Mostrar registro simples

dc.creator.ID WANZELER, K. M. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 PINTO, Benedita Celeste de Moraes.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0001-9450-5461 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7489392738166786 pt_BR
dc.contributor.referee1 TAVARES, Maria Lucilena Gonzaga Costa.
dc.contributor.referee1ID TAVARES, M. L. G. C. pt_BR
dc.contributor.referee2 DOMINGUES, Andrea Silva.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0002-9264-7754 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2400924000241808 pt_BR
dc.contributor.referee3 FERNANDES, Wania Ribeiro.
dc.contributor.referee3ID https://orcid.org/0000-0001-5040-6293 pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/8182491076826479 pt_BR
dc.description.resumo O presente estudo visa refletir sobre a história de luta, de resistência e de saberes tradicionais de mulheres (da Cooperativa Agroindustrial e Extrativista das Mulheres do Município de Cametá (COOPMUC), no Baixo Tocantins, tendo como referência as atividades desenvolvidas por algumas dessas mulheres, objetivando compreender, a partir da memória em consonância com os relatos orais, as formas de transmissão de conhecimentos tradicionais, saberes e práticas, que demonstram ter resistido às constantes tentativas de <apagamento=. Da mesma forma, que se propõe conhecer a compreensão atribuída por essas mulheres à saúde, assim como, os processos educativos por elas desencadeados, buscando identificar os saberes e as práticas quem desenvolvem a respeito do emprego de plantas medicinais voltadas para a autonomia do cuidado da saúde, verificando como se dá o processo de interação entre o saber científico e o saber popular. Metodologicamente, a constituição da pesquisa se baseia em narrativas orais, que refletem um conjunto de várias vozes, buscando verificar de que forma as práticas tradicionais de cura intervém na saúde local e atuam no cuidado com o corpo; como são compreendidos e interpretados dentro da comunidade, bem como, demonstram outras especificidades que refletem relações de gênero e de poder dentro da sociedade. Para tanto, fez-se necessário recorrer a levantamento bibliográficos e estudos de obras referentes às questões envoltas sobre o tema da saúde, tratando-se sobretudo do contexto amazônico, permeado da influência de povos indígenas, negros e seus descendentes, que aí vivem. Daí a necessidade do auxílio de um arcabouço teórico que ajudem dialogar acerca de práticas, vivencias e saberes tradicionais no trato com ervas e plantas medicinais na produção de remédios, no trato da saúde da gente dessa região, que vivem longe dos centros urbanos. No mesmo sentindo, utilizou-se estudos de autores que abordam as temáticas gênero, feminismo, saberes tradicionais, memória, cultura, entre os quais destacam-se: Nobre (2003), Safiotti (2013), Hall (2006), Balman (2012), Barth (2000), Langdon (2010), Chalhoub (2003), Santos (2018), Polak (1992), Pinto (2004), Freire (1987), dentre outros. Desta forma, o presente trabalho trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, ancorado na abordagem de história oral, que contou com o uso de entrevistas semiestruturadas, além da observação da vivência do cotidiano de algumas das mulheres entrevistadas. Dados preliminares da pesquisa deixam evidente que as relações interpessoais existentes, que delineiam traços que comportam as estruturas sociais, e que revelam laços de solidariedade, patriarcado, feminismo, questões de gênero e resistências por meio da cultura proporcionada pelas práticas tradicionais de cura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Campus Universitário do Tocantins-Cametá pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA pt_BR
dc.publisher.initials UFPA pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Mulheres, feminismo e saberes tradicionais. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.description.abstract This study aims to reflect on the history of struggle, resistance and traditional knowledge of women (from the Agroindustry and Extractive Cooperative of Women of the Municipality of Cametá (COOPMUC), in the Lower Tocantins, based on the activities developed by some of these women, aiming to understand, from memory in line with oral reports, the forms of transmission of traditional knowledge, knowledge and practices, which demonstrate to have resisted the constant attempts of "payment". Similarly, it is proposed to know the understanding attributed by these women to health, as well as the educational processes triggered by them, seeking to identify the knowledge and practices who develop about the use of medicinal plants focused on the autonomy of health care, verifying how the process of interaction between scientific knowledge and popular knowledge takes place. Methodologically, the constitution of the research is based on oral narratives, which reflect a set of several voices, seeking to verify how traditional healing practices intervene in local health and act in the care of the body; how they are understood and interpreted within the community, as well as demonstrate other specificities that reflect gender and power relations within society. Therefore, it was necessary to resort to bibliographic survey and studies of works related to the issues related to the theme of health, being mainly the Amazonian context, permeated by the influence of indigenous peoples, blacks and their descendants, who live there. Hence the need for the help of a theoretical framework that help to dialogue about traditional practices, experiences and knowledge in dealing with herbs and medicinal plants in the production of medicines, in the treatment of the health of people in this region, who live far from urban centers. In the same sense, we used studies of authors that address the themes gender, feminism, traditional knowledge, memory, culture, among which stand out: Nobre (2003), Safiotti (2013), Hall (2006), Balman (2012), Barth (2000), Langdon (2010), Chalhoub (2003), Santos (2018), Polak (1992), Pinto (2004), Freire (1987), among others. Thus, the present work is a qualitative investigation, anchored in the oral history approach, which had the use of semi-structured interviews, in addition to the observation of the daily experience of some of the women interviewed. Preliminary data from the research make it clear that existing interpersonal relationships, which outline traits that support social structures, and reveal bonds of solidarity, patriarchy, feminism, gender issues and resistance through the culture provided by traditional healing practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42407
dc.date.accessioned 2025-07-08T15:58:10Z
dc.date.available 2025-07-08
dc.date.available 2025-07-08T15:58:10Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Mulheres quilombolas pt_BR
dc.subject Mulheres negras pt_BR
dc.subject Feminismo pt_BR
dc.subject Saberes tradicionais pt_BR
dc.subject Conhecimentos tradicionais - transmissão pt_BR
dc.subject Relatos orais pt_BR
dc.subject Narrativas orais pt_BR
dc.subject Plantas medicinais - práticas de cura pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject Observação - metodologia pt_BR
dc.subject Entrevista semiestruturada pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Práticas de cura pt_BR
dc.subject Remédios caseiros - comunidades quilombolas pt_BR
dc.subject Cametá - PA - mulheres extrativista pt_BR
dc.subject Cooperativa Agroindustrial e Extrativista das Mulheres do Município de Cametá pt_BR
dc.subject Universidade Federal do Pará - Dissertação pt_BR
dc.subject Baixo Tocantins - comunidades ribeirinhas pt_BR
dc.subject Mulheres quilombolas pt_BR
dc.subject Comunidade Remanescente Quilombola de Umarizal - Baião - PA pt_BR
dc.subject Umarizal - comunidade quilombola - Baião - PA pt_BR
dc.subject Baião - PA - comunidade quilombola pt_BR
dc.subject Comunidade Remanescente Quilombola de Igarapé Preto - Oeiras - PA pt_BR
dc.subject Igarapé Preto - comunidade quilombola - Oeiras - PA pt_BR
dc.subject Quilombola women pt_BR
dc.subject Black women pt_BR
dc.subject Feminism pt_BR
dc.subject Traditional knowledge pt_BR
dc.subject Traditional knowledge - transmission pt_BR
dc.subject Oral accounts pt_BR
dc.subject Oral narratives pt_BR
dc.subject Medicinal plants - healing practices pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.subject Observation - methodology pt_BR
dc.subject Semi-structured interview pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Healing practices pt_BR
dc.subject Home remedies - quilombola communities pt_BR
dc.subject Cametá - PA - extractive women pt_BR
dc.subject Agroindustrial and Extractive Women's Cooperative of the Municipality of Cametá pt_BR
dc.subject Federal University of Pará - Dissertation pt_BR
dc.subject Baixo Tocantins - riverside communities pt_BR
dc.subject Quilombola women pt_BR
dc.subject Quilombola Remnant Community of Umarizal - Baião - PA pt_BR
dc.subject Umarizal - quilombola community - Baião - PA pt_BR
dc.subject Baião - PA - quilombola community pt_BR
dc.subject Quilombola Remnant Community of Igarapé Preto - Oeiras - PA pt_BR
dc.subject Igarapé Preto - quilombola community - Oeiras - PA pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator WANZELER, Karlyane Mayara Brito.
dc.publisher Universidade Federal do Pará pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Women, feminism and traditional knowledge. pt_BR
dc.identifier.citation WANZELER, Karlyane Mayra Brito. Mulheres, feminismo e saberes tradicionais. 2022. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta