dc.creator.ID |
SILVA, L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PINHO, Vilma Aparecida de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
https://orcid.org/0000-0002-2544-0841 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2018069654110698 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MIRANDA, José Valdinei Albuquerque de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MIRANDA, J. V. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MASCARENHAS, Suely. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MASCARENHAS, S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A pesquisa ocorreu na Comunidade Remanescente de Quilombo São José da
Povoação, no Rio Mutuacá, interior do Município de Curralinho, Estado do Pará.
Tendo-se como questionamento central as experiências que os estudantes
quilombolas apresentam sobre suas identidades étnico-raciais apreendidas na escola
da comunidade. Objetivando compreender a percepção dos estudantes quilombolas
sobre suas identidades étnico-raciais apreendidas a partir da educação formal. A
pesquisa teve como objetivo geral analisar as experiências dos estudantes
quilombolas sobre suas identidades étnico-raciais tendo em vista a educação escolar
na comunidade. Como objetivos específicos buscou-se perceber as experiências dos
estudantes negros quilombola no contexto escolar; compreender como a educação
formal influencia no processo de entendimento e combate ao racismo; identificar qual
o entendimento dos estudantes quilombolas que passam pela escola em relação à
construção de sua identidade étnico-racial; e questionar o papel da escola instalada
na comunidade, destacando se esta é para a comunidade ou apenas objeto
representativo do poder do Estado. Usou-se a metodologia de pesquisa qualitativa e
como instrumento de coleta de dados a entrevista aberta gravada. Sendo sujeitos da
pesquisa moradores da comunidade que experienciaram ou ainda vivenciam
diferentes níveis de educação formativa na escola da comunidade. A relevância
acadêmica se justifica a partir da necessidade da análise e compreensão do processo
de formação identitária das comunidades quilombolas a partir do processo formativo
com a atuação da educação formal. A justificativa social se contempla ao considerar
a visibilidade da comunidade e os caminhos que poderão ser percorridos a partir dos
resultados do presente estudo. Os resultados apresentam grande relevância no
sentido de compreender o papel formativo da educação como instrumento para a
transformação social, para a compreensão do fenômeno do racismo e para a
formação da identidade étnico-racial dos alunos que tem a oportunidade de
experienciar a educação os processos educacionais a partir da realidade de uma
comunidade quilombola em uma sociedade altamente racista e preconceituosa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Campus Universitário do Tocantins-Cametá |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFPA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Percepções dos estudantes negros quilombola sobre suas identidades etnico-raciais na escola da Comunidade Remanescente de Quilombo São José da Povoação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.description.abstract |
The research has occurred in the Quilombo's Remnant Community São José da
Povoação, in Mutuacá river, in Curralinho's countryside, Pará State. The central
question was about the experiences that quilombola students have about their ethnic racial identities learnt in the community's school. The aim is to understand the
quilombola students' perception of their ethnic/racial identities learnt through formal
education. The research had as a general objective to analyse the quilombola students'
experiences about their ethnic-racial identities in a view of the school education in the
community. As specific objectives, sought to understand the experiences of black
quilombola students in the school context; to understand how formal education
influences the process of understanding and combating racism; to identify what is the
understanding of quilombola students who go through school in relation to the
construction of their ethno-racial identity; and to question the role of the school installed
in the community, highlighting whether it is for the community or just a representative
object of State power. Used the qualitative research methodology and as an instrument
of data collection the open recorded interview. The research subjects were community
residents who have experienced or still experience different levels of formative
education in the community school. The academic relevance is justified by the need to
analyze and understand the process of identity formation of quilombola communities
from the formative process with the performance of formal education. The social
justification is contemplated when considering the visibility of the community and the
paths which may be taken from the results of this study. The results present great
relevance in the sense of understanding the formative role of education as an
instrument for social transformation, for the understanding of the phenomenon of
racism and for the formation of ethnic-racial identity of students who have the
opportunity to experience the educational processes from the reality of a quilombola
community in a highly racist and prejudiced Society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42410 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-08T18:39:25Z |
|
dc.date.available |
2025-07-08 |
|
dc.date.available |
2025-07-08T18:39:25Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes negros quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Identidades étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade remanescente de quilombo São José da Povoação - Curralinho - PA |
pt_BR |
dc.subject |
São José da Povoação - comunidade quilombola - Curralinho - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Arquipélago do Marajó - comunidades quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Rio Mutuacá - comunidade quilombola de São José da Povoação |
pt_BR |
dc.subject |
São José da Povoação - comunidade quilombola - Curralinhos - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação escolar quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres negras |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola São José da Povoação - Curralinho - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo |
pt_BR |
dc.subject |
Black Quilombola Students |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial Identities |
pt_BR |
dc.subject |
Remnant Quilombo Community of São José da Povoação - Curralinho - PA |
pt_BR |
dc.subject |
São José da Povoação - Quilombola Community - Curralinho - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Marajó Archipelago - Quilombola Communities |
pt_BR |
dc.subject |
Mutuacá River - Quilombola Community of São José da Povoação |
pt_BR |
dc.subject |
São José da Povoação - Quilombola Community - Curralinhos - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola Students |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola School Education |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola Women |
pt_BR |
dc.subject |
Black Women |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola Community of São José da Povoação - Curralinho - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Racism |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Lucas Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal do Pará |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Perceptions of black quilombola students about their ethnic-racial identities at the school of the Remnant Community of Quilombo São José da Povoação. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Lucas Alves. Percepções dos estudantes negros quilombola sobre suas identidades etnico-raciais na escola da Comunidade Remanescente de Quilombo São José da Povoação. 2023. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2023. |
pt_BR |