DSpace/Manakin Repository

Práticas educativas em ONGs no semiárido: a expressão Educação Planetária em espaços não formais de educabilidade.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A construção do cenário desta era planetária seguiu um percurso caracterizado pela sensação humana desconfortante de incertezas, isolamento, fragmentação, impotência e desrespeito. Por outro lado, serviu de base para a emergência de novas capacidades em pessoas que, atualmente, refletem, reagem e buscam alternativas que atendam aos desafios deste século. A reflexão acerca destas questões e do futuro da humanidade tem sido alvo das preocupações de muitos cientistas, filósofos, sociólogos e educadores, em geral, no sentido de levantar as demandas - desafios deste século e propor caminhos para ajudar a humanidade nesta sua itinerância. Nesta publicação buscamos articular o fazer educativo conduzido em espaços não formais de educabilidades com os fundamentos teóricos que orientam a educação planetária preconizada por Edgar Morin. Apresentamos os resultados de um estudo desenvolvido na cidade de Cajazeiras - PB, junto a Ação Diocesana da Cidade de Cajazeiras - ASDICA cujo objetivo foi estudar a relação que se dá entre o fazer educativo nas ONGs e as propostas teóricas, metodológicas, ideológicas e políticas da Educação Planetária. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Práticas educativas em ONGs no semiárido: a expressão Educação Planetária em espaços não formais de educabilidade. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42413
dc.date.accessioned 2025-07-08T22:34:09Z
dc.date.available 2025-07-08
dc.date.available 2025-07-08T22:34:09Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Educação planetária pt_BR
dc.subject Semiárido brasileiro - ONGs pt_BR
dc.subject Organizações Não Governamentais - semiárido brasileiro pt_BR
dc.subject Educabilidade pt_BR
dc.subject Espaços não formais de educabilidade pt_BR
dc.subject Cidadania planetária pt_BR
dc.subject Educação e sustentabilidade pt_BR
dc.subject Pilares para a educação do futuro pt_BR
dc.subject Diocese de Cajazeiras - ação social pt_BR
dc.subject Projetos sociais e ONGs - semiárido pt_BR
dc.subject Planetary education pt_BR
dc.subject Brazilian semi-arid region - NGOs pt_BR
dc.subject Non-governmental organizations - Brazilian semi-arid region pt_BR
dc.subject Educability pt_BR
dc.subject Non-formal spaces for educability pt_BR
dc.subject Planetary citizenship pt_BR
dc.subject Education and sustainability pt_BR
dc.subject Pillars for the education of the future pt_BR
dc.subject Diocese of Cajazeiras - social action pt_BR
dc.subject Social projects and NGOs - semi-arid region pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FEITOSA, Antonia Arisdelia Fonseca Matias Aguiar.
dc.creator ABÍLIO, Francisco José Pegado.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educational practices in NGOs in the semi-arid region: the expression Planetary Education in non-formal spaces of educability. pt_BR
dc.identifier.citation FEITOSA, Antonia Arisdelia Fonseca Matias Aguiar; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Práticas educativas em ONGs no semiárido: a expressão Educação Planetária em espaços não formais de educabilidade. Campina Grande -PB: EDUFCG, 2015. ISBN: 978-85-8001-140-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42413 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta