dc.creator.ID |
https://orcid.org/0000-0002-6290-0966 |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8601701762339665 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LEAL, Luiz Augusto Pinheiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LEAL, L. A. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7967678999713659 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MIRANDA, José Valdinei Albuquerque. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MIRANDA, J. V. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6745148327397484 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BARBOSA, Viviane de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
https://orcid.org/0000-0002-3555-7461 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5697398324818667 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo analisar a formação de professoras, através do curso de
História da Universidade Federal do Pará, contempladas pelo Plano Nacional de Formação de
Professores da Educação Básica (PARFOR), tendo como foco de observação os estudos sobre
as relações étnico-raciais aplicadas à análise do currículo do curso e às práticas sociais e
escolares de docentes egressas do Campus Universitário de Cametá (PA), pois o curso de
História do PARFOR ofertou no desenho curricular uma disciplina de História da África. Por
conta disso, a intenção deste trabalho foi procurar saber, através de levantamento de dados, se
o curso atende às questões étnico-raciais de acordo com as exigências da Lei nº 11.645/2008,
que instituiu a obrigatoriedade da inclusão da temática de História e Cultura Afro-Brasileira e
Indígena na educação básica e no ensino superior. O ano de implementação do PARFOR em
Cametá coincidiu com a criação da Faculdade de História no Campus Universitário daquele
município; contudo, o desenho curricular de base para o curso de História não seguiu as
diretrizes da recém-criada faculdade, mas as de Belém, e por este motivo o curso ofertou
apenas essa disciplina na parte final do curso. A metodologia utilizada na pesquisa é de cunho
qualitativo, com análise documental do projeto pedagógico do curso, do qual foi analisado o
desenho curricular, e a história oral, com a entrevista das professoras egressas do curso.
Indaga-se se essa única disciplina despertou a prática das relações étnico-raciais no entorno de
suas comunidades escolares. No entanto, o resultado da pesquisa nos mostrou que o curso de
História ainda não atende à legislação, e por esse motivo as discussões não são abrangentes no
currículo. Ainda assim, essa única disciplina fez a diferença na formação das professoras e
despertou o interesse da produção de trabalhos de conclusão de curso em torno da temática,
como também modificou a prática pedagógica, levando a outro conhecimento sobre a história
do continente africano e do negro no Brasil, em busca de um ensino democrático, no
reconhecimento das diferenças e no combate ao racismo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Campus Universitário do Tocantins-Cametá |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFPA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A formação para as relações étnico-raciais, pelo parfor, no curso de história: currículo e trajetória de professoras egressas de Cametá (PA). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to analyze the training of female teachers, through the History course of the
Federal University of Pará, contemplated by the National Training Plan for Basic Education
Teachers (PARFOR), having as focus of observation the studies on ethnic-racial relations
applied to the analysis of the curriculum of the course and the social and school practices of
female teachers and graduates of the University Campus of Cametá (PA), because the History
course of PARFOR offered in the curricular design a subject of History of Africa. Because of
that, the intention of this work was to find out, through data survey, if the course attends the
ethnic-racial questions according to the requirements of the Law 11.645/2008, which
instituted the obligatory inclusion of the theme of Afro-Brazilian and Indigenous History and
Culture in basic education and higher education. The year of the implementation of PARFOR
in Cametá coincided with the creation of the History College in the University Campus of that
municipality; however, the basic curricular design for the History course did not follow the
guidelines of the newly created college, but those of Belém, and for this reason the course
offered only this subject in the final part of the course. The methodology used in the research
is qualitative in nature, with a documental analysis of the pedagogic project of the course, of
which the curricular design was analyzed, and oral history, with interviews with the course's
former teachers. The question is whether this single subject has awakened the practice of
ethno-racial relations in their school communities. However, the result of the research showed
us that the History course still does not comply with the legislation, and for this reason the
discussions are not comprehensive in the curriculum. Even so, this single subject made a
difference in the formation of female teachers and awakened the interest in the production of
end-of-course papers on the theme, as well as modified the pedagogical practice, leading to
other knowledge about the history of the African continent and of blacks in Brazil, in search
of a democratic teaching, in the recognition of differences and in the fight against racism. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42409 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-08T18:09:18Z |
|
dc.date.available |
2025-07-08 |
|
dc.date.available |
2025-07-08T18:09:18Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR |
pt_BR |
dc.subject |
PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade Federal do Pará - Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de História - UFPA - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo - Curso de História - UFPA - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
História e cultura afro-brasileira - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Povoados remanescentes quilombolas - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidades remanescentes quilombolas - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola Calados - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Cametá - PA - comunidades quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola Porto Alegre - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Porto Alegre - comunidade quilombola - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Calados - comunidade quilombola - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidades ribeirinhas - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres quilombolas - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Região tocantina - comunidades quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Lideranças quilombolas femininas |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres líderes - comunidades quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
História oral |
pt_BR |
dc.subject |
Professoras egressas - curso de História - UFPA - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial relations |
pt_BR |
dc.subject |
National Basic Education Teacher Training Plan - PARFOR |
pt_BR |
dc.subject |
PARFOR - National Basic Education Teacher Training Plan |
pt_BR |
dc.subject |
Federal University of Pará - Dissertation |
pt_BR |
dc.subject |
History Course - UFPA - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum - History Course - UFPA - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian history and culture - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Remnant quilombola villages - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Remnant quilombola communities - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Calados Quilombola Community - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Cametá - PA - quilombola communities |
pt_BR |
dc.subject |
Porto Alegre Quilombola Community - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Porto Alegre - quilombola community - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Calados - quilombola community - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Riverside communities - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola women - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Tocantina region - quilombola communities |
pt_BR |
dc.subject |
Leadership female quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Women leaders - quilombola communities |
pt_BR |
dc.subject |
Oral history |
pt_BR |
dc.subject |
Former teachers - History course - UFPA - Cametá - PA |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Lenise Mendes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal do Pará |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Training for ethnic-racial relations, through PARFOR, in the history course: curriculum and trajectory of former teachers from Cametá (PA). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Lenise Mendes. A formação para as relações étnico-raciais, pelo parfor, no curso de história: currículo e trajetória de professoras egressas de Cametá (PA). 2021. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2021. |
pt_BR |