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Seres e saberes plurais: o debate étnico-racial e a formação docente em História no Centro de Formação de Professores (2019-2024).

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dc.creator.ID LACERDA, L. D. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9543599488820772 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.advisor1ID SANTANA, Rosemere O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 pt_BR
dc.contributor.referee1 NETO, Francisco Firmino Sales.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Israel Soares de.
dc.description.resumo Vivemos em uma sociedade plural que, historicamente, tentou e ainda tenta silenciar o “outro” – todo aquele que foge ao padrão eurocêntrico, em especial os povos negro e indígena –, negando sua existência e importância sociopolítica e cultural. Resistente, o “outro” luta pelo reconhecimento e valorização de sua presença e influência em nossa História. São resultados disso a criação de instrumentos legais que buscam coibir e punir quaisquer tipos de racismo, como a Lei 7.716/89, e de combate-lo por meio da formação intelectual e cidadã, como a Lei 11.645/08, que tornou obrigatório o ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na educação básica, e as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais, que por sua vez estenderam aos cursos de licenciatura o compromisso de contribuir com o debate étnico-racial. É aqui que situamos o nosso trabalho, na realização do debate étnico-racial no ensino superior. Por meio do estudo de dados coletados no Projeto Político do Curso de História do Centro de Formação de Professores (CFP) e levantados a partir de uma pesquisa realizada com graduandos do referido curso, o presente trabalho tem por objetivo analisar o debate étnico-racial no processo formativo do professor de História graduado no CFP entre os anos de 2019 e 2024. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Seres e saberes plurais: o debate étnico-racial e a formação docente em História no Centro de Formação de Professores (2019-2024). pt_BR
dc.date.issued 2024-10-11
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42387
dc.date.accessioned 2025-07-04T18:12:57Z
dc.date.available 2025-07-04
dc.date.available 2025-07-04T18:12:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente em História pt_BR
dc.subject Ensino Superior - Cajazeiras - Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Debate étnico - Racial pt_BR
dc.subject Movimento negro – Olhar discente pt_BR
dc.subject Centro de Formação de Professores - Universidade Federal de Campina Grande - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Teacher training in History pt_BR
dc.subject Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.subject Ethnic - Racial Debate pt_BR
dc.subject Black movement – ​​Student perspective pt_BR
dc.subject Teacher Training Center - Federal University of Campina Grande - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LACERDA, Larissa Daniele Monteiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Plural beings and knowledge: the ethnic-racial debate and teacher training in History at the Teacher Training Center (2019-2024). pt_BR
dc.identifier.citation LACERDA , Larissa Daniele Monteiro . Seres e saberes plurais: o debate étnico-racial e a formação docente em História no Centro de Formação de Professores (2019-2024). 2024. 33f. Artigo (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


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