DSpace/Manakin Repository

Vivências pedagógicas no clube de ciências do CES/UFCG: promovendo a educação científica no ensino de biologia através de metodologias ativas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, R. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8845075655629105 pt_BR
dc.contributor.advisor1 APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID APOLINÁRIO, M. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5934335225871856 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.referee1ID SOUZA, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.referee1ID DA SILVA SOUZA, Glageane pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee2 BELMINO, José Franscidavid Barbosa.
dc.description.resumo Os projetos de extensão desempenham um papel fundamental na formação dos estudantes universitários, bem como promovem uma troca de experiências entre o meio acadêmico e a comunidade através das atividades desenvolvidas. Neste sentido, este trabalho relata as atividades desenvolvidas durante o desenvolvimento do projeto de extensão “Clube de Ciências do CES: espaço de socialização, integrando educação científica e formação docente”, relacionadas à área de Biologia, no período de junho a dezembro de 2024 na Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB. O projeto surgiu da necessidade de aproximar o ensino de Ciências/Biologia da realidade sociocultural dos estudantes da educação básica, promovendo a popularização da ciência e a formação de uma consciência crítica por meio de metodologias ativas de ensino. O público-alvo abrangeu alunos da rede básica de ensino da microrregião do Curimataú paraibano, com o apoio de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CES/UFCG, os quais atuaram nas ações extensionistas. A iniciativa baseou-se em uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, e contemplou atividades como oficinas pedagógicas, produção de materiais didáticos, jogos educativos, exposições temáticas, palestras, trilhas ecológicas, visitas técnicas e ações em feiras de ciências. Destacou-se a valorização do bioma Caatinga, enquanto patrimônio natural regional, através da promoção da educação ambiental e da desmistificação de animais historicamente marginalizados, como serpentes, morcegos e corujas. Além disso, foram realizadas ações educativas voltadas à fauna e flora da região, com o uso de recursos visuais, sonoros e táteis, jogos de cartas, RPGs e dinâmicas em grupos. As atividades foram organizadas a partir dos princípios das metodologias ativas, com enfoque na aprendizagem significativa e no protagonismo estudantil. O projeto também articulou saberes acadêmicos e populares, integrando teoria e prática, o que favoreceu tanto o desenvolvimento das competências docentes dos licenciandos quanto a alfabetização científica dos alunos da educação básica. Ao final do projeto observou-se um expressivo engajamento do público-alvo, bem como o fortalecimento do vínculo entre a universidade e a comunidade escolar da região. As ações impactaram positivamente a percepção dos estudantes sobre o papel social do biólogo, incentivando vocações científicas e o interesse por cursos de licenciatura. Nesse sentido, o Clube de Ciências consolidou-se como um espaço de formação docente e de vivência pedagógica inovadora, capaz de contribuir com a melhoria do ensino de Ciências/Biologia e com a construção de uma educação mais crítica, participativa e comprometida com os desafios socioambientais contemporâneos. O trabalho reafirma o papel transformador dos projetos de extensão universitária como instrumentos de aproximação entre a universidade e público-alvo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Vivências pedagógicas no clube de ciências do CES/UFCG: promovendo a educação científica no ensino de biologia através de metodologias ativas. pt_BR
dc.date.issued 2025-05-07
dc.description.abstract Extension projects play a fundamental role in the education of university students, as well as promoting an exchange of experiences between the academic environment and the community through the activities developed. In this sense, this work reports the activities developed during the development of the extension project “CES Science Club: a space for socialization, integrating scientific education and teacher training”, related to the area of ​​Biology, from June to December 2024 at the Federal University of Campina Grande, Cuité-PB campus. The project arose from the need to bring Science/Biology teaching closer to the sociocultural reality of basic education students, promoting the popularization of science and the formation of a critical conscience through active teaching methodologies. The target audience included students from the basic education network of the Curimataú microregion of Paraíba, with the support of students from the Bachelor's Degree in Biological Sciences at CES/UFCG, who worked on extension actions. The initiative was based on a qualitative approach, of a descriptive and exploratory nature, and included activities such as pedagogical workshops, production of teaching materials, educational games, themed exhibitions, lectures, ecological trails, technical visits and actions at science fairs. The highlight was the valorization of the Caatinga biome, as a regional natural heritage, through the promotion of environmental education and the demystification of historically marginalized animals, such as snakes, bats and owls. In addition, educational activities focused on the region's fauna and flora were carried out, using visual, auditory and tactile resources, card games, RPGs and group dynamics. The activities were organized based on the principles of active methodologies, with a focus on meaningful learning and student leadership. The project also articulated academic and popular knowledge, integrating theory and practice, which favored both the development of teaching skills of undergraduate students and the scientific literacy of basic education students. At the end of the project, there was significant engagement from the target audience, as well as the strengthening of the bond between the university and the school community in the region. The actions had a positive impact on students’ perception of the social role of biologists, encouraging scientific vocations and interest in undergraduate courses. In this sense, the Science Club has established itself as a space for teacher training and innovative pedagogical experience, capable of contributing to the improvement of Science/Biology teaching and the construction of a more critical, participatory education that is committed to contemporary socio-environmental challenges. The work reaffirms the transformative role of university extension projects as instruments for bringing the university and the target audience closer together. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42405
dc.date.accessioned 2025-07-08T14:12:49Z
dc.date.available 2025-07-08
dc.date.available 2025-07-08T14:12:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Extensão Universitária pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências/Biologia pt_BR
dc.subject Metodologias Ativas pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Estudante universitário – formação - extensão pt_BR
dc.subject Caatinga pt_BR
dc.subject Projeto Clube de Ciências do CES pt_BR
dc.subject Centro de Educação e Saúde pt_BR
dc.subject University Extension pt_BR
dc.subject Active Methodologies pt_BR
dc.subject Science teaching pt_BR
dc.subject Education and Health Center pt_BR
dc.subject Science/Biology Teaching pt_BR
dc.subject Basic Education pt_BR
dc.subject CES Science Club Project pt_BR
dc.subject Extensión Universitaria pt_BR
dc.subject Enseñanza de las ciencias pt_BR
dc.subject Centro de Educación y Salud pt_BR
dc.subject Enseñanza de ciencias y biología pt_BR
dc.subject Educación Básica pt_BR
dc.subject Estudiante universitario – formación – extensión pt_BR
dc.subject Proyecto del Club de Ciencias del CES pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Rafael de Morais.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical experiences at the CES/UFCG science club: promoting scientific education in biology teaching through active methodologies. pt_BR
dc.title.alternative Experiencias pedagógicas en el club de ciencias del CES/UFCG: promoviendo la educación científica en la enseñanza de la biología a través de metodologías activas. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Rafael de Morais. Vivências pedagógicas no clube de ciências do CES/UFCG: promovendo a educação científica no ensino de biologia através de metodologias ativas. 2025. 72 fl. . (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42405 pt_BR
dc.description.resumen Los proyectos de extensión desempeñan un papel fundamental en la formación de los estudiantes universitarios, además de promover el intercambio de experiencias entre el entorno académico y la comunidad a través de las actividades desarrolladas. En este sentido, este trabajo relata las actividades desarrolladas durante el proyecto de extensión “Club de Ciencias CES: un espacio de socialización que integra la educación científica y la formación docente”, relacionado con el área de Biología, de junio a diciembre de 2024 en la Universidad Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB. El proyecto surgió de la necesidad de acercar la enseñanza de Ciencias/Biología a la realidad sociocultural de los estudiantes de educación básica, promoviendo la divulgación científica y la formación de una conciencia crítica mediante metodologías de enseñanza activas. El público objetivo incluyó a estudiantes de la red de educación básica de la microrregión de Curimataú, Paraíba, con el apoyo de estudiantes de la Licenciatura en Ciencias Biológicas del CES/UFCG, quienes trabajaron en acciones de extensión. La iniciativa se basó en un enfoque cualitativo, de carácter descriptivo y exploratorio, e incluyó actividades como talleres pedagógicos, producción de materiales didácticos, juegos educativos, exposiciones temáticas, conferencias, senderos ecológicos, visitas técnicas y acciones en ferias de ciencia. Lo más destacado fue la valorización del bioma de la Caatinga, como patrimonio natural regional, mediante la promoción de la educación ambiental y la desmitificación de animales históricamente marginados, como serpientes, murciélagos y búhos. Además, se realizaron actividades educativas centradas en la fauna y la flora de la región, utilizando recursos visuales, auditivos y táctiles, juegos de cartas, juegos de rol y dinámicas de grupo. Las actividades se organizaron con base en los principios de metodologías activas, con un enfoque en el aprendizaje significativo y el liderazgo estudiantil. El proyecto también articuló el conocimiento académico y popular, integrando teoría y práctica, lo que favoreció tanto el desarrollo de habilidades docentes de estudiantes de pregrado como la alfabetización científica de estudiantes de educación básica. Al final del proyecto, se logró una significativa participación del público objetivo, así como el fortalecimiento del vínculo entre la universidad y la comunidad escolar de la región. Las acciones tuvieron un impacto positivo en la percepción estudiantil sobre el rol social de los biólogos, fomentando las vocaciones científicas y el interés por los estudios de grado. En este sentido, el Club de Ciencias se ha consolidado como un espacio de formación docente y una experiencia pedagógica innovadora, capaz de contribuir a la mejora de la enseñanza de Ciencias/Biología y a la construcción de una educación más crítica y participativa, comprometida con los desafíos socioambientales contemporáneos. El trabajo reafirma el papel transformador de los proyectos de extensión universitaria como instrumentos para acercar la universidad al público objetivo. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta