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-11 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42387 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-04T18:12:57Z |
|
dc.date.available |
2025-07-04 |
|
dc.date.available |
2025-07-04T18:12:57Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente em História |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Superior - Cajazeiras - Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Debate étnico - Racial |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento negro – Olhar discente |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Formação de Professores - Universidade Federal de Campina Grande - Cajazeiras - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training in History |
pt_BR |
dc.subject |
Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic - Racial Debate |
pt_BR |
dc.subject |
Black movement – Student perspective |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher Training Center - Federal University of Campina Grande - Cajazeiras - Paraíba |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LACERDA, Larissa Daniele Monteiro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Plural beings and knowledge: the ethnic-racial debate and teacher training in History at the Teacher Training Center (2019-2024). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LACERDA , Larissa Daniele Monteiro . Seres e saberes plurais: o debate étnico-racial e a formação docente em História no Centro de Formação de Professores (2019-2024). 2024. 33f. Artigo (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |