dc.creator.ID |
WANZELER, K. M. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PINTO, Benedita Celeste de Moraes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
https://orcid.org/0000-0001-9450-5461 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7489392738166786 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
TAVARES, Maria Lucilena Gonzaga Costa. |
|
dc.contributor.referee1ID |
TAVARES, M. L. G. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DOMINGUES, Andrea Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
https://orcid.org/0000-0002-9264-7754 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2400924000241808 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
FERNANDES, Wania Ribeiro. |
|
dc.contributor.referee3ID |
https://orcid.org/0000-0001-5040-6293 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8182491076826479 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente estudo visa refletir sobre a história de luta, de resistência e de saberes tradicionais
de mulheres (da Cooperativa Agroindustrial e Extrativista das Mulheres do Município de
Cametá (COOPMUC), no Baixo Tocantins, tendo como referência as atividades
desenvolvidas por algumas dessas mulheres, objetivando compreender, a partir da memória
em consonância com os relatos orais, as formas de transmissão de conhecimentos
tradicionais, saberes e práticas, que demonstram ter resistido às constantes tentativas de
<apagamento=. Da mesma forma, que se propõe conhecer a compreensão atribuída por essas
mulheres à saúde, assim como, os processos educativos por elas desencadeados, buscando
identificar os saberes e as práticas quem desenvolvem a respeito do emprego de plantas
medicinais voltadas para a autonomia do cuidado da saúde, verificando como se dá o
processo de interação entre o saber científico e o saber popular. Metodologicamente, a
constituição da pesquisa se baseia em narrativas orais, que refletem um conjunto de várias
vozes, buscando verificar de que forma as práticas tradicionais de cura intervém na saúde
local e atuam no cuidado com o corpo; como são compreendidos e interpretados dentro da
comunidade, bem como, demonstram outras especificidades que refletem relações de gênero
e de poder dentro da sociedade. Para tanto, fez-se necessário recorrer a levantamento
bibliográficos e estudos de obras referentes às questões envoltas sobre o tema da saúde,
tratando-se sobretudo do contexto amazônico, permeado da influência de povos indígenas,
negros e seus descendentes, que aí vivem. Daí a necessidade do auxílio de um arcabouço
teórico que ajudem dialogar acerca de práticas, vivencias e saberes tradicionais no trato com
ervas e plantas medicinais na produção de remédios, no trato da saúde da gente dessa região,
que vivem longe dos centros urbanos. No mesmo sentindo, utilizou-se estudos de autores
que abordam as temáticas gênero, feminismo, saberes tradicionais, memória, cultura, entre
os quais destacam-se: Nobre (2003), Safiotti (2013), Hall (2006), Balman (2012), Barth
(2000), Langdon (2010), Chalhoub (2003), Santos (2018), Polak (1992), Pinto (2004), Freire
(1987), dentre outros. Desta forma, o presente trabalho trata-se de uma investigação de
cunho qualitativo, ancorado na abordagem de história oral, que contou com o uso de
entrevistas semiestruturadas, além da observação da vivência do cotidiano de algumas das
mulheres entrevistadas. Dados preliminares da pesquisa deixam evidente que as relações
interpessoais existentes, que delineiam traços que comportam as estruturas sociais, e que
revelam laços de solidariedade, patriarcado, feminismo, questões de gênero e resistências
por meio da cultura proporcionada pelas práticas tradicionais de cura. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Campus Universitário do Tocantins-Cametá |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFPA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Mulheres, feminismo e saberes tradicionais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.description.abstract |
This study aims to reflect on the history of struggle, resistance and traditional knowledge of
women (from the Agroindustry and Extractive Cooperative of Women of the Municipality
of Cametá (COOPMUC), in the Lower Tocantins, based on the activities developed by some
of these women, aiming to understand, from memory in line with oral reports, the forms of
transmission of traditional knowledge, knowledge and practices, which demonstrate to have
resisted the constant attempts of "payment". Similarly, it is proposed to know the
understanding attributed by these women to health, as well as the educational processes
triggered by them, seeking to identify the knowledge and practices who develop about the
use of medicinal plants focused on the autonomy of health care, verifying how the process
of interaction between scientific knowledge and popular knowledge takes place.
