dc.description.resumo |
A construção do cenário desta era planetária seguiu um percurso caracterizado pela sensação humana desconfortante de incertezas, isolamento, fragmentação, impotência e desrespeito. Por outro lado, serviu de base para a emergência de novas capacidades em pessoas que, atualmente, refletem, reagem e buscam alternativas que atendam aos desafios deste século. A reflexão acerca destas questões e do futuro da humanidade tem sido alvo das preocupações de muitos cientistas, filósofos, sociólogos e educadores, em geral, no sentido de levantar as demandas - desafios deste século e propor caminhos para ajudar a humanidade nesta sua itinerância. Nesta publicação buscamos articular o fazer educativo conduzido em espaços não formais de educabilidades com os fundamentos teóricos que orientam a educação planetária preconizada por Edgar Morin. Apresentamos os resultados de um estudo desenvolvido na cidade de Cajazeiras - PB, junto a Ação Diocesana da Cidade de Cajazeiras - ASDICA cujo objetivo foi estudar a relação que se dá entre o fazer educativo nas ONGs e as propostas teóricas, metodológicas, ideológicas e políticas da Educação Planetária. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Práticas educativas em ONGs no semiárido: a expressão Educação Planetária em espaços não formais de educabilidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42413 |
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dc.date.accessioned |
2025-07-08T22:34:09Z |
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dc.date.available |
2025-07-08 |
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dc.date.available |
2025-07-08T22:34:09Z |
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dc.type |
Livro |
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dc.subject |
Educação planetária |
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dc.subject |
Semiárido brasileiro - ONGs |
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dc.subject |
Organizações Não Governamentais - semiárido brasileiro |
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dc.subject |
Educabilidade |
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dc.subject |
Espaços não formais de educabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania planetária |
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dc.subject |
Educação e sustentabilidade |
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dc.subject |
Pilares para a educação do futuro |
pt_BR |
dc.subject |
Diocese de Cajazeiras - ação social |
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dc.subject |
Projetos sociais e ONGs - semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Planetary education |
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dc.subject |
Brazilian semi-arid region - NGOs |
pt_BR |
dc.subject |
Non-governmental organizations - Brazilian semi-arid region |
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dc.subject |
Educability |
pt_BR |
dc.subject |
Non-formal spaces for educability |
pt_BR |
dc.subject |
Planetary citizenship |
pt_BR |
dc.subject |
Education and sustainability |
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dc.subject |
Pillars for the education of the future |
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dc.subject |
Diocese of Cajazeiras - social action |
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dc.subject |
Social projects and NGOs - semi-arid region |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
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dc.creator |
FEITOSA, Antonia Arisdelia Fonseca Matias Aguiar. |
|
dc.creator |
ABÍLIO, Francisco José Pegado. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Educational practices in NGOs in the semi-arid region: the expression Planetary Education in non-formal spaces of educability. |
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dc.identifier.citation |
FEITOSA, Antonia Arisdelia Fonseca Matias Aguiar; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Práticas educativas em ONGs no semiárido: a expressão Educação Planetária em espaços não formais de educabilidade. Campina Grande -PB: EDUFCG, 2015. ISBN: 978-85-8001-140-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42413 |
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