dc.creator.ID |
CARVALHO, E. M. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PINHO , Vilma Aparecida de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
https://orcid.org/0000-0002-2544-0841 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2018069654110698 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
SANTOS, Sérgio Pereira. |
|
dc.contributor.referee1 |
CORDEIRO, Leonardo Zenha. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0003-2474-8112 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2632651097546086 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FILICE, Renísia Cristina Garcia. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FILICE, R. C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4879162784374781 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A pesquisa aqui desenvolvida objetiva conhecer o perfil racial e de gênero das estudantes
dos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará-Campus de Altamira,
considerando os anos de 2017 a 2020. Diante da identificação desse perfil, focamos na
presença e trajetória de mulheres negras nos cursos de graduação desta Universidade.
Para realização da pesquisa utilizamos dados quantitativos e qualitativos, sendo o
primeiro coletado junto a Divisão Pedagógica da UFPA-Campus de Altamira. Essa
pesquisa consiste em um método especifico a partir de entrevistas semiestruturadas.
Foram selecionadas três mulheres negras que tiveram acesso à universidade através das
cotas, duas representantes do curso de Pedagogia e uma do curso de Medicina com a
finalidade de evidenciar em que medida seu pertencimento racial e de gênero influenciou
e (influencia) no seu ingresso e permanência no ensino superior. De modo geral, os dados
indicam um quadro de invisibilidade da população negra na universidade. Além disso, a
partir das trajetórias apresentadas, podemos concluir a falta de acolhimento pelo sistema
educacional diante do racismo e sexismo, conclui-se que as mulheres negras dispõem de
estratégias para ingressar e permanecer no espaço universitário. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Campus Universitário do Tocantins/Cametá |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFPA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Mulheres negras na UFPA-Campus de Altamira: lugares, trajetórias e percalços de uma presença. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.description.abstract |
The research developed here aims to understand the racial and gender profile of
undergraduate students at the Federal University of Pará-Campus de Altamira,
considering the years 2017 to 2020. In view of the identification of this profile, we focus
on the presence and trajectory of black women in the undergraduate courses of this
University. To carry out the research, we used quantitative and qualitative data, the first
being collected from the Pedagogical Division of UFPA-Campus de Altamira. This
research consists of a specific method based on semi-structured interviews. Three black
women who had access to university through the quotas were selected, two
representatives from the Pedagogy course and one from the Medicine course in order to
show to what extent their racial and gender belonging influenced and (influence) their
admission and permanence in higher education. In general, the data indicate a framework
of invisibility of the black population at the university. Furthermore, from the trajectories
presented, we can conclude that the educational system lacks acceptance in the face of
racism and sexism, and it is concluded that black women have strategies to enter and
remain in the university space. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42389 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-04T18:28:16Z |
|
dc.date.available |
2025-07-04 |
|
dc.date.available |
2025-07-04T18:28:16Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres negras e educação superior |
pt_BR |
dc.subject |
UFPA - Campus de Altamira |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade Federal do Pará - Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidades quilombolas tradicionais - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Ações afirmativas - pessoas com deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
População negra - ascensão social |
pt_BR |
dc.subject |
MUlheres quilombolas e educação superior |
pt_BR |
dc.subject |
Black women and higher education |
pt_BR |
dc.subject |
UFPA - Altamira Campus |
pt_BR |
dc.subject |
Federal University of Pará - Dissertation |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional quilombola communities - Pará |
pt_BR |
dc.subject |
Affirmative actions - people with disabilities |
pt_BR |
dc.subject |
Black population - social ascension |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola women and higher education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARVALHO, Elen Mayara Bezerra de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal do Pará |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Black women at UFPA-Altamira Campus: places, trajectories and setbacks of a presence. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARVALHO, Elen Mayara Bezerra de. Mulheres negras na UFPA-Campus de Altamira: lugares, trajetórias e percalços de uma presença. 2021. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2021. |
pt_BR |