Dépôt DSpace/Manakin

Percepções dos estudantes negros quilombola sobre suas identidades etnico-raciais na escola da Comunidade Remanescente de Quilombo São José da Povoação.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SILVA, L. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 PINHO, Vilma Aparecida de.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0002-2544-0841 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2018069654110698 pt_BR
dc.contributor.referee1 MIRANDA, José Valdinei Albuquerque de.
dc.contributor.referee1ID MIRANDA, J. V. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 MASCARENHAS, Suely.
dc.contributor.referee2ID MASCARENHAS, S. pt_BR
dc.description.resumo A pesquisa ocorreu na Comunidade Remanescente de Quilombo São José da Povoação, no Rio Mutuacá, interior do Município de Curralinho, Estado do Pará. Tendo-se como questionamento central as experiências que os estudantes quilombolas apresentam sobre suas identidades étnico-raciais apreendidas na escola da comunidade. Objetivando compreender a percepção dos estudantes quilombolas sobre suas identidades étnico-raciais apreendidas a partir da educação formal. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as experiências dos estudantes quilombolas sobre suas identidades étnico-raciais tendo em vista a educação escolar na comunidade. Como objetivos específicos buscou-se perceber as experiências dos estudantes negros quilombola no contexto escolar; compreender como a educação formal influencia no processo de entendimento e combate ao racismo; identificar qual o entendimento dos estudantes quilombolas que passam pela escola em relação à construção de sua identidade étnico-racial; e questionar o papel da escola instalada na comunidade, destacando se esta é para a comunidade ou apenas objeto representativo do poder do Estado. Usou-se a metodologia de pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados a entrevista aberta gravada. Sendo sujeitos da pesquisa moradores da comunidade que experienciaram ou ainda vivenciam diferentes níveis de educação formativa na escola da comunidade. A relevância acadêmica se justifica a partir da necessidade da análise e compreensão do processo de formação identitária das comunidades quilombolas a partir do processo formativo com a atuação da educação formal. A justificativa social se contempla ao considerar a visibilidade da comunidade e os caminhos que poderão ser percorridos a partir dos resultados do presente estudo. Os resultados apresentam grande relevância no sentido de compreender o papel formativo da educação como instrumento para a transformação social, para a compreensão do fenômeno do racismo e para a formação da identidade étnico-racial dos alunos que tem a oportunidade de experienciar a educação os processos educacionais a partir da realidade de uma comunidade quilombola em uma sociedade altamente racista e preconceituosa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Campus Universitário do Tocantins-Cametá pt_BR
dc.publisher.program PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA pt_BR
dc.publisher.initials UFPA pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Percepções dos estudantes negros quilombola sobre suas identidades etnico-raciais na escola da Comunidade Remanescente de Quilombo São José da Povoação. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract The research has occurred in the Quilombo's Remnant Community São José da Povoação, in Mutuacá river, in Curralinho's countryside, Pará State. The central question was about the experiences that quilombola students have about their ethnic racial identities learnt in the community's school. The aim is to understand the quilombola students' perception of their ethnic/racial identities learnt through formal education. The research had as a general objective to analyse the quilombola students' experiences about their ethnic-racial identities in a view of the school education in the community. As specific objectives, sought to understand the experiences of black quilombola students in the school context; to understand how formal education influences the process of understanding and combating racism; to identify what is the understanding of quilombola students who go through school in relation to the construction of their ethno-racial identity; and to question the role of the school installed in the community, highlighting whether it is for the community or just a representative object of State power. Used the qualitative research methodology and as an instrument of data collection the open recorded interview. The research subjects were community residents who have experienced or still experience different levels of formative education in the community school. The academic relevance is justified by the need to analyze and understand the process of identity formation of quilombola communities from the formative process with the performance of formal education. The social justification is contemplated when considering the visibility of the community and the paths which may be taken from the results of this study. The results present great relevance in the sense of understanding the formative role of education as an instrument for social transformation, for the understanding of the phenomenon of racism and for the formation of ethnic-racial identity of students who have the opportunity to experience the educational processes from the reality of a quilombola community in a highly racist and prejudiced Society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42410
dc.date.accessioned 2025-07-08T18:39:25Z
dc.date.available 2025-07-08
dc.date.available 2025-07-08T18:39:25Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Estudantes negros quilombolas pt_BR
dc.subject Identidades étnico-raciais pt_BR
dc.subject Comunidade remanescente de quilombo São José da Povoação - Curralinho - PA pt_BR
dc.subject São José da Povoação - comunidade quilombola - Curralinho - PA pt_BR
dc.subject Arquipélago do Marajó - comunidades quilombolas pt_BR
dc.subject Rio Mutuacá - comunidade quilombola de São José da Povoação pt_BR
dc.subject São José da Povoação - comunidade quilombola - Curralinhos - PA pt_BR
dc.subject Estudantes quilombolas pt_BR
dc.subject Educação escolar quilombola pt_BR
dc.subject Mulheres quilombolas pt_BR
dc.subject Mulheres negras pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola São José da Povoação - Curralinho - PA pt_BR
dc.subject Racismo pt_BR
dc.subject Black Quilombola Students pt_BR
dc.subject Ethnic-racial Identities pt_BR
dc.subject Remnant Quilombo Community of São José da Povoação - Curralinho - PA pt_BR
dc.subject São José da Povoação - Quilombola Community - Curralinho - PA pt_BR
dc.subject Marajó Archipelago - Quilombola Communities pt_BR
dc.subject Mutuacá River - Quilombola Community of São José da Povoação pt_BR
dc.subject São José da Povoação - Quilombola Community - Curralinhos - PA pt_BR
dc.subject Quilombola Students pt_BR
dc.subject Quilombola School Education pt_BR
dc.subject Quilombola Women pt_BR
dc.subject Black Women pt_BR
dc.subject Quilombola Community of São José da Povoação - Curralinho - PA pt_BR
dc.subject Racism pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Lucas Alves.
dc.publisher Universidade Federal do Pará pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Perceptions of black quilombola students about their ethnic-racial identities at the school of the Remnant Community of Quilombo São José da Povoação. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Lucas Alves. Percepções dos estudantes negros quilombola sobre suas identidades etnico-raciais na escola da Comunidade Remanescente de Quilombo São José da Povoação. 2023. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2023. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte