DSpace/Manakin Repository

A formação para as relações étnico-raciais, pelo parfor, no curso de história: currículo e trajetória de professoras egressas de Cametá (PA).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID https://orcid.org/0000-0002-6290-0966 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8601701762339665 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LEAL, Luiz Augusto Pinheiro.
dc.contributor.advisor1ID LEAL, L. A. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7967678999713659 pt_BR
dc.contributor.referee1 MIRANDA, José Valdinei Albuquerque.
dc.contributor.referee1ID MIRANDA, J. V. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6745148327397484 pt_BR
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Viviane de Oliveira.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0002-3555-7461 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5697398324818667 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo analisar a formação de professoras, através do curso de História da Universidade Federal do Pará, contempladas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), tendo como foco de observação os estudos sobre as relações étnico-raciais aplicadas à análise do currículo do curso e às práticas sociais e escolares de docentes egressas do Campus Universitário de Cametá (PA), pois o curso de História do PARFOR ofertou no desenho curricular uma disciplina de História da África. Por conta disso, a intenção deste trabalho foi procurar saber, através de levantamento de dados, se o curso atende às questões étnico-raciais de acordo com as exigências da Lei nº 11.645/2008, que instituiu a obrigatoriedade da inclusão da temática de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na educação básica e no ensino superior. O ano de implementação do PARFOR em Cametá coincidiu com a criação da Faculdade de História no Campus Universitário daquele município; contudo, o desenho curricular de base para o curso de História não seguiu as diretrizes da recém-criada faculdade, mas as de Belém, e por este motivo o curso ofertou apenas essa disciplina na parte final do curso. A metodologia utilizada na pesquisa é de cunho qualitativo, com análise documental do projeto pedagógico do curso, do qual foi analisado o desenho curricular, e a história oral, com a entrevista das professoras egressas do curso. Indaga-se se essa única disciplina despertou a prática das relações étnico-raciais no entorno de suas comunidades escolares. No entanto, o resultado da pesquisa nos mostrou que o curso de História ainda não atende à legislação, e por esse motivo as discussões não são abrangentes no currículo. Ainda assim, essa única disciplina fez a diferença na formação das professoras e despertou o interesse da produção de trabalhos de conclusão de curso em torno da temática, como também modificou a prática pedagógica, levando a outro conhecimento sobre a história do continente africano e do negro no Brasil, em busca de um ensino democrático, no reconhecimento das diferenças e no combate ao racismo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Campus Universitário do Tocantins-Cametá pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA pt_BR
dc.publisher.initials UFPA pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A formação para as relações étnico-raciais, pelo parfor, no curso de história: currículo e trajetória de professoras egressas de Cametá (PA). pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.description.abstract This work aims to analyze the training of female teachers, through the History course of the Federal University of Pará, contemplated by the National Training Plan for Basic Education Teachers (PARFOR), having as focus of observation the studies on ethnic-racial relations applied to the analysis of the curriculum of the course and the social and school practices of female teachers and graduates of the University Campus of Cametá (PA), because the History course of PARFOR offered in the curricular design a subject of History of Africa. Because of that, the intention of this work was to find out, through data survey, if the course attends the ethnic-racial questions according to the requirements of the Law 11.645/2008, which instituted the obligatory inclusion of the theme of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in basic education and higher education. The year of the implementation of PARFOR in Cametá coincided with the creation of the History College in the University Campus of that municipality; however, the basic curricular design for the History course did not follow the guidelines of the newly created college, but those of Belém, and for this reason the course offered only this subject in the final part of the course. The methodology used in the research is qualitative in nature, with a documental analysis of the pedagogic project of the course, of which the curricular design was analyzed, and oral history, with interviews with the course's former teachers. The question is whether this single subject has awakened the practice of ethno-racial relations in their school communities. However, the result of the research showed us that the History course still does not comply with the legislation, and for this reason the discussions are not comprehensive in the curriculum. Even so, this single subject made a difference in the formation of female teachers and awakened the interest in the production of end-of-course papers on the theme, as well as modified the pedagogical practice, leading to other knowledge about the history of the African continent and of blacks in Brazil, in search of a democratic teaching, in the recognition of differences and in the fight against racism. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42409
dc.date.accessioned 2025-07-08T18:09:18Z
dc.date.available 2025-07-08
dc.date.available 2025-07-08T18:09:18Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR pt_BR
dc.subject PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica pt_BR
dc.subject Universidade Federal do Pará - Dissertação pt_BR
dc.subject Curso de História - UFPA - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Currículo - Curso de História - UFPA - Cametá - PA pt_BR
dc.subject História e cultura afro-brasileira - ensino pt_BR
dc.subject Povoados remanescentes quilombolas - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Comunidades remanescentes quilombolas - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola Calados - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Cametá - PA - comunidades quilombolas pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola Porto Alegre - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Porto Alegre - comunidade quilombola - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Calados - comunidade quilombola - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Comunidades ribeirinhas - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Mulheres quilombolas - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Região tocantina - comunidades quilombolas pt_BR
dc.subject Lideranças quilombolas femininas pt_BR
dc.subject Mulheres líderes - comunidades quilombolas pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject Professoras egressas - curso de História - UFPA - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject National Basic Education Teacher Training Plan - PARFOR pt_BR
dc.subject PARFOR - National Basic Education Teacher Training Plan pt_BR
dc.subject Federal University of Pará - Dissertation pt_BR
dc.subject History Course - UFPA - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Curriculum - History Course - UFPA - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian history and culture - teaching pt_BR
dc.subject Remnant quilombola villages - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Remnant quilombola communities - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Calados Quilombola Community - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Cametá - PA - quilombola communities pt_BR
dc.subject Porto Alegre Quilombola Community - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Porto Alegre - quilombola community - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Calados - quilombola community - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Riverside communities - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Quilombola women - Cametá - PA pt_BR
dc.subject Tocantina region - quilombola communities pt_BR
dc.subject Leadership female quilombolas pt_BR
dc.subject Women leaders - quilombola communities pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.subject Former teachers - History course - UFPA - Cametá - PA pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Lenise Mendes.
dc.publisher Universidade Federal do Pará pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Training for ethnic-racial relations, through PARFOR, in the history course: curriculum and trajectory of former teachers from Cametá (PA). pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Lenise Mendes. A formação para as relações étnico-raciais, pelo parfor, no curso de história: currículo e trajetória de professoras egressas de Cametá (PA). 2021. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta