dc.creator.ID |
QUARESMA, V. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5584296157008101 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DUARTE, Mara Rita. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DUARTE, M. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CARMO, Eraldo Souza do. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0003-4824-8016 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4280135157998138 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
https://orcid.org/0000-0003-0429-9700 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9922481132027268 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente dissertação tem como objeto de estudo os Saberes Tradicionais das Benzedeiras e/ou
Parteiras quilombolas de Itacuruçá – Abaetetuba/Pará, aborda o processo de benzer e/ou
parturiar. Com o intuito de compreender o processo de construção da aprendizagem dos saberes
tradicionais. Para empreender o trabalho, utilizamo-nos de uma abordagem qualitativa, com
uma metodologia baseada na história oral com recursos etnográficos. Como aporte teórico,
fundamenta-se em autores, como: Charlot (2000); Portelli (1997); Pinto (2002); Geertz (1989);
Le Goff (1990); Quintana (1985), autores que discutem sobre a compreensão da temática e
dentre outras referências que serão utilizadas. Aplicamos como instrumento da pesquisa
entrevistas, a partir de um roteiro de questões. E ao problematizarmos sobre como essas
mulheres construíram ou se apropriaram desses saberes da prática de benzer e/ou parturiar em
domicílio e como se dá esse processo? Identificamos que essas práticas são vistas como uma
vocação, um dom recebido de Deus, para ajudar e cuidar de outras mulheres. Os estudos nos
apontam que as práticas de benzer e/ou parturiar são aprendizados construídos dentro do âmbito
familiar e são considerados pelos sujeitos da pesquisa como uma forma de resistir e existir, que
também há uma forte ligação desses sujeitos com um transcendente. E nesse viés da construção
e aprendizado desses saberes, logo identificamos que existe uma desvalorização desses
conhecimentos tradicionais das práticas de benzer e/ou parturiar na contemporaneidade, por
parte das novas gerações com isso uma diminuição do número de benzedeiras e/ou parteiras,
que esses saberes estão ameaçados na comunidade. Fatos que os sujeitos da pesquisa atribuem
ao avanço da medicina, da tecnologia e o acesso à informação e ao conhecimento cientifico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Campus Universitário do Tocantins/Cametá |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFPA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Memórias e saberes das benzedeiras e/ou parteiras quilombolas da comunidade do Itacuruçá - Abaetetuba/Pará. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation has as its object of study the Traditional Knowledge of Quilombola
Benzedeiras and/or Midwives from Itacuruçá – Abaetetuba/Pará, addresses the process of
blessing and/or giving birth. In order to understand the construction process of learning
traditional knowledge. To undertake the work, we used a qualitative approach, with a
methodology based on oral history with ethnographic resources. As a theoretical contribution,
it is based on authors such as: Charlot (2000); Portelli (1997); Pinto (2002); Geertz (1989); Le
Goff (1990); Quintana (1985), authors who discuss the understanding of the theme and among
other references that will be used. We applied interviews as a research instrument, based on a
script of questions. How did these women build or appropriate this knowledge of the practice
of blessing and/or giving birth at home and how does this process take place? We identified
that these practices are seen as a vocation, a gift received from God, to help and care for other
women. Studies show us that the practices of blessing and/or giving birth are learning built
within the family context and are considered by the research subjects as a way of resisting and
existing, that there is also a strong connection between these subjects and a transcendent. And
in this bias of construction and learning of this knowledge, we soon identified that there is a
devaluation of this traditional knowledge of the practices of blessing and/or giving birth in
contemporary times, by the new generations, with this a decrease in the number of healers
and/or midwives, that these knowledge is threatened in the community. Facts that the research
subjects attribute to the advancement of medicine, technology and access to information and
scientific knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42414 |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-08T22:35:30Z |
|
dc.date.available |
2025-07-08 |
|
dc.date.available |
2025-07-08T22:35:30Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Benzedeiras quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Parteiras quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres negras |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombo do Itacuruçá - Abaetetuba - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola do Itacuruçá - Abaetetuba - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Itacuruçá - comunidade quilombola - Abaetetuba - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Abaetetuba - PA - comunidade quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes tradicionais |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidades tradicionais |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de cura - rezadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
História oral |
pt_BR |
dc.subject |
Cuidado de si |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola healers |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola midwives |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola women |
pt_BR |
dc.subject |
Black women |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombo do Itacuruçá - Abaetetuba - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola Community of Itacuruçá - Abaetetuba - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Itacuruçá - quilombola community - Abaetetuba - PA |
pt_BR |
dc.subject |
Abaetetuba - PA - quilombola community |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional communities |
pt_BR |
dc.subject |
Healing practices - healers |
pt_BR |
dc.subject |
Oral history |
pt_BR |
dc.subject |
Self-care |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
QUARESMA, Veralúcia de Araújo |
|
dc.publisher |
Universidade Federal do Pará |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Memories and knowledge of the quilombola healers and/or midwives of the Itacuruçá community - Abaetetuba/Pará. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
QUARESMA, Veralúcia de Araújo. Memórias e saberes das benzedeiras e/ou parteiras quilombolas da comunidade do Itacuruçá - Abaetetuba/Pará. 2021. 89f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2021. |
pt_BR |