Methodologically, the constitution of the research is based on oral narratives, which reflect
a set of several voices, seeking to verify how traditional healing practices intervene in local
health and act in the care of the body; how they are understood and interpreted within the
community, as well as demonstrate other specificities that reflect gender and power relations
within society. Therefore, it was necessary to resort to bibliographic survey and studies of
works related to the issues related to the theme of health, being mainly the Amazonian
context, permeated by the influence of indigenous peoples, blacks and their descendants,
who live there. Hence the need for the help of a theoretical framework that help to dialogue
about traditional practices, experiences and knowledge in dealing with herbs and medicinal
plants in the production of medicines, in the treatment of the health of people in this region,
who live far from urban centers. In the same sense, we used studies of authors that address
the themes gender, feminism, traditional knowledge, memory, culture, among which stand
out: Nobre (2003), Safiotti (2013), Hall (2006), Balman (2012), Barth (2000), Langdon
(2010), Chalhoub (2003), Santos (2018), Polak (1992), Pinto (2004), Freire (1987), among
others. Thus, the present work is a qualitative investigation, anchored in the oral history
approach, which had the use of semi-structured interviews, in addition to the observation of
the daily experience of some of the women interviewed. Preliminary data from the research
make it clear that existing interpersonal relationships, which outline traits that support social
structures, and reveal bonds of solidarity, patriarchy, feminism, gender issues and resistance
through the culture provided by traditional healing practices. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42407 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-08T15:58:10Z |
|
dc.date.available |
2025-07-08 |
|
dc.date.available |
2025-07-08T15:58:10Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres negras |
pt_BR |
dc.subject |
Feminismo |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes tradicionais |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimentos tradicionais - transmissão |
pt_BR |
dc.subject |
Relatos orais |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativas orais |
pt_BR |
dc.subject |
Plantas medicinais - práticas de cura |
pt_BR |
dc.subject |
História oral |
pt_BR |
dc.subject |
Observação - metodologia |
pt_BR |
dc.subject |
Entrevista semiestruturada |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de cura |
pt_BR |
dc.subject |
Remédios caseiros - comunidades quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Cametá - PA - mulheres extrativista |
pt_BR |
dc.subject |
Cooperativa Agroindustrial e Extrativista das Mulheres do Município de Cametá |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade Federal do Pará - Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Baixo Tocantins - comunidades ribeirinhas |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Remanescente Quilombola de Umarizal - Baião - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Umarizal - comunidade quilombola - Baião - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Baião - PA - comunidade quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Remanescente Quilombola de Igarapé Preto - Oeiras - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Igarapé Preto - comunidade quilombola - Oeiras - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola women |
pt_BR |
dc.subject |
Black women |
pt_BR |
dc.subject |
Feminism |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional knowledge - transmission |
pt_BR |
dc.subject |
Oral accounts |
pt_BR |
dc.subject |
Oral narratives |
pt_BR |
dc.subject |
Medicinal plants - healing practices |
pt_BR |
dc.subject |
Oral history |
pt_BR |
dc.subject |
Observation - methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Semi-structured interview |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.subject |
Healing practices |
pt_BR |
dc.subject |
Home remedies - quilombola communities |
pt_BR |
dc.subject |
Cametá - PA - extractive women |
pt_BR |
dc.subject |
Agroindustrial and Extractive Women's Cooperative of the Municipality of Cametá |
pt_BR |
dc.subject |
Federal University of Pará - Dissertation |
pt_BR |
dc.subject |
Baixo Tocantins - riverside communities |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola women |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola Remnant Community of Umarizal - Baião - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Umarizal - quilombola community - Baião - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Baião - PA - quilombola community |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola Remnant Community of Igarapé Preto - Oeiras - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Igarapé Preto - quilombola community - Oeiras - PA |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
WANZELER, Karlyane Mayara Brito. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal do Pará |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Women, feminism and traditional knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
WANZELER, Karlyane Mayra Brito. Mulheres, feminismo e saberes tradicionais. 2022. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2022. |
pt_BR |