Dépôt DSpace/Manakin

Mulheres negras na UFPA-Campus de Altamira: lugares, trajetórias e percalços de uma presença.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID CARVALHO, E. M. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 PINHO , Vilma Aparecida de.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0002-2544-0841 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2018069654110698 pt_BR
dc.contributor.advisor2 SANTOS, Sérgio Pereira.
dc.contributor.referee1 CORDEIRO, Leonardo Zenha.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0003-2474-8112 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2632651097546086 pt_BR
dc.contributor.referee2 FILICE, Renísia Cristina Garcia.
dc.contributor.referee2ID FILICE, R. C. G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4879162784374781 pt_BR
dc.description.resumo A pesquisa aqui desenvolvida objetiva conhecer o perfil racial e de gênero das estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará-Campus de Altamira, considerando os anos de 2017 a 2020. Diante da identificação desse perfil, focamos na presença e trajetória de mulheres negras nos cursos de graduação desta Universidade. Para realização da pesquisa utilizamos dados quantitativos e qualitativos, sendo o primeiro coletado junto a Divisão Pedagógica da UFPA-Campus de Altamira. Essa pesquisa consiste em um método especifico a partir de entrevistas semiestruturadas. Foram selecionadas três mulheres negras que tiveram acesso à universidade através das cotas, duas representantes do curso de Pedagogia e uma do curso de Medicina com a finalidade de evidenciar em que medida seu pertencimento racial e de gênero influenciou e (influencia) no seu ingresso e permanência no ensino superior. De modo geral, os dados indicam um quadro de invisibilidade da população negra na universidade. Além disso, a partir das trajetórias apresentadas, podemos concluir a falta de acolhimento pelo sistema educacional diante do racismo e sexismo, conclui-se que as mulheres negras dispõem de estratégias para ingressar e permanecer no espaço universitário. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Campus Universitário do Tocantins/Cametá pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA pt_BR
dc.publisher.initials UFPA pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Mulheres negras na UFPA-Campus de Altamira: lugares, trajetórias e percalços de uma presença. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.description.abstract The research developed here aims to understand the racial and gender profile of undergraduate students at the Federal University of Pará-Campus de Altamira, considering the years 2017 to 2020. In view of the identification of this profile, we focus on the presence and trajectory of black women in the undergraduate courses of this University. To carry out the research, we used quantitative and qualitative data, the first being collected from the Pedagogical Division of UFPA-Campus de Altamira. This research consists of a specific method based on semi-structured interviews. Three black women who had access to university through the quotas were selected, two representatives from the Pedagogy course and one from the Medicine course in order to show to what extent their racial and gender belonging influenced and (influence) their admission and permanence in higher education. In general, the data indicate a framework of invisibility of the black population at the university. Furthermore, from the trajectories presented, we can conclude that the educational system lacks acceptance in the face of racism and sexism, and it is concluded that black women have strategies to enter and remain in the university space. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42389
dc.date.accessioned 2025-07-04T18:28:16Z
dc.date.available 2025-07-04
dc.date.available 2025-07-04T18:28:16Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Mulheres negras e educação superior pt_BR
dc.subject UFPA - Campus de Altamira pt_BR
dc.subject Universidade Federal do Pará - Dissertação pt_BR
dc.subject Comunidades quilombolas tradicionais - Pará pt_BR
dc.subject Ações afirmativas - pessoas com deficiência pt_BR
dc.subject População negra - ascensão social pt_BR
dc.subject MUlheres quilombolas e educação superior pt_BR
dc.subject Black women and higher education pt_BR
dc.subject UFPA - Altamira Campus pt_BR
dc.subject Federal University of Pará - Dissertation pt_BR
dc.subject Traditional quilombola communities - Pará pt_BR
dc.subject Affirmative actions - people with disabilities pt_BR
dc.subject Black population - social ascension pt_BR
dc.subject Quilombola women and higher education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARVALHO, Elen Mayara Bezerra de.
dc.publisher Universidade Federal do Pará pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Black women at UFPA-Altamira Campus: places, trajectories and setbacks of a presence. pt_BR
dc.identifier.citation CARVALHO, Elen Mayara Bezerra de. Mulheres negras na UFPA-Campus de Altamira: lugares, trajetórias e percalços de uma presença. 2021. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2021. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte