DSpace/Manakin Repository

Entre a “harmonia”, o racismo velado e o silêncio: as relações raciais entre negros/as e brancos/as no curso de Medicina da Universidade Federal do Pará.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID https://orcid.org/0000-0002-5423-8466 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8608683030751474 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PINHO, Vilma Aparecida de.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0002-2544-0841 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2018069654110698 pt_BR
dc.contributor.advisor2 SANTOS, Sérgio Pereira dos.
dc.contributor.advisor2ID SANTOS, S. P. pt_BR
dc.contributor.referee1 PARENTE, Francilene de Aguiar.
dc.contributor.referee1ID PARENTE, F. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9404017739145648 pt_BR
dc.contributor.referee2 SISS, Ahyas.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-6465-5952 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1745461007466177 pt_BR
dc.description.resumo Neste estudo, tivemos como objetivo geral analisar como os/as discentes negros/as e brancos/as percebem as relações raciais no espaço acadêmico-institucional do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira. E como objetivos específicos delimitou-se: 1) compreender como os/as discentes entendem e percebem as políticas de ação afirmativa de modo geral e, em particular, as adotadas pela UFPA, Campus Universitário de Altamira; 2) analisar as percepções dos/as entrevistados/as sobre possíveis privilégios e desvantagens raciais existentes no curso de Bacharelado em Medicina; e 3) analisar como os discentes percebem a experiência de ser negro e ser branco no curso estudado. Para tanto, realizamos esta pesquisa exploratória, por meio de uma abordagem qualitativa, usando como instrumento de coleta de dados o questionário e, como técnica, a entrevista. Sendo os dados analisados por meio da técnica de análise do discurso. Os resultados apontam que os/as estudantes brancos/as são beneficiados/as pelos privilégios acumulados por seus genitores, porém tal acervo de privilégios não advém simplesmente ou unicamente do fato de seus genitores e/ou genitoras serem brancos/as, mas, sobretudo, porque são disponibilizados por serem membros de um grupo social sobre o qual não pesa nenhum tipo de estigma racial. Em outros momentos, verificamos aqueles privilégios que decorrem diretamente do fato de alguns/mas discentes serem brancos/as, sendo cedidos gratuitamente por seus pares, geralmente, de forma sistemática por meio das instituições. Verificamos ainda uma espécie de protecionismo e de colaboração não formalizada (<pacto narcísico=) pela qual é possível não apenas garantir a presença majoritária de um único estoque racial em um lugar lido como sendo de alto prestígio social, mas também que essa presença seja marcada por um tratamento diferenciado, guarnecida de privilégios. Outras questões verificadas foram os impactos do racismo na psiquê dos/as negros/as, a falsa projeção advinda do/a branco/a e, mais do que isso, foi possível inferir que as relações raciais no curso investigado, bem como na própria instituição, são transpassadas por ideologias racistas, estereótipos, preconceitos e discriminações raciais. Tratando-se do racismo, ele é percebido como sendo do tipo velado que não é só comum e normal nas relações raciais e nos espaços institucionais brasileiros, mas é a forma de racismo convencionalmente aceita. Alinhado a esse racismo velado, é comum que ocorra a prática de discriminações raciais igualmente veladas, havendo uma considerável resistência de nomeá-la e puni-la como tal. Apesar das práticas de discriminações raciais veladas serem o modus operandi dos sujeitos no locus investigado, há quebras de padrões que causam um misto de espanto, indignação e revolta, tanto por parte dos grupos brancos como dos não brancos. Não obstante, percebemos que esse choque é causado pela quebra do decoro e, por consequência, pelo rompimento do silêncio sobre a questão racial, causando desconforto naquele espaço. Em suma, foi-nos possível compreender que as relações raciais estabelecidas entre estudantes negros/as e brancos/as, apesar do silêncio e da falta de preocupação institucional, são transpassadas por ideologias e práticas racializadas que produzem e reproduzem estigmas e estereótipos raciais, privilégios raciais para os grupos brancos e, por consequência, desvantagens raciais dos grupos não brancos, particularmente, os negros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Campus Universitário do Tocantins - Cametá pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA pt_BR
dc.publisher.initials UFPA pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Entre a “harmonia”, o racismo velado e o silêncio: as relações raciais entre negros/as e brancos/as no curso de Medicina da Universidade Federal do Pará. pt_BR
dc.date.issued 7-07-07
dc.description.abstract In this study, our general objective was to analyze how black and white students perceive racial relations in the academic-institutional space of the Medicine course at the Federal University of Pará, Campus Universitário de Altamira. And as specific objectives it was defined: 1) to understand how the students understand and perceive the affirmative action policies in general and, in particular, those adopted by UFPA, Campus Universitário de Altamira; 2) to analyze the interviewees' perceptions about possible racial privileges and disadvantages existing in the Bachelor of Medicine course; and 3) analyze how students perceive the experience of being black and being white in the studied course. Therefore, we carried out this exploratory research, through a qualitative approach, using the questionnaire as a data collection instrument and the interview as a technique. The data were analyzed using the discourse analysis technique. The results indicate that white students are benefited by the privileges accumulated by their parents, but this collection of privileges does not come simply or solely from the fact that their parents are white, but, above all, because they are made available for being members of a social group on which no racial stigma weighs. At other times, we verified those privileges that derive directly from the fact that some/but students are white, being given free of charge by their peers, generally, systematically through the institutions. We also verified a kind of non-formalized protectionism and collaboration (<narcissistic pact=) by which it is possible not only to guarantee the majority presence of a single racial stock in a place considered to be of high social prestige, but also that this presence is marked by a differentiated treatment, garnished with privileges. Other issues verified were the impacts of racism on the psyche of black people, the false projection arising from white people and, more than that, it was possible to infer that racial relations in the investigated course, as well as in the institution itself, they are permeated by racist ideologies, stereotypes, prejudices and racial discrimination. When it comes to racism, it is perceived as being of the veiled type that is not only common and normal in Brazilian racial relations and institutional spaces, but is the conventionally accepted form of racism. In line with this veiled racism, it is common for the practice of equally veiled racial discrimination to occur, with considerable resistance to naming and punishing it as such. Despite veiled racial discrimination practices being the modus operandi of the subjects in the investigated locus, there are breaches of patterns that cause a mixture of astonishment, indignation and revolt, both on the part of white and non-white groups. However, we realize that this shock is caused by the breach of decorum and, consequently, by the breaking of silence on the racial issue, causing discomfort in that space. In short, it was possible for us to understand that the racial relations established between black and white students, despite the silence and lack of institutional concern, are permeated by racialized ideologies and practices that produce and reproduce racial stigmas and stereotypes, privileges racial disadvantages for white groups and, consequently, racial disadvantages for non-white groups, particularly blacks. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42406
dc.date.accessioned 2025-07-08T15:32:16Z
dc.date.available 2025-07-08
dc.date.available 2025-07-08T15:32:16Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Movimento negro pt_BR
dc.subject Movimento quilombola pt_BR
dc.subject Movimento indígena pt_BR
dc.subject Negros - curso de medicina - UFPA pt_BR
dc.subject Indígenas - curso de medicina - UFPA pt_BR
dc.subject Universidade Federal do Pará - Dissertação pt_BR
dc.subject Racismo na universidade - UFPA pt_BR
dc.subject Racismo velado pt_BR
dc.subject Curso de medicina - UFPA - racismo pt_BR
dc.subject Mulheres negras pt_BR
dc.subject Mulheres quilombolas pt_BR
dc.subject Silêncio institucional pt_BR
dc.subject Branquitude pt_BR
dc.subject Medicina - UFPA pt_BR
dc.subject Relações raciais - curso de medicina - UFPA pt_BR
dc.subject Políticas de ação afirmativa - UFPA pt_BR
dc.subject Campus Universitário de Altamira - UFPA pt_BR
dc.subject Pacto narcísico pt_BR
dc.subject Percepção - políticas de ações afirmativas - UFPA pt_BR
dc.subject Estudo de percepção - políticas de ações afirmativas - UFPA pt_BR
dc.subject Cotas - UFPA pt_BR
dc.subject Entrevista aberta - metodologia pt_BR
dc.subject Observação - coleta de dados pt_BR
dc.subject Black movement pt_BR
dc.subject Quilombola movement pt_BR
dc.subject Indigenous movement pt_BR
dc.subject Black people - medical course - UFPA pt_BR
dc.subject Indigenous people - medical course - UFPA pt_BR
dc.subject Federal University of Pará - Dissertation pt_BR
dc.subject Racism in the university - UFPA pt_BR
dc.subject Veiled racism pt_BR
dc.subject Medical course - UFPA - racism pt_BR
dc.subject Black women pt_BR
dc.subject Quilombola women pt_BR
dc.subject Institutional silence pt_BR
dc.subject Whiteness pt_BR
dc.subject Medicine - UFPA pt_BR
dc.subject Racial relations - medical course - UFPA pt_BR
dc.subject Affirmative action policies - UFPA pt_BR
dc.subject Altamira University Campus - UFPA pt_BR
dc.subject Narcissistic pact pt_BR
dc.subject Perception - affirmative action policies - UFPA pt_BR
dc.subject Perception study - affirmative action policies - UFPA pt_BR
dc.subject Quotas - UFPA pt_BR
dc.subject Open interview - methodology pt_BR
dc.subject Observation - data collection pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TRINDADE, Josiney da Silva.
dc.publisher Universidade Federal do Pará pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Between “harmony”, veiled racism and silence: racial relations between blacks and whites in the Medicine course at the Federal University of Pará. pt_BR
dc.identifier.citation TRINDADE, Josiney da Silva. Entre a “harmonia”, o racismo velado e o silêncio: as relações raciais entre negros/as e brancos/as no curso de Medicina da Universidade Federal do Pará. 2023. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta