Repositorio Dspace/Manakin

Entre o analfabetismo e o "Regresso da sensibilidade": o desafio de abordar a literatura no ensino de história.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID NOBRE, L. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1912753535920574 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BELTRAME, Matheus Maria.
dc.contributor.advisor1ID BELTRAME, Matheus Maria. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3331339486506743 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Maria de Lourdes Dionizio.
dc.description.resumo O presente artigo tem como objetivo problematizar a abordagem da Literatura como metodologia no Ensino de História com a finalidade de possibilitar elementos de educação estética e auxiliar no processo de alfabetização dos estudantes da Educação Básica. A presente pesquisa foi motivada a partir das minhas experiências em sala de aula, após a pandemia do Covid-19, que gerou um período de isolamento social e o consequente fechamento de escolas, optando-se pelo ensino remoto emergencial para o qual os professores e estudantes não estavam preparados, o que acabou tornando mais evidente os “riscos” de analfabetismo. A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica, com a contribuição de autores como João Francisco Duarte Júnior, Dante Augusto Galeffi, Circe Maria Fernandes Bittencourt, Selva Guimarães, entre outros. Podemos perceber que apesar dos desafios enfrentados em sua abordagem, a Literatura no ensino de História possibilita ir contra aquela ordem estabelecida pelo pensamento Iluminista, da produção de um conhecimento centrado numa razão sem interferência dos sentidos, pois permite explorar a natureza mista do sujeito, defendida pelo filósofo e historiador Schiller, que não é apenas razão, mas também sensibilidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Entre o analfabetismo e o "Regresso da sensibilidade": o desafio de abordar a literatura no ensino de história. pt_BR
dc.date.issued 2024-05-05
dc.description.abstract This article aims to problematize the use of Literature as a methodology in History Teaching with the purpose of enabling elements of aesthetic education and assisting in the students' literacy process. This research was motivated by experiences in the classroom, after the Covid-19 pandemic, which generated a period of social isolation and the consequent closure of schools, opting for emergency remote teaching for which teachers and students they were not prepared, which ended up making the “risks” of illiteracy more evident. The methodology used was bibliographic analysis, with the contribution of authors such as João Francisco Duarte Júnior, Dante Augusto Galeffi, Circe Maria Fernandes Bittencourt, Selva Guimarães, among others. We can see that despite the challenges faced in its use, the use of Literature in teaching History makes it possible to go against that order established by Enlightenment thought, the production of knowledge centered on reason without interference from the senses, as it allows exploring the mixed nature of the subject, defended by the philosopher and historian Schiller, which is not only reason, but also sensitivity. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42390
dc.date.accessioned 2025-07-04T18:51:51Z
dc.date.available 2025-07-04
dc.date.available 2025-07-04T18:51:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de História - Metodologia pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject História e literatura pt_BR
dc.subject Analfabetismo pt_BR
dc.subject Educação estética pt_BR
dc.subject Sensibilidade pt_BR
dc.subject Teaching History - Methodology pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.subject History and literature pt_BR
dc.subject Illiteracy pt_BR
dc.subject Aesthetic education pt_BR
dc.subject Sensitivity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NOBRE, Luciana Abrantes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Between illiteracy and the "Return of sensitivity": the challenge of approaching literature in history teaching. pt_BR
dc.identifier.citation NOBRE, Luciana Abrantes. Entre o analfabetismo e o “Regresso da sensibilidade”: o desafio de abordar a literatura no ensino de História. 2024. 21f. Artigo (Especialização em Ensino de História: teorias e metodologias ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta