dc.creator.ID |
https://orcid.org/0000-0002-5423-8466 |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8608683030751474 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PINHO, Vilma Aparecida de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
https://orcid.org/0000-0002-2544-0841 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2018069654110698 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
SANTOS, Sérgio Pereira dos. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
SANTOS, S. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PARENTE, Francilene de Aguiar. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PARENTE, F. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9404017739145648 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SISS, Ahyas. |
|
dc.contributor.referee2ID |
https://orcid.org/0000-0001-6465-5952 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1745461007466177 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Neste estudo, tivemos como objetivo geral analisar como os/as discentes negros/as e brancos/as
percebem as relações raciais no espaço acadêmico-institucional do curso de Medicina da
Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira. E como objetivos específicos
delimitou-se: 1) compreender como os/as discentes entendem e percebem as políticas de ação
afirmativa de modo geral e, em particular, as adotadas pela UFPA, Campus Universitário de
Altamira; 2) analisar as percepções dos/as entrevistados/as sobre possíveis privilégios e
desvantagens raciais existentes no curso de Bacharelado em Medicina; e 3) analisar como os
discentes percebem a experiência de ser negro e ser branco no curso estudado. Para tanto,
realizamos esta pesquisa exploratória, por meio de uma abordagem qualitativa, usando como
instrumento de coleta de dados o questionário e, como técnica, a entrevista. Sendo os dados
analisados por meio da técnica de análise do discurso. Os resultados apontam que os/as
estudantes brancos/as são beneficiados/as pelos privilégios acumulados por seus genitores,
porém tal acervo de privilégios não advém simplesmente ou unicamente do fato de seus
genitores e/ou genitoras serem brancos/as, mas, sobretudo, porque são disponibilizados por
serem membros de um grupo social sobre o qual não pesa nenhum tipo de estigma racial. Em
outros momentos, verificamos aqueles privilégios que decorrem diretamente do fato de
alguns/mas discentes serem brancos/as, sendo cedidos gratuitamente por seus pares,
geralmente, de forma sistemática por meio das instituições. Verificamos ainda uma espécie de
protecionismo e de colaboração não formalizada (<pacto narcísico=) pela qual é possível não
apenas garantir a presença majoritária de um único estoque racial em um lugar lido como sendo
de alto prestígio social, mas também que essa presença seja marcada por um tratamento
diferenciado, guarnecida de privilégios. Outras questões verificadas foram os impactos do
racismo na psiquê dos/as negros/as, a falsa projeção advinda do/a branco/a e, mais do que isso,
foi possível inferir que as relações raciais no curso investigado, bem como na própria
instituição, são transpassadas por ideologias racistas, estereótipos, preconceitos e
discriminações raciais. Tratando-se do racismo, ele é percebido como sendo do tipo velado que
não é só comum e normal nas relações raciais e nos espaços institucionais brasileiros, mas é a
forma de racismo convencionalmente aceita. Alinhado a esse racismo velado, é comum que
ocorra a prática de discriminações raciais igualmente veladas, havendo uma considerável
resistência de nomeá-la e puni-la como tal. Apesar das práticas de discriminações raciais
veladas serem o modus operandi dos sujeitos no locus investigado, há quebras de padrões que
causam um misto de espanto, indignação e revolta, tanto por parte dos grupos brancos como
dos não brancos. Não obstante, percebemos que esse choque é causado pela quebra do decoro
e, por consequência, pelo rompimento do silêncio sobre a questão racial, causando desconforto
naquele espaço. Em suma, foi-nos possível compreender que as relações raciais estabelecidas
entre estudantes negros/as e brancos/as, apesar do silêncio e da falta de preocupação
institucional, são transpassadas por ideologias e práticas racializadas que produzem e
reproduzem estigmas e estereótipos raciais, privilégios raciais para os grupos brancos e, por
consequência, desvantagens raciais dos grupos não brancos, particularmente, os negros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Campus Universitário do Tocantins - Cametá |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFPA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Entre a “harmonia”, o racismo velado e o silêncio: as relações raciais entre negros/as e brancos/as no curso de Medicina da Universidade Federal do Pará. |
pt_BR |
dc.date.issued |
7-07-07 |
|
dc.description.abstract |
In this study, our general objective was to analyze how black and white students perceive racial
relations in the academic-institutional space of the Medicine course at the Federal University
of Pará, Campus Universitário de Altamira. And as specific objectives it was defined: 1) to
understand how the students understand and perceive the affirmative action policies in general
and, in particular, those adopted by UFPA, Campus Universitário de Altamira; 2) to analyze
the interviewees' perceptions about possible racial privileges and disadvantages existing in the
Bachelor of Medicine course; and 3) analyze how students perceive the experience of being
black and being white in the studied course. Therefore, we carried out this exploratory research,
through a qualitative approach, using the questionnaire as a data collection instrument and the
interview as a technique. The data were analyzed using the discourse analysis technique. The
results indicate that white students are benefited by the privileges accumulated by their parents,
but this collection of privileges does not come simply or solely from the fact that their parents
are white, but, above all, because they are made available for being members of a social group
on which no racial stigma weighs. At other times, we verified those privileges that derive
directly from the fact that some/but students are white, being given free of charge by their peers,
generally, systematically through the institutions. We also verified a kind of non-formalized
protectionism and collaboration (<narcissistic pact=) by which it is possible not only to
guarantee the majority presence of a single racial stock in a place considered to be of high social
prestige, but also that this presence is marked by a differentiated treatment, garnished with
privileges. Other issues verified were the impacts of racism on the psyche of black people, the
false projection arising from white people and, more than that, it was possible to infer that racial
relations in the investigated course, as well as in the institution itself, they are permeated by
racist ideologies, stereotypes, prejudices and racial discrimination. When it comes to racism, it
is perceived as being of the veiled type that is not only common and normal in Brazilian racial
relations and institutional spaces, but is the conventionally accepted form of racism. In line with
this veiled racism, it is common for the practice of equally veiled racial discrimination to occur,
with considerable resistance to naming and punishing it as such. Despite veiled racial
discrimination practices being the modus operandi of the subjects in the investigated locus,
there are breaches of patterns that cause a mixture of astonishment, indignation and revolt, both
on the part of white and non-white groups. However, we realize that this shock is caused by the
breach of decorum and, consequently, by the breaking of silence on the racial issue, causing
discomfort in that space. In short, it was possible for us to understand that the racial relations
established between black and white students, despite the silence and lack of institutional
concern, are permeated by racialized ideologies and practices that produce and reproduce racial
stigmas and stereotypes, privileges racial disadvantages for white groups and, consequently,
racial disadvantages for non-white groups, particularly blacks. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42406 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-08T15:32:16Z |
|
dc.date.available |
2025-07-08 |
|
dc.date.available |
2025-07-08T15:32:16Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento negro |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Negros - curso de medicina - UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Indígenas - curso de medicina - UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade Federal do Pará - Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo na universidade - UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo velado |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de medicina - UFPA - racismo |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres negras |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Silêncio institucional |
pt_BR |
dc.subject |
Branquitude |
pt_BR |
dc.subject |
Medicina - UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Relações raciais - curso de medicina - UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas de ação afirmativa - UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Campus Universitário de Altamira - UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Pacto narcísico |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção - políticas de ações afirmativas - UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção - políticas de ações afirmativas - UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Cotas - UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Entrevista aberta - metodologia |
pt_BR |
dc.subject |
Observação - coleta de dados |
pt_BR |
dc.subject |
Black movement |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola movement |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous movement |
pt_BR |
dc.subject |
Black people - medical course - UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous people - medical course - UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Federal University of Pará - Dissertation |
pt_BR |
dc.subject |
Racism in the university - UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Veiled racism |
pt_BR |
dc.subject |
Medical course - UFPA - racism |
pt_BR |
dc.subject |
Black women |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola women |
pt_BR |
dc.subject |
Institutional silence |
pt_BR |
dc.subject |
Whiteness |
pt_BR |
dc.subject |
Medicine - UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Racial relations - medical course - UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Affirmative action policies - UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Altamira University Campus - UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Narcissistic pact |
pt_BR |
dc.subject |
Perception - affirmative action policies - UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Perception study - affirmative action policies - UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Quotas - UFPA |
pt_BR |
dc.subject |
Open interview - methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Observation - data collection |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TRINDADE, Josiney da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal do Pará |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Between “harmony”, veiled racism and silence: racial relations between blacks and whites in the Medicine course at the Federal University of Pará. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TRINDADE, Josiney da Silva. Entre a “harmonia”, o racismo velado e o silêncio: as relações raciais entre negros/as e brancos/as no curso de Medicina da Universidade Federal do Pará. 2023. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2023. |
pt_BR